Merecido segundo lugar na Zona Norte

Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Basquetebol Masculino

No passado dia 10 de Maio de 2014, a equipa do Olivais Coimbra deslocou-se até Braga, mais precisamente à Escola Secundária André Soares, para defrontar a equipa local, o Grupo Desportivo André Soares, na derradeira jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, 2ª Fase Zona Norte B.

Num jogo que apenas servia para cumprir calendário pois já não afetaria nenhuma das equipas na classificação, a turma de Coimbra entra mais forte, ganhando uma vantagem de 10 pontos no primeiro período, com um bom jogo coletivo e defesa eficaz.
Controlando o ritmo do jogo, o Olivais Coimbra alarga a vantagem para os 15 pontos já no segundo período.

Já quando todos esperavam que chegasse o intervalo, e sem que nada o fizesse prever, surge “o caso do jogo”. Numa reação a quente e irrefletida, após lhe ter sido marcada uma falta técnica, um elemento da equipa da casa, o GDAS, voluntária ou involuntariamente, esboça uma reação de desagrado e atinge o árbitro da partida no rosto.
O jogo foi prontamente interrompido, com o árbitro visivelmente
perturbado e sem condições para continuar a apitar o mesmo. Uma
situação que em nada dignifica a modalidade, e que neste caso,
prejudicou ambas as equipas, que estariam ali apenas para jogar
basquetebol.

O Olivais saiu assim vencedor da partida, resta saber se por 0-20, se
pelo resultado que se registava na altura.

Em jeito de balanço e após ser conhecida a classificação final, o
Olivais termina a época a vencer e com um registo de 7V-3D, 2º Lugar na classificação, nesta 2ª Fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Zona Norte B. Foi uma 2ª Fase bem conseguida pela equipa de Coimbra, apenas superada pelo 1º classificado Vasco da Gama, que foi sempre mais forte e é um justíssimo finalista. Duas derrotas com o mesmo, e uma derrota que “não vinha nas contas”, em Braga.

Era também conhecido o sonho de todos, clube, jogadores e treinadores, em fazer algo mais e melhor pelo Olivais, no entanto, é uma fase final que todos têm de estar orgulhosos com o que foi feito. Faltou talvez maior maturidade de jogo para voos mais altos e para poder lutar com equipas habituadas a ganhar sempre ou quase sempre, no entanto, só estando assim nas decisões e jogando com os melhores, será possível um dia quem sabe atingir os patamares que todos desejamos e para o qual iremos trabalhar.