OLIVAIS na primeira página!



Escrito por Luís Pedro Reis

BASQUETEBOL

Mãos firmes das “bases”
do Olivais ergueram supertaça

Image
O Olivais, detentor da Taça de Portugal, conquistou ontem em Coimbra a XXXVI Supertaça Feminina de Basquetebol ao vencer o, campeão nacional, Vagos
VAGOS 49
Treinador: Nuno Ferreira
Chineze Nwagbo (12), Mariana Alves (3), Lilian Lopes (12), Carla Silva e Raquel Soares (3).
“Banco”: Artemis Afonso (5), Ana Teixeira, Daniela Domingues (7), Inês Faustino (7), Ana Antunes, Nanci Barbosa e Sara Ressureição.
OLIVAIS 51
Treinador: José Araújo
Earnesia Williams (10), KIva Herman (14), Ana Fonseca (2), Jessica Almeida (12) e Sofia Silva (11).
“Banco”: Andreia Dinis, Ana Calheiros, Susana Cardoso, Carsidália Silva (2) e Nádia Tavares.

Ao intervalo: 20-25
1.º período: 9-14; 2.º período: 10-10; 3.º período: 11-11; 4.º período: 18-15.
Pavilhão Dr. Mário Mexia
Cerca de 300 espectadores
Árbitros: Carlos Santos e Ana Miramon (Lisboa)

Foi a primeira final da época 2010-2011, e longe de ter sido uma boa partida de basquetebol, foi, pelo menos, emotiva e com a incerteza quanto ao vencedor a durar até final. Foi assim uma “decisão” em que a ansiedade e os nervos superaram em muito a qualidade de jogo.
Ainda no passado fim-de-
-semana as duas equipas tinham se encontrado numa partida a contar para a Taça Vítor Hugo. Nessa altura, o Vagos foi claramente mais forte e venceu por 21 pontos. Ontem, tudo foi diferente…
O Olivais entrou muito concentrado. As olivanenses fizeram da defesa a sua principal “arma”. Sofia Silva trabalhou muito e fez tudo o que era humanamente possível para travar a poste do Vagos Chineze Nwagbo. Esta jogadora muito alta e forte fisicamente acumulou ressalto atrás de ressalto (no final foram 19), muitos deles ofensivos o que permitiu que por vezes o Vagos tivesse várias hipóteses de lançamento no mesmo ataque. O Olivais conseguiu no arranque do 2.oºperíodo uma vantagem de oito pontos. O Vagos alterou, então, a sua defesa para uma zona “2/3” e criou dessa maneira muitas dificuldades ao ataque do Olivais. Nessa altura, a equipa do distrito de Aveiro obteve um parcial de 10-0 e passou para a frente do marcador por dois pontos. Soou o “alarme” na equipa do Olivais que resistiu e através de um parcial de 7-0 manteve ao intervalo os cinco pontos de avanço que dispunha no final do primeiro período.
Quando a partida entrou na fase derradeira, o Olivais continuava na frente com uma vantagem de sete pontos. Aí, vendo o jogo fugir o Vagos mudou a defesa novamente para “h/h” e efectuou pressão campo-inteiro. O Olivais tremeu mas não caiu. Raquel Soares com dois pontos e falta (converteu o lance livre) colocou o Vagos na frente por um ponto (49-48). Era a hora das “decisões”. As mãos firmes das “bases” Jessica Almeida e Ana Fonseca - “superaram” a pressão do Vagos - e a pontaria da norte-americana Kiva Herman - marcou 9 dos 15 pontos do Olivais no último período - conduziram o Olivais a um “porto-seguro” e foram decisivas para as olivanenses erguerem a Supertaça.
Boa arbitragem.

treinadores
“As duas equipas vão jogar melhor basquete do que aquele que apresentaram hoje. Foi um jogo intenso, emotivo e leal e, na parte final, podia ter caído para qualquer lado. Fizemos um parcial que nos deu alguma vantagem, mas não o soubemos gerir”.
José Araújo - Olivais

Não estivemos ao nível da semana passada. A jogar em Coimbra, e com esta dualidade, fizemos o que foi possível. Quem faz 15 ressaltos ofensivos e vai menos vezes para a linha de lance livre que o adversário, custa a engolir... Não fomos serenos na altura de lançar ao cesto. O Olivais tem mérito, pois preparou bem o jogo”.
Nuno ferreira - Vagos

in http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=9307&Itemid=135