Formação Dirigentes: Liderança

"Sessão sobre liderança - Abre formação de dirigentes em Coimbra

Decorreu na passada 2ª feira a primeira sessão do programa de formação para dirigentes desportivos que a Associação de Basquetebol de Coimbra está a levar a efeito.

A sessão foi interactiva e experiencial, procurando aproximar os participantes e criar em cada um a necessidade de desenvolver capacidades de comunicação fundamentais para uma boa liderança.

Alguns conceitos foram abordados e merecem o nosso destaque:

- Liderar é desenvolver equipas que cooperam para atingir objectivos comuns

- A boa comunicação é fundamental para a liderança de equipas, por isso é necessário desenvolver uma linguagem comum, que seja entendida por todos, desenvolver a capacidade de escuta, promover a utilização do feedback nos dois sentidos – dar e pedir feedback.

- Actualmente a liderança tende a ser participativa, algo que se adapta à realidade do dirigismo desportivo, contudo é fundamental que todos os membros da equipa directiva, e mesmo da organização, conheçam e façam cumprir os objectivos, valores e regras escolhidos pela organização (clube ou associação).

- Liderar é também promover um ambiente de cooperação onde todos os elementos da organização estão alinhados com os objectivos.

- O líder e os elementos da equipa trabalham melhor quando são capazes de analisar as questões sob diferentes pontos de vista.

Decorreu em ambiente de partilha esta primeira sessão, sendo um bom prenúncio para a continuação do programa.

A próxima sessão decorre no dia 4 de Abril, com o convidado Vitor Pereira, Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga PF, Professor convidado do ISG-Instituto Superior de Gestão e Consultor de Recursos Humanos.

Tema: Comunicação externa e interna; Imagem Pessoal e Imagem Contextual"


in FPB