FPB: Olivais na Taça Europeia de Clubes


Treinador e capitã falam do arranque da prova

Aproxima-se a hora do primeiro jogo europeu de basquetebol feminino desta época para o Olivais Coimbra. A equipa tenta recuperar das lesões que a afectaram neste início de época (Michelle Brandão - a jogadora revelação de 2008/2009, Maria João Andrade e Nádia Tavares) e incorporar as jovens que entraram este ano na equipa (Susana Cardoso, Andreia Diniz e Ana Calheiros) ao mesmo tempo que tenta estudar uma equipa belga que na realidade não existe enquanto tal.

O primeiro jogo será disputado na próxima 4a feira contra a equipa belga do Lotto Young Cats e será disputado no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia a partir das 20h 30m.

Curiosamente esta equipa dos Lotto Young Cats é uma equipa que a Federação belga resolveu constituir para dar mais experiência internacional às suas jovens atletas: todas têm entre 15 e 20 anos, pertencem a 7 clubes diferentes e antes do passado fim de semana não tinham sequer jogado juntas. Este é um projecto financiado pela iniciativa "Be Gold" do Comité Olímpico belga. Depois de algumas atribulações internas foi seleccionada uma lista de jovens com experiência internacional nas selecções jovens mas onde apenas uma tem experiência na EuroCup.

Como sabemos esta juventude não quer dizer nada, a equipa do , Olivais é bastante jovem e tem um brilhante palmarés atrás de si de que a recente conquista da SuperTaça é um bom exemplo. O técnico olivanense José Miguel Araújo considera que esta é mais "uma participação nas competições europeias, algo que deixa este grupo de trabalho ainda mais motivado. É com grande entusiasmo que todos esperamos o primeiro jogo. Apesar de não estarmos ainda a 100%, esta equipa está já habituada a passar por dificuldades, o trabalho tem sido muito positivo e a equipa começa a mostrar alguma consistência nos jogos já disputados."

A capitã da equipa, Ana Fonseca está entusiasmada: "Amanhã voltamos às grandes noites europeias em Coimbra!! É por estes jogos que ansiamos!!". Os grandes desafios entusiasmam naturalmente os seus intervenientes.

A equipa do Olivais ganhou a SuperTaça mas ficou em 6º lugar na Taça Vítor Hugo; ganhou os dois jogos na difícil deslocação aos Açores mas perdeu em casa com o CAB Madeira. O início de época não ajuda mas José Araújo considera que "Qualquer jogo Europeu é sempre de grande dificuldade para nós e este não vai ser diferente. Esta equipa Belga é nova e não conseguimos obter informações relevantes para a preparação do jogo, a única informação que temos é que esta equipa é formada pelas melhores jogadoras jovens das selecções do seu país."

A capitã Ana Fonseca está consciente destas dificuldades e confessa: "Sabemos que vai ser um jogo difícil uma vez que a equipa belga é composta pelas melhores jogadoras das selecções jovens desse país mas temos que ver que a nossa equipa também é composta por algumas das melhores jogadoras das selecções jovens do nosso país!"

Ana Fonseca considera que embora tenha poucas informações sobre a equipa belga e "saibamos que o jogo vai ser difícil, vamos entrar em campo com espírito vencedor, para dar o nosso melhor, para fazer o que sabemos fazer melhor e para dignificar o clube, a cidade e o país. E se isto tudo se traduzir numa vitória para nós, então ainda melhor!!"

Mas José Miguel Araújo fica ainda mais concentrado na sua tarefa quando enfrenta dificuldades: "Espero por isso um jogo difícil mas isto é o que esperamos sempre ao jogar nesta competição, esta é a razão pela qual
tanto gostamos destas noites europeias."

A equipa belga tem dois postes jovens com 1m 85 e 1m 92, mas o Olivais tem também dois postes igualmente jovens com 1m 86 (Maria João Andrade) e 1m 91 (Sofia Carolina Silva). A equipa belga tem como base a jogadora Nina Crelot de 23 anos com alguma experiência na EuroCup, mas o Olivais tem uma jovem base, Jessica Almeida, que na ausência da titularíssima Michelle Brandão, se tem comportado de forma exemplar no quase um ano que leva já na equipa principal do Olivais e na sua experiência internacional na selecção de sub 18.

José Miguel Araújo apela a uma grande afluência de público: "Mais uma vez um apelo ao público para que compareça, é uma oportunidade de ver basquetebol de bom nível e equipas de diferentes ligas". A capitã Ana Fonseca é igualmente enfática: "Gostava de fazer um apelo a todos os sócios e simpatizantes desta equipa: Compareçam 4ª feira, dia 27 de Outubro, no pavilhão Multidesportos de Coimbra, pelas 20h30. Precisamos do vosso apoio. Gostamos do vosso apoio.."

O espectáculo da próxima quarta-feira será certamente de grande qualidade pelo que se apela a todos os olivanenses, a todos os conimbricenses e todos os amantes dos grande espectáculos de basquetebol para que compareçam no Pavilhão Multidesportos Dr Mário Mexia na 4a feira dia 27 de de Outubro para empurrar a equipa do Olivais Coimbra para a vitória.

in fpb.pt