Minifesta 10 - Conversas com basquetebol


Minifesta 10
Conversas com basquetebol

Nos dias 21 e 22 de Maio, a Lousã acolhe a “MiniFesta10”, “Conversas Com San Payo Araújo e Cristina Viegas” e a Final da Taça Nacional de Sub 20 Masculinos. A Lousã receberá, nos dias 21 e 22 de Maio, a “MiniFesta10”, destinada a atletas do Basquetebol do escalão mini 10.


Esta iniciativa tem como objecto o convívio desportivo e encontro de culturas, sendo direccionado aos atletas deste escalão e também aos adultos que os envolvem, incluindo treinadores/monitores, dirigentes e famílias.

Organizada pelo Clube Desportivo Lousanense e pela Associação de Basquetebol de Coimbra, a “MiniFesta10” irá contar com a participação de cerca de 120 atletas, provenientes de equipas dos distritos de Coimbra, Aveiro, Porto e Castelo Branco.

No dia 21, sábado, as actividades terão lugar nos Pavilhões Municipais, das 09h às 20h, e na Praça Sá Carneiro, das 14h às 16h.

Pelas 21h, na Pousada de Juventude, será realizada mais uma edição do “Conversas com”, tendo como convidados individualidades ligadas ao Basquetebol, neste caso mais específico aos escalões de formação desta modalidade.

San Payo Araújo (actual Director Técnico Nacional de Minibasquete), Cristina Viegas (Treinadora adjunta da Selecção Nacional de Basquetebol – Sub 16 e Ex-Atleta Internacional de Basquetebol), Isabel Lemos (Directora Técnica da Associação de Basquetebol de Coimbra) e Alcindo Quaresma (treinador de basquetebol, responsável pela Secção de Basquetebol do Clube Desportivo Lousanense e o impulsionador da modalidade de Basquetebol no concelho da Lousã) irão, numa conversa informal, abordar aspectos relacionados com a modalidade de Basquetebol e em particular do Minibasquete.

Esta é já a sétima edição deste evento, que pretende trazer à Lousã pessoas de reconhecido mérito que, num ambiente informal, falarão das suas experiências, constituindo um momento de troca de experiências e reflexão sobre determinadas áreas, sendo que nas iniciativas anteriores, a Lousã contou com a presença de Pedro Roma (Ex-Atleta Profissional de Futebol), Árbitros do Concelho da Lousã (várias modalidades), Paulo Azevedo (actor), Miguel Maia (Atleta Internacional de Voleibol), João Neto, (Atleta Olímpico) e Jorge Brás (Seleccionador Nacional de Futsal).

Já no dia 22, domingo, a zona do Castelo, em plena Serra da Lousã será o palco das actividades, das 10h às 13h30.

Pelas 16h, o Pavilhão Municipal N.º1 acolhe a Final da Taça Nacional de Sub-20 Masculinos, que colocará frente-a-frente as equipas do Basket Barcelos e do Estoril Basket.

Segundo o Vice-Presidente da Autarquia, Luís Antunes, “a Autarquia apoia esta iniciativa, reconhecendo a importância da mesma e, também, porque entende como muito relevante toda a envolvência que a mesma cria, trazendo à Lousã uma dinâmica muito própria que se reflecte em outras áreas, nomeadamente na restauração e hotelaria.”