Atleta Olivanense entrevistado para DesportoAveiro

"Fez toda a sua formação no Sangalhos e vai cumprir a oitava época no Olivais de Coimbra. Tiago Pina em entrevista ao DesportoAveiro

«O basquetebol de Aveiro é mais competitivo do que o de Coimbra»


Fizeste toda a formação no Sangalhos. Que recordações guardas desses tempos?
Comecei a jogar basquete relativamente tarde, já era cadete de segundo ano no Sangalhos, onde estive até ao primeiro ano de sénior.
Daquele tempo guardo a recordação de um grande treinador, que também foi quem mais me marcou que é o Nuno Ferreira. A sua maneira de viver os treinos e os jogos era contagiante e acho que grande parte do amor pelo jogo me foi passado por esse espírito. O ambiente competitivo que se vivia era fantástico e os jogos eram bastante exigentes. Guardo com especial saudade as fases finais distritais com pavilhões cheios e grandes jogos.

Como surgiu a possibilidade de jogares no Olivais?
A opção de sair de Sangalhos não foi fácil, mas naquela altura estava a estudar em Coimbra e tinha que me deslocar quase todos os dias para Sangalhos para treinar. No fim da época decidi então que estava na altura de mudar de ares e rumar a um clube que ficasse mais próximo da cidade onde estudava. A escolha do Olivais foi fácil. Conhecia alguns jogadores, tinha ouvido falar bem do CNB1 e achei que era o local indicado para continuar a evoluir e a praticar o desporto que amo.

Vais para a oitava época no Olivais. Que balanço fazes destes quatro anos?
Faço um balanço positivo. Quando cheguei ao Olivais, a CNB1 era uma Divisão muito mais competitiva, já que equipas como Basquete Ovar, Porto B, CD Póvoa tinham jogadores que actuavam na Liga (alguns deles são internacionais actualmente) e quase todas as esquipas tinham um norte-americano. Nesse ano ainda fui campeão distrital de Coimbra, disputei uma Fase Final da Taça Nacional de Juniores A (vice campeão), no ano seguinte, em seniores, e após termos descido ao CNB2, fomos campeões nacionais desta Divisão, e nos últimos anos temos sido presença assídua nos playoff da CNB1. Penso que temos feito o que nos compete, mas acho que se tivéssemos o orçamento de alguns dos clubes desta divisão e um apoio mais forte por parte da Direcção do Olivais, poderíamos facilmente lutar por outros objectivos.

Que perspectivas, quer em termos individuais, quer em termos colectivos, para esta nova época?
A nível individual espero não ter lesões, e que consiga fazer mais e melhor que na época passada.
A nível colectivo, espero que no mínimo, a equipa consiga novamente marcar presença no playoff da CNB1.
Agora tenho um desejo pessoal, que era ver o basquetebol a voltar a ser o que era. Nos últimos vinte anos, as pessoas que mandam nos basquetebol do nosso país não mudaram, mas o basquetebol mudou e para pior... algo tem que ser feito. Penso que uma mudança, com gente nova e ideias novas poderiam ser um bom ponto de partida para voltar a dar visibilidade que este desporto merece.

Este ano o teu irmão mais novo também ingressou no Olivais. É importante para ti?
Após a paragem que teve devido a lesão (cerca de dois anos), foi muito importante e uma grande alegria vê-lo de novo a jogar. O facto de ele ter jogado na mesma equipa que eu, deu um sabor especial a esta época. É um jovem com bastante talento e a paragem de dois anos em nada afectou as suas qualidades como jogador. Provou que se estiver bem fisicamente é um jogador para outros «voos».
Como jogamos muitas vezes na mesma posição foi engraçado ter que “competir” com ele, mas mais engraçado jogar lado a lado.

Que diferenças notas entre a realidade do basquetebol no distrito de Aveiro e no distrito de Coimbra?
O basquetebol de Aveiro é sem dúvida mais competitivo que em Coimbra, também porque existem mais equipas com mais recursos. Nos últimos anos deixei de acompanhar o basquetebol aveirense nos escalões de formação mas sei que os escalões de Juniores A e Juniores B já não são o que eram e que as fases finais já não têm o ambiente e o simbolismo que tinham quando eu jogava.
Relativamente a seniores, quando defronto equipas do distrito de Aveiro (Beira-Mar, Oliveirense, Sanjoanense, etc) noto que são equipas que defendem melhor e com mais agressividade do que as equipas mais a sul, mas são talvez dos meus adversários favoritos até porque continuo a ter muitos amigos a jogar no distrito de Aveiro.

Conheces o DesportoAveiro?
Sim conheço. É um espaço que acompanho com regularidade há já uns anos, e é onde obtenho a maior parte das informações do basquetebol aveirense. Acho um bom espaço informativo e ainda com mais valor por ser um “trabalho” por carolice e amor ao desporto.

Nome completo: Tiago Alexis de Sousa Pina
Data de nascimento: 29-11-1983
Naturalidade: Águeda
Peso: 89Kg
Altura: 1,88m
Posição: Extremo
Clubes:
Sangalhos (1998 – 2004)
Olivais Coimbra (2004 – 2007)
BC Kimbria (Maastricht – Holanda 2007)
Olivais Coimbra (2008 – presente)"

in DESPORTOAVEIRO