Liga Feminina: 2ª jornada


Vitória do Olivais Coimbra na Ilha Terceira batendo o Boa Viagem por 58-50. Com esta vitória o Olivais começa o campeonato da Liga Feminina no 1º lugar da classificação, ex-aequo com o CAB e a Quinta dos Lombos que também venceram os seus dois jogos.
Parabéns meninas e equipa técnica!
(crónica do jornal açoriano "Diário Insular")
À melhoria de Brandie... faltou Chevon
Terça-Feira, dia 19 de Outubro de 2010

À melhoria de Brandie... faltou Chevon

Boa réplica, mas lesão da "estrela da companhia" Chevon, condicionou um Boa Viagem que chegou cansado ao derradeiro período. Brandie Hoskins em foco.

Primeiro, um balanço. Tudo está no início, mas começar com uma vitória sobre o campeão Vagos e uma derrota "vendida a peso de ouro" sobre o Olivais, detentor da Taça de Portugal e Super Taça, é extremamente positivo. O Boa Viagem, versão 2010/11, revelou algumas lacunas - plantel curto, demasiado curto até, e debilidades inegáveis a nível da posição 1 -, mas também demonstrou que pode impor-se a qualquer adversário. No sábado venceu. No domingo esteve perto de o fazer e, porventura, apenas a lesão de Chevon Keith o terá impedido.
Este é um dado incontornável. Chevon lesionou-se ainda no primeiro período, passou todo o segundo quarto no banco e, depois do intervalo, só esteve em campo cerca de três minutos. Como se percebe, perder um elemento com a qualidade da norte-americana é um duro golpe. No entanto, esta situação acaba por inflacionar o mérito da réplica das insulares, que deram que fazer - e de que maneira - ao credenciado opositor.
O encontro teve uma carga competitiva muito interessante e o triunfo só se começou a definir perto do final, altura em que as da casa acusaram algum desgaste, até porque o Olivais teve um desafio bem mais sereno no sábado (bateu sem dificuldade o Micaelense). As comandadas de José Araújo ainda chegaram a dominar nos ressaltos, com Sofia Silva em plano de grande evidência, mas as açorianas passaram a dominar assim que equilibraram este item, perante um adversário perdulário no capítulo da finalização.
O segundo período (sem Chevon) teve ritmo elevado. O Boa Viagem mantinha melhores percentagens no jogo interior e chegou a possuir uma vantagem de 10 pontos. O Olivais mudou a estrutura defensiva, passando a utilizar uma defesa zona que se revelou bem mais produtiva. O regresso dos balneários confirmou, em definitivo, Brandie Hoskins como MVP da partida, concretizando mais de metade dos pontos da equipa. A norte-americana esteve bem mais solta do que na véspera e, a espaços, exprimiu argumentos que deixam perceber que o seu rendimento pode subir em flecha.
O Olivais - sem a influente Michelle Brandão - acabou por justificar o triunfo no derradeiro quarto, mas só respirou nos últimos cinco minutos. Ana Fonseca esteve em grande, graças à pontaria afinada nos triplos. A última nota vai para Célia Simões: contributo decisivo no processo defensivo e a principal responsável pela capacidade ressaltadora do Boa Viagem (14 ressaltos).
Jogo mais complicado de analisar, mas Pedro Cunha e Hugo Beja voltaram a realizar um (muito) bom trabalho.

Liga Feminina 2ª jornada

Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo
Árbitros: Pedro Cunha e Hugo Beja

Ao intervalo: 25-27

BOA VIAGEM 50
Chevon Keith
Marinela Pinheiro (6)
Célia Simões (8)
Ana Sousa (7)
Brandie Hoskins (28)

Jogaram ainda: Bárbara Silva e Solange Neves (1).
Suplentes não utilizadas: Renata Goulart, Elisabete Furtado, Venusa Tavares, Ana Rocha e Maura Brum.
Treinador: Marcos Couto.

OLIVAIS 58
Kiva Herman (13)
Earnesia Williams (10)
Jéssica Almeida (9)
Ana Fonseca (24)
Sofia Silva (2)

Jogaram ainda: Carsidália Silva e Nádia Tavares.
Suplentes não utilizadas: Andreia Diniz, Ana Calheiros e Susana Cardoso.
Treinador: José Araújo.

1º período: 13-9 | 2º período: 12-18 | 3º período: 18-15 | 4º período: 7-16

Luís Almeida |DI