Vão começar as competições europeias

"Olivais de novo na Europa
Terça, 19 de Outubro de 2010
Jornal A Cabra: Depois de, na época passada, alcançar os 16-avos-de-final, a equipa de basquetebol dos Olivais procura repetir o feito.
Por Filipe Furtado


A equipa feminina do Olivais Coimbra entra em campo, para mais uma edição da Euro Cup Women, dia 27 de outubro. Inseridas no Grupo I, as atletas recebem, na ronda inaugural, a equipa belga Lotto Young Cats. Seguem-se depois os jogos contra a equipa francesa, ESB Villeneuve, e com as croatas do MBK Ruzomberok.

O técnico da equipa de basquetebol feminino, José Miguel, reconhece o grau de dificuldade dos desafios que as jogadoras têm pela frente. Desde logo, pela nova composição da equipa, “mais jovem do que em épocas anteriores e com uma estrutura amadora”. Para o técnico, o objetivo principal passa por “dar uma experiência diferente às jogadoras nacionais, tentando ser competitivos, contra equipas de outro nível”.

O treinador elege a equipa do Villeneuve como o maior obstáculo e classifica-a como “uma formação num nível perfeitamente inalcançável”. Ainda assim, o técnico considera que, de forma geral, “o grupo não é tão forte como em edições anteriores”, e entende que “a equipa belga e eslovaca serão mais acessíveis”.

A capitã do Olivais Coimbra, Ana Fonseca, mostra-se confiante no empenho do grupo. “Sabemos que não é fácil, mas vamos trabalhar para ganhar os jogos todos”, garante. Destaca ainda que “o objetivo é passar à fase seguinte”, tal como “sucedeu na competição anterior”.

Embora o Olivais se apresente com um plantel mais jovem, Ana Fonseca garante que existe “a mesma ambição que caracterizou o grupo, em épocas anteriores”. A capitã admite não conhecer em profundidade as equipas adversárias, mas acredita que “o nível de exigência será semelhante, já que as equipas provêm de campeonatos muito fortes”. Em relação à preparação das jogadoras para o torneio, Ana Fonseca afirma que “é normal que as atletas estejam nervosas, em especial as mais novas”, contudo garante que “há a ansiedade de querer representar bem a cidade e o país”.

O Olivais de Coimbra volta a jogar em casa para a Euro Cup, a 10 de novembro contra o MBK Ruzomberok e no dia 24 do mesmo mês contra o Villeneuve. "

in Acabra.Net