Todas as 9 equipas do Olivais se encontram novamente em competição no próximo fim de semana, fazendo mais uma vez o pleno das competições oficiais de basquetebol.
No Pavilhão Eng Augusto Correia, Olivais, Coimbra, vão decorrer 5 jogos oficiais, outras tantas oportunidades de ver bons jogos de basquetebol.
Em destaque estão as duas equipas seniores com grandes aspirações nos respetivos campeonatos.
A equipa senior feminina, em terceiro lugar com apenas uma derrota até já, vai jogar fora de casa a 6ª jornada da Liga Feminina onde defrontará a equipa do Vagos no respetivo Pavilhão Municipal. A equipa de Vagos está no 6º lugar com duas derrotas.
A equipa senior masculina vai jogar em casa a 5ª jornada do Campeonato da 1ª Divisão Masculina, recebendo a equipa do Basquete C. Barcelos. O Olivais está no 7º lugar com 2 vitorias e 2 derrotas e o seu adversário está em 13º lugar só com derrotas.
Das outras equipas destaca-se a de sub-19 femininos que conta por vitórias os jogos disputados e se desloca a Pombal para defrontar o NDAP, sempre um adversário de respeito. A equipa A de sub-16 femininos também está invicta e recebe a equipa do NDAP para um jogo igualmente difícil que promete ser emocionante. A equipa de sub-14 masculinos está também invicta e desloca-se ao Pavilhão Multidesportos Mário Mexia para enfrentar a equipa A da AAC.
As restantes quatro equipas posicionam-se para obter o apuramento para as respetivas Fases Finais distritais, que determinarão os Campeões Distritais e o acesso aos Campeonatos Nacionais.
Convidamos todos os amantes do basquetebol a visitar o Pavilhão Eng Augusto Correia, Olivais este fim de semana.
20 atletas do Olivais convocados para seleções distritais
20 atletas do Olivais foram convocados para o primeiro treino das seleções distritais. Muitos parabéns a todos pela convocatória e aproveitem bem esta excelente oportunidade que conseguiram com o vosso trabalho, talento e empenhamento!
Quarta semana de campeonatos, 9 jogos oficiais para o Olivais, 4 em casa
No próximo fim de semana inicia-se a quarta semana de campeonatos oficiais de basquetebol com mais 9 jogos oficiais e 1 jogo particular levando o total a 10 jogos para as nossas equipas.
8 equipas do Olivais têm jogos oficiais e os sub-14 masculinos terão uma jornada dupla. A equipa de sub-16 femininos A não tem jogo oficial pelo que combinou um jogo particular com uma equipa de Aveiro para se manter em forma.
No Pavilhão Eng Augusto Correia, Olivais, Coimbra, vão decorrer 4 jogos oficiais, outras tantas oportunidades de ver bons jogos de basquetebol.
Em destaque estão as duas equipas seniores que vão jogar fora de casa a 5ª jornada da Liga Feminina (em Ovar) e a 4ª jornada do Campeonato da 1ª Divisão Masculina (em Vagos), respetivamente.
As outras equipas posicionam-se para obter o apuramento para as respetivas Fases Finais distritais, que determinarão os Campeões Distritais e o acesso aos Campeonatos Nacionais.
Convidamos todos os amantes do basquetebol a visitar o Pavilhão Eng Augusto Correia este fim de semana.
Por um ponto se perde...
A equipa sénior feminina perdeu a invencibilidade no Campeonato da Liga Feminina à 4a jornada, disputada no passado sábado no Pavilhão Eng. Augusto Correia.
A equipa do GDESSA-Barreiro tem excelentes jogadoras (Joana Bernardeco até já jogou no Olivais) mas não começou muito bem o Campeonato, agora que é orientada pelo antigo jogador do Benfica Miguel Minhava. E a equipa olivanense ao entrar muito bem no jogo chegando a ter um avanço de 8-1 deixou-se adormecer no 2º e 3º quartos chegando a estar a perder aos 26 minutos de jogo por 13 pontos. No quarto período a equipa olivanense encetou uma espetacular recuperação e a 30s do final estava a ganhar por 1 ponto. Mas os últimos segundos de jogo foram fatais para a equipa de Coimbra pois não marcou mais pontos e deixou que Emília Ferreira do GDESSA marcasse 2 lances livres que deram a vantagem final à equipa do Barreiro de apenas 1 ponto.
O Campeonato ainda vai no início e de qualquer modo a equipa olivanense demonstrou já ter qualidade e juventude suficientes para disputar os lugares cimeiros do Campeonato.
A MVP do jogo foi a jogadora americana do GDESSA ASHUNAE DURANT.que obteve 29,5 pontos MVP ao marcar 16 pontos (78% de eficácia de lançamento de 2 pontos) e ganhar 10 ressaltos. A jogadora mais em destaque no Olivais foi Norianna Haynes, que marcou 22 pontos, ganhou 8 ressaltos fez 2 assistências e e sofreu 7 faltas. Também Tyler Gilbert esteve m evidência pois foi quem mais ressaltos ganhou em toda a 4ª jornada da Liga Feminina com 14 ressaltos ganhos. A olivanense Inês Viana marcou 22 pontos dos quais 6 triplos (50% de eficiência de triplos). A jovem sub-19 Alice Martins marcou 6 pontos com 100% de eficiência em lançamentos de 2 pontos e em lances livres.
O próximo jogo da equipa sénior feminina (5ª jornada da Liga Feminina) será em Ovar no próximo fim de semana contra a Ovarense pelas 16h.
============================== ===================
Pavilhão Eng. Augusto Correia, Coimbra
20 de outubro de 2018, 16h30
4ª Jornada da Liga Feminina de Basquetebol
Árbitros: José Lopes (Coimbra), Jaime Fernandes (Coimbra).
Oficiais de mesa: Adriano Mendes, Pedro Ferreira, Bruna Monteiro
Espectadores: cerca de 150
Parciais: 21-23, 16-23, 16-17, 28-19.
Olivais Coimbra (81):
Norianna Haynes (22), Tyler Gilbert (4), Hristina Marjanovic (15), Inês Viana (25), Marcy Gonçalves (7);
Raquel Alves, Joana Rochete, Ana Rita Rochete, Alice Martins (6), Maria Carolina Marques (2), Matilde Ferreira, Inês Bem-Haja.
Treinador: Eugénio Rodrigues
GDESSA Barreiro (82):
ASHUNAE DURANT (16), Catarina Neves (13), Joana Bernardeco (13), Maianca Umabano (12), Emília Ferreira (10);
Leonor Serralheiro, Eliana Cabral (18), Ana Jesus, Joana Lopes, Joseana Vaz, Ana Faustino.
Treinador: Miguel Minhava
============================== ====================
Rija disputa entre dois candidatos ao título nacional
A equipa senior masculina do Olivais FC jogou duas vezes na mesma semana com a equipa do Sangalhos, uma vez na 3a feira para a Taça de Portugal e outra vez no sábado para a 3ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina, Zona Norte. Os dois jogos foram completamente diferentes. No primeiro jogo a equipa do Olivais apenas respondeu bem no primeiro período (20-21) mas o resto do jogo acabou por ser para esquecer, ainda por cima num jogo com 54 faltas e com os treinadores das duas equipas expulsos!
O jogo a contar para a 3ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina, Zona Norte realizado a 20 de outubro foi um excelente jogo, muito bem disputado, em que o Olivais esteve mais tempo na frente do marcador (22 minutos) do que o adversário (16 minutos). A 9s do final do jogo as duas equipas estavam empatadas a 71 pontos. Nas duas últimas jogadas o Sangalhos conseguiu marcar um cesto enquanto que o Olivais já não teve tempo para ripostar. O próximo jogo entre as duas equipas promete ser mais um excelente jogo.
Estatisticamente o jogo foi muito equilibrado. A equipa do Olivais foi mais eficaz na percentagem de lances livres concretizados (68% contra 55%). mas nos restantes parâmetros os números foram muito semelhantes. Bruno Bernardino não jogou por lesão e Mauro Rodrigues não jogou por questões burocráticas ainda por esclarecer.
O MVP do jogo foi o olivanense Rafael Pereira que obteve 26 pontos de valorização MVP. Marcou 26 pontos (62% de acerto em lançamentos de 2 pontos), ganhou 3 ressaltos, fez 3 assistências, roubou 1 bola, fez 1 desarme de lançamento e sofreu 6 faltas. Em destaque esteve Nelson Jossias ao obter 24,5 pontos de valorização MVP, marcando 19 pontos, ganhando 10 ressaltos, fazendo 3 desarmes de lançamento e sofrendo 12 faltas. Ainda em destaque esteve Miguel Carminé (9,5 pontos MVP e 8 assistências), Dário Furtado (8,5 pontos MVP), Pedro Castro (7 pontos MVP) e Gonçalo Moreira (6 pontos MVP) e Nuno Bonfim (5 pontos MVP). O jogador mais valorizado do Sangalhos foi Nuno Bizarro com 18 pontos MVP. Note-se que a equipa do Sangalhos conta com 4 estrangeiros.
Estatísticas completas podem ser vistas aqui:
Sob a arbitragem de Hugo Silva (AB Viseu) e João Alexandre (AB Viseu), jogaram e marcaram no Pavilhão Eng. Augusto Correia, Olivais:
OLIVAIS Futebol Clube (71)
Rafael Pereira (26), Nelson Jossias (19), Gonçalo Moreira (8), Dário Furtado (1), Miguel Carminé (2);
Pedro Castro (8), Luís Martins, Francisco Serra, Jorge Tomo, Paulo Matos, Nuno Bonfim (7).
Treinador: Paulo Silva
Sangalhos/ABTF-Betão (73)
Nuno Bizarro (17), João Martinho (9), Ricardo Espindola, Kevin Altidor (23), Wesley Oba (6);
Zakeus Blue (4), Rafael Soares, Ricardo Marques, Diogo Cardoso, Pedro Silva (12), Pierce Maslen (2).
Treinador: Emanuel Seco
Parciais: 21-24, 19-11, 10-18, 21-20.
O próximo jogo da equipa olivanense será no dia 27 de outubro contra a equipa do AD Vagos em casa deste.
Terceira semana de campeonatos, 9 jogos para o Olivais, 5 em casa
No próximo fim de semana inicia-se a terceira semana de campeonatos oficiais de basquetebol, e todas as 9 equipas do Olivais se encontram em atividade. No Pavilhão Eng Augusto Correia, Olivais, Coimbra, vão decorrer 5 desses jogos.
Em destaque estão as duas equipas seniores, ainda invictas, que vão jogar em casa a 4ª jornada da Liga Feminina e a 3ª jornada do Campeonato da 1ª Divisão Masculina, respetivamente.
As outras 7 equipas posicionam-se para obter o apuramento para as respetivas Fases Finais distritais.
Convidamos todos os os amantes do basquetebol a visitar o Pavilhão Eng Augusto Correia este fim de semana.
Em destaque estão as duas equipas seniores, ainda invictas, que vão jogar em casa a 4ª jornada da Liga Feminina e a 3ª jornada do Campeonato da 1ª Divisão Masculina, respetivamente.
As outras 7 equipas posicionam-se para obter o apuramento para as respetivas Fases Finais distritais.
Convidamos todos os os amantes do basquetebol a visitar o Pavilhão Eng Augusto Correia este fim de semana.
Olivais obtém terceira vitória consecutiva na Liga Feminina
A equipa senhor feminina do Olivais derrotou a equipa do Benfica em casa desta em jogo a contar para terceira jornada da Liga Feminina. O jogo foi arduamente disputado do princípio ao fim, com sucessivas mudanças na liderança. O Olivais ainda conseguiu uma vantagem de 12 pontos a meio do segundo período mas a 3 minutos do final o Benfica estava na frente por 1 ponto. Mas a partir desse momento, um parcial de 0-10 do Olivais sentenciou o encontro.
As estatísticas foram muito equilibradas exceto em 2 pontos: uma vantagem na percentagem de lances livres para o Olivais 80% contra 73% conjugado com mais oportunidades de lançamento (35 contra 15), assim como um maior aproveitamento das percas de bola do adversário (26 contra 15).
Pavilhão Fidelidade, Lisboa
5 de outubro de 2018, 16h30
3ª Jornada da Liga Feminina de Basquetebol
Árbitros: Sérgio Silva (Lisboa), Joana Pessoa (Lisboa).
Oficiais de mesa: Natália Mendes, Gisela Carlos, Carlos Carrapito (Lisboa).
Parciais: 18-20, 15-22, 26-17, 9-18.
SL Benfica (68):
Filipa Bernardeco (12), Mariana Silva (12), Hannah Green (11), Rosinha Rosário (10), Quanetria Bolton (12);
Cynthia Dias, Joana Ramos (8), Márcia Carvalho, Ana Lages, Carla Budane, Inês Santos, Dora Duarte (3).
Treinador: Isabel Ribeiro dos Santos
Olivais Coimbra (77):
Norianna Haynes (33), Tyler Gilbert (9), Hristina Marjanovic (10), Inês Viana (8), Marcy Gonçalves (11);
Raquel Alves, Joana Rochete, Ana Rita Rochete, Alice Martins (6), Maria Carolina Marques, Matilde Ferreira, Inês Bem-Haja.
Treinador: Eugénio Rodrigues
Dois jogos duas vitórias para os seniores masculinos
A equipa senior masculina do Olivais FC entrou muito bem no Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina, Zona Norte, ao ganhar os seus dois primeiros jogos.
O segundo jogo, disputado em Leça da Palmeira começou com 40 minutos de atraso, mas foi muito bem jogado do princípio ao final, com uma pequena diferença pontual entre as duas equipas que só atingiu um máximo de 14 pontos a favor do Olivais aos 29 minutos de jogo, que foi diminuindo até 3 pontos apenas, aos 35 minutos. O Olivais até nem entrou muito bem no jogo mas no final do primeiro período conseguiu um avanço de 8 pontos que rapidamente foi reduzido para 3 pontos e ao intervalo se cifrava em 4 pontos. O jogo foi como se vê muito equilibrado e o Olivais resistiu ` investida final do Leça (a 45s do final a diferença eras de 4 pontos) e ganhou o jogo.
A equipa do Olivais foi mais eficaz percentagem de lances livres concretizados (63% contra 41%) e nos ressaltos (37 contra 30). Os lançamentos de 2 pontos foram equilibrados (56% contra 53% do Guifões) assim como as percas de bola (12 contra 14), mas o Leça teve vantagem nas faltas (13 contra 20), nas assistências (14 contra 6) e nos lançamentos de 3 pontos (37% contra 21%).
O MVP do jogo foi o olivanense Nelson Jossias que obteve 24 pontos de valorização. Marcou 25 pontos (69% de acerto em lançamentos de 2 pontos), ganhou 4 ressaltos, roubou 2 bolas e sofreu 5 faltas. Em destaque esteve também Dário Furtado ao obter 20 pontos de valorização MVP, marcando 16 pontos e ganhando 10 ressaltos. Ainda em destaque esteve Mauro Rodrigues ao marcar 14 pontos, ganhar 7 ressaltos e fazer 2 assistências e Rafael Pereira ao marcar 13 pontos, fazer 2 assistências e roubar 2 bolas.
Estatísticas completas podem ser vistas aqui:
http://live.fibaeurope.com/ www/Game.aspx?acc=3011&gameID= 145327
Sob a arbitragem de José Leite (AB Porto) e Alessandro Santos (AB Porto), jogaram e marcaram no Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira:
GDB Leça (66)
Mário Meireles (18), Pedro Neves (5), Francisco Couto (4), Hugo Gomes (16), Rui Marques (5);
Pedro Tavares (5), Diogo Silva (6), Guilherme Delgado, Hugo Silva (7).
Treinador: Pedro Cunha
OLIVAIS Futebol Clube (73)
Rafael Pereira (13), Mauro Rodrigues (14), Nelson Jossias (25), Gonçalo Moreira (5), Dário Furtado (16);
Bruno Bernardino (cap) (5), Miguel Carminé (4), Pedro Castro, Luís Martins, Francisco Serra, Gonçalo Costa, Jorge Tomo.
Treinador: Paulo Silva
Parciais: 16-24, 19-15, 16-22, 15-12.
O próximo jogo da equipa olivanense no Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina, Zona Norte será no dia 20 de outubro pelas 18:30 em casa contra a equipa do Sangalhos/ABTF-Betão.
Atletas do Olivais em evidência na jornada 3 da Liga Feminina
A atleta olivanense Noriana Haynes foi a MVP da Jornada 3 da Liga Feminina de Basquetebol. Com efeito, a jogadora norte-americana registou uma valorização de 34 no triunfo do Olivais Coimbra diante do SL Benfica por 77-68 (33pts, 6res, 1as, 2rb, 1dl, 8fp), em mais uma prova de toda a sua qualidade. Noriana Haynes foi também escolhida para o 5 ideal da jornada e foi quem mais pontos marcou na jornada (33).
A atleta olivanense Hristina Marjanovic foi a jogadora que mais roubos de bola fez na Jornada 3 da Liga Feminina de Basquetebol, num total de 6 roubos. Além disso a jogadora sérvia registou uma valorização de 19 pontos MVP (10pts, 6res, 5as, 6rb, 1fp).
A atleta norte americana do Olivais FC Tyler Gilbert mantém-se como a jogadora que nas três primeiras jornadas mais ressaltos ganhou num só jogo (16), marca obtida na segunda jornada da prova. Também Norianna Haynes tem o recorde maior número de pontos marcados nas três jornadas (33 na jornada 3) e maior valorização MVP obtida (38 na jornada 2). Por sua vez a sérvia Hristina Marjanovic tem o recorde do maior número de roubos de bola (6 na jornada 3).
A lista completa pode ser vista na página da FPB.
A atleta Noriana Haynes foi também considerada a MVP da jornada pelo site Eurobasket.com que usa uma fórmula diferente da FPB para o cálculo do MVP da semana.
A atleta olivanense Hristina Marjanovic foi a jogadora que mais roubos de bola fez na Jornada 3 da Liga Feminina de Basquetebol, num total de 6 roubos. Além disso a jogadora sérvia registou uma valorização de 19 pontos MVP (10pts, 6res, 5as, 6rb, 1fp).
A atleta norte americana do Olivais FC Tyler Gilbert mantém-se como a jogadora que nas três primeiras jornadas mais ressaltos ganhou num só jogo (16), marca obtida na segunda jornada da prova. Também Norianna Haynes tem o recorde maior número de pontos marcados nas três jornadas (33 na jornada 3) e maior valorização MVP obtida (38 na jornada 2). Por sua vez a sérvia Hristina Marjanovic tem o recorde do maior número de roubos de bola (6 na jornada 3).
A lista completa pode ser vista na página da FPB.
A atleta Noriana Haynes foi também considerada a MVP da jornada pelo site Eurobasket.com que usa uma fórmula diferente da FPB para o cálculo do MVP da semana.
Na 2ª semana de jogos oficiais de basquetebol todas as equipas do Olivais entram em atividade
No próximo fim de semana alargado estarão em pleno funcionamento todos os campeonatos nacionais e distritais de basquetebol. Assim, as equipas do Olivais terão 9 jogos oficiais, pondo à prova todas as 9 equipas que o Olivais tem presentemente em competição em todos os escalões disponíveis.
No dia 13 de outubro, sábado, a nossa equipa sub-14 feminina desloca-se a Peniche para enfrentar o Stella Maris em jogo a contar para o Campeonato Distrital de sub-14 feminino.
No mesmo dia, a equipa de sub-19 femininos tem o primeiro jogo oficial no Pavilhão Eng. Augusto Correia recebendo a equipa dos Amigos do Basket da Covilhã em jogo a contar para o Campeonato Distrital de sub-19 feminino.
No sábado a equipa senior masculina desloca-se a Leça da Palmeira para um jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina. Na época passada a equipa olivanense ganhou os dois jogos com o GD Leça.
No domingo as equipas do Olivais têm 6 jogos. O primeiro jogo é da equipa de sub-16 femininos B que se desloca a Pombal para, pelas 11h30, defrontar a equipa do NDAP a contar para a 2a jornada do Campeonato Distrital de sub-16 femininos. O segundo jogo é da outra equipa de sub-16 femininos do Olivais, a equipa A, que recebe no Pavilhão Eng. Augusto Correia pelas 14h30 a equipa leiriense do BC Lis.
À mesma hora a nossa equipa sub-14 masculina defronta na Figueira da Foz a equipa do Ginásio Figueirense em jogo a contar para a 2a jornada do Campeonato Distrital de sub-14 masculino.
A equipa sénior feminina vai já para a 3ª jornada da Liga Feminina de basquetebol com uma deslocação a Lisboa para defrontar a equipa do SL Benfica. As duas equipas defrontaram-se na época passada tendo o Olivais perdido os dois jogos.
No domingo pelas 16h30 a equipa de sub-18 masculinos recebe a equipa do Guimarães de Viseu, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Distrital de sub-18 masculinos.
Pelas 18h30 a equipa de sub-16 masculinos recebe a equipa do Clube Bola Basket de S. Pedro do Sul a contar para a 2ª jornada do Campeonato Distrital de sub-16 masculinos.
3 jogadoras do Olivais em destaque no arranque da Liga Feminina
Três jogadoras do Olivais FC aparecem em destaque nas estatísticas das duas primeiras jornadas da Liga Feminina. Eis a notícia sobre o assunto na página da FPB, com a jogadoras do Olivais assinaladas:
LEAH SOMERFIELD E NORIANNA HAYNES COM ESTATUTO DE MVP'S TISSOT
Duas primeiras jornadas da Liga Feminina
Leah Somerfield (Vitória SC) e Norianna Haynes (Olivais Coimbra) foram as MVP's Tissot da primeira e segunda jornada da Liga Feminina, respetivamente.
A atleta do emblema vitoriano registou uma valorização de 31 (22pts, 12res, 2as, 3rb, 1dl, 6fp) no triunfo por 86-52 sobre o CAD Coimbra/Chelo, enquanto a jogadora do conjunto da cidade dos estudantes averbou uma valorização de 38 (30pts, 9res, 4as, 2rb, 8fp) na receção, precisamente, à formação minhota (90-71).
Confiram aqui todos os destaques individuais, assim como os cincos ideais!
Líderes estatísticos da 1.ª jornada da Liga Feminina:
MVP da jornada | Leah Somerfield (Vitória SC): 22pts, 12res, 2as, 3rb, 1dl, 6fp, 31MVP
MVP Nacional | Ana Raimundo (Ovarense): 23pts, 8res, 6as, 2rb, 14fp, 30.5MVP
MVP Jovem | Susana Carvalheira (AD Vagos): 16pts, 10res, 2as, 1dl, 1fp, 26MVP
Pontos | Chelsea Welch (CAB Madeira): 30
Ressaltos | Tyler Gilbert (Olivais Coimbra): 16
Assistências | Sara Ressurreição (Vitória SC): 13
Roubos de bola | Tainá Paixão (AD Vagos): 4
Desarmes de lançamento | Raphaella Monteiro (União Sportiva): 3
Faltas provocadas | Ana Raimundo (Ovarense): 14
Cinco ideal | Inês Faustino (Carnide Clube/Holos), Ana Raimundo (Ovarense), Leydi Ferreira (CAD Coimbra/Chelo), Leah Somerfield (Vitória SC) e Susana Carvalheira (AD Vagos)
Cinco português | Inês Faustino (Carnide Clube/Holos), Ana Raimundo (Ovarense), Catarina Mateus (União Sportiva), Emília Ferreira (GDESSA Barreiro) e Susana Carvalheira (AD Vagos)
Líderes estatísticos da 2.ª jornada da Liga Feminina:
MVP da jornada | Norianna Haynes (Olivais Coimbra): 30pts, 9res, 4as, 2rb, 8fp, 38MVP
MVP Nacional | Gabriela Raimundo (Ovarense): 22pts, 11res, 6as, 2rb, 13fp, 28.5MVP
MVP Jovem | Ana Carolina Rodrigues (Quinta dos Lombos): 20pts, 6res, 2as, 2rb, 6fp, 21.5MVP
Pontos | Leah Somerfield (Vitória SC): 31
Ressaltos | Janelle Harrison (Boa Viagem AngraAçores): 15
Assistências | Inês Viana (Olivais Coimbra): 10
Roubos de bola | Filipa Bernardeco (SL Benfica): 4
Desarmes de lançamento | Hannah Green (SL Benfica): 2
Faltas provocadas | Gabriela Raimundo (Ovarense): 13
Cinco ideal | Ana Carolina Rodrigues (Quinta dos Lombos), Gabriela Raimundo (Ovarense), Norianna Haynes (Olivais Coimbra), Lamandolin Coleman (CAB Madeira) e Leah Somerfield (Vitória SC)
Dois jogos duas vitórias na Liga Feminina
A equipa senior feminina do Olivais FC entrou da melhor maneira no Campeonato da Liga Feminina de Basquetebol de 2018/209 com duas vitórias na primeira jornada dupla da época.
No primeiro jogo, na sexta-feira dia 5 de outubro, o Olivais derrotou a equipa do CAB Madeira por 75-67. O Olivais esteve sempre na frente da partida mas a diferença nunca foi muito grande tendo variado entre 1 ponto no meio do terceiro período e 11 pontos no início do 4º período. A vitória do Olivais foi justíssima pois foi superior em quase todas as áreas do jogo desde o acerto do lançamento de 2 pontos (52% contra 39%) à quantidade de assistências efetuadas (18 contra 5). Neste partida distinguiram-se a americana Norianna Haynes com 22 pontos, a sérvia Hristina Marjanovic com 15 pontos e Marcy Gonçalves com 12 pontos. A melhor ressaltadora foi a americana Tyler Gilbert que ganhou 16 ressaltos. Das jovens portuguesas esteve em evidência Alice Martins ao jogar 13 minutos e marcar 4 pontos.
No segundo jogo da jornada dupla a partida foi intensamente disputada, sendo disputada de forma muito rápida do princípio ao fim e com um nível de pontos invulgar no basquetebol feminino. A equipa olivanense não entrou muito bem no jogo tendo estado a perder por 6-12 no primeiro período mas nunca desistiu da luta e conseguiu ganhar o primeiro período pela margem mínima 21-20. Um parcial de 8-0 logo no início do segundo período colocou a turma olivanense na frente e nunca mais a situação se alterou até final. Na turma olivanense distinguiram-se a americana Norianna Haynes com 30 pontos, a internacional portuguesa Inês Viana com 17 pontos e a sérvia Hristina Marjanovic com 13 pontos. Das jovens portuguesas esteve em evidência Alice Martins ao jogar 27 minutos e marcar 6 pontos e a jovem Maria Carolina Marques que marcou 3 pontos.
A MVP do jogo Olivais_Vitória de Guimarães foi a atleta olivanense Noriana Haynes que no final recebeu o troféu ABC/ISCAC/Coimbra Business School das mãos de Carlos Ângelo, vice-presidente da ABC e da Mara, atleta Mini 12 feminino do OFC.
O próximo jogo será disputado em Lisboa no domingo dia 14 de outubro, contra o S.L.Benfica.
============================== ===================
Pavilhão Eng. Augusto Correia, Coimbra
5 de outubro de 2018, 16h30
1ª Jornada da Liga Feminina de Basquetebol
Árbitros: António Pereira (Aveiro), Jaime Fernandes (Coimbra).
Oficiais de mesa: Adriano Mendes, Pedro Ferreira, Carina Guímaro
Espectadores: cerca de 150
Parciais: 19-17, 23-20, 17-14, 16-16.
Olivais Coimbra (75):
Norianna Haynes (22), Tyler Gilbert (11), Hristina Marjanovic (15), Inês Viana (11), Marcy Gonçalves (12);
Raquel Alves, Joana Rochete, Ana Rita Rochete, Alice Martins (4), Maria Carolina Marques (2), Matilde Ferreira, Inês Bem-Haja.
Treinador: Eugénio Rodrigues
CAB Madeira (67):
Lamandolin Coleman (16), Catarina Caldeira (6), Beatriz Pereira, Devran Tanacan (9), Chelsea Welch (30);
Chelsy Gonçalves, Ana Sousa, Marta Bravo (5), Maria Gonçalves, Kamila Skierska.
Treinador: Carlos Sousa
============================== ====================
Pavilhão Eng. Augusto Correia, Coimbra
7 de outubro de 2018, 16h30
2ª Jornada da Liga Feminina de Basquetebol
Árbitros: José Lopes (Coimbra), Nuno Albuquerque (Coimbra).
Oficiais de mesa: Marta Rebelo, Ana Domingos, Claudio Gomes (Coimbra)
Espectadores: cerca de 180
Parciais: 21-20, 20-13, 24-21, 25-17.
Olivais Coimbra (90):
Norianna Haynes (30), Tyler Gilbert (11), Hristina Marjanovic (13), Inês Viana (17), Marcy Gonçalves (10);
Raquel Alves, Alice Martins (6), Maria Carolina Marques (3), Matilde Ferreira.
Treinador: Eugénio Rodrigues
Vitoria SC Guimarães (50):
Barbara Miranda (4), Viktoryia Pankova (8), Sara Ressureição (2), Isabel Costa (7), Leah Sommerfiled (31);
Sarah Dickey (19), Rita Guerreiro, Nadia Gonçalves, Maria Santos, Ana Pedroso, Catarina Francisco.
Treinador: Carlos Fechas
Seniores Masculinos começam campeonato com vitória brilhante
A equipa senior masculina do Olivais FC ganhou brilhantemente o seu primeiro jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina, Zona Norte. No ano passado a equipa olivanense perdeu os dois jogos que disputou com a equipa de Guifões, mas este ano a equipa comandou o jogo do princípio ao final. Foi um jogo bem disputado mas o Olivais esteve sempre na frente atingindo a máxima diferença de 22 pontos exatamente no final do jogo.
A equipa do Olivais foi mais eficaz nos lançamentos de 2 pontos (44% contra 31% do Guifões), nos ressaltos (42 contra 27) e nos desarmes de lançamento (7 contra 1). As faltas foram equilibradas (18 contra 21)assim como a percentagem de lances livres concretizados (70% contra 68%).
O MVP do jogo foi o olivanense Nelson Jossias que obteve 40,5 pontos de valorização. Marcou 25 pontos (69% de acerto em lançamentos de 2 pontos), ganhou 15 ressaltos (5 ofensivos), fez 3 assistências e sofreu 8 faltas. Em destaque esteve Dário Furtado ao obter 29 pontos de valorização MVP, marcando 15 pontos, ganhando 10 ressaltos roubando 2 bolas e fazendo 3 desarmes de lançamento.
Estatísticas completas podem ser vistas aqui:
http://live.fibaeurope.com/ www/Game.aspx?acc=1&gameID= 145326
Sob a arbitragem de José Lopes (AB Coimbra) e Joana Santos (AB Coimbra), jogaram e marcaram no Pavilhão Eng. Augusto Correia, Olivais:
OLIVAIS Futebol Clube (69)
Rafael Pereira (12), Mauro Rodrigues (8), Nelson Jossias (25), Gonçalo Moreira, Dário Furtado (15);
Bruno Bernardino (cap) (5), Miguel Carminé (4), Pedro Castro, Luís Martins, Francisco Serra, Gonçalo Costa, Nuno Bonfim.
Treinador: Paulo Silva
Guifões SC (47)
João Festas (4), Fernando Cardoso (3), Bruno Cunha (9), Miguel Pereira (7), Eduardo Samuco (3);
Augusto Silva (4), António Mota (4), Tiago Albano (11), Carlos Santos, João Von Hafe, João Paulo, Afonso Gomes (2).
Treinador: Nuno Freitas
Parciais: 18-13, 16-09, 16-18, 19-07.
O próximo jogo da equipa olivanense será no dia 13 de outubro contra a equipa do GDB Leça em casa deste.
Começam os campeonatos oficiais com 7 jogos para o Olivais
No próximo fim de semana alargado têm início os campeonatos nacionais e distritais de basquetebol. As equipas do Olivais têm já 7 jogos oficiais, pondo à prova 6 das 9 equipas que o Olivais tem presentemente em competição.
No dia 5 de outubro, sexta-feira, o primeiro jogo oficial no Pavilhão Eng. Augusto Correia é da equipa sub-14 masculina que recebe em casa a equipa do Sampaense Basket em jogo a contar para o Campeonato Distrital de sub-14 masculino.
Ainda na sexta-feira ocorre a estreia em casa da equipa sénior feminina que recebe a equipa do CAB Madeira em jogo a contar para a 1ª jornada da Liga Feminina de basquetebol. As duas equipas defrontaram-se já esta época na Taça Vitor Hugo da Liga Feminina tendo a equipa olivanense ganho por 49-47 após prolongamento (jogo curto de apenas 2 partes de 12 minutos cada).
A equipa sénior masculina desloca-se na sexta-feira a Arouca para defrontar o Salesianos local em partida a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal masculina.
No sábado a mesma equipa senior masculina recebe em casa a equipa do Guifões a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina. Na época passada a equipa olivanense perdeu os dois jogos com o Guifões mas o Olivais FC conseguiu passar à 2ª fase do grupo dos primeiros enquanto a equipa de Guifões não o conseguiu.
No domingo a equipa de sub-16 masculinos desloca-se a S.Paio de Gramaços para defrontar a equipa local na 1ª jornada do Campeonato Distrital de sub-16 masculinos.
Também no domingo as duas equipas de sub-16 femininos do Olivais se defrontam para cumprir calendário do Campeonato Distrital de sub-16 femininos.
Ainda no domingo o Pavilhão Eng. Augusto Correia será palco da 2ª jornada da Liga Feminina de Basquetebol, com a equipa de seniores femininos do OFC a receber a equipa de Guimarães.
Balanço do 20º Encontro de Gerações do OFC
O Olivais FC levou a cabo a jornada de apresentação das suas equipas de basquetebol no passado fim de semana, dias 29 e 30 de setembro.
Este ano a jornada atingiu a sua vigésima edição e foi mais um sucesso com uma grande afluência de adeptos olivanenses e a participação de mais de 150 atletas olivanenses. Tal como em anos anteriores começou com o torneio de Minibasquete "Traz um Amigo" que contou com uma mão cheia de jovens convidados curiosos por experimentar o basquetebol.
A manhã de sábado terminou com a Aula do Presidente em que o Presidente do Clube e Treinador dos Mini 8 deu uma "aula" para todos os atletas de Minibasquete.
Todas as equipas de todos os escalões foram apresentadas, sub-14, sub-16, sub-19 e seniores femininos, e também sub-14, sub-16, sub-18 e seniores masculinos. Pudemos contar com a colaboração de equipas do Sampaense Basket e do Sporting Marinhense, cuja colaboração agradecemos.
Antes do jogo da equipa sénior masculina com o Sporting Marinhense, os capitães da equipa olivanense, Bruno Bernardino, Nelson Jossias e Dário Furtado, entregaram ao Presidente do OFC a taça Rui Simões que brilhantemente conquistaram no dia anterior na Marinha Grande em jogo contra a equipa local.
No sábado e no domingo decorreu o Torneio de Lançamentos em homenagem a uma antiga atleta do Olivais, Rosa Gravato, a primeira atleta feminina a ir estudar e jogar basquetebol nos Estados Unidos. Das eliminatórias de sábado foram apurados 5 finalistas que disputaram a final no domingo, antes do jogo dos seniores masculinos. Aos vencedores foi entregue uma placa comemorativa pela própria Rosa Gravato. Os vencedores foram: 1º lugar Ana Guimarães (atleta sub-16 feminina), 2º lugar Manuel Nunes (atleta sub-14 masculino) e 3º lugar Diana Matos (atleta sub-16 feminina).
Os campeonatos oficiais começam já na 5ª feira 5 de outubro, com 2 jogos no Pavilhão Eng. Augusto Correia do Olivais, do Campeonato Distrital de sub-14 masculinos (às 14h30) e do Campeonato Nacional da Liga Feminina (às 16h30).
Subscrever:
Mensagens (Atom)