Selecção Nacional de Seniores Femininos

"Ricardo Vasconcelos aposta na juventude para a Selecção de Seniores

Daniela Domingues, Inês Faustino, Joana Bernardeco, Michelle Brandão, Rosinha Rosário e Sofia Silva. São estes os nomes das 6 jovens atletas que mereceram a confiança do técnico Ricardo Vasconcelos para integrarem um estágio de preparação entre os dias 18 e 21 de Abril.

A base que este ano se mudou para o GDESSA-Barreiro já tinha merecido a confiança do seleccionador nacional no passado Verão, quando foi integrada nos trabalhos de Portugal, tendo em vista a Fase de apuramento para a Divisão A, e agora volta a ser chamada por Ricardo Vasconcelos para esta primeira fase de preparação da equipa nacional.

Quanto a Rosinha Rosário, Michelle Brandão e Sofia Silva são três atletas com presença assídua nas selecções jovens, e as atletas do Olivais FC até tiveram um papel de destaque no último europeu de Sub20, onde as portuguesas tiveram um desempenho notável, chegando ao jogo decisivo do Europeu da Divisão B. Sofia Silva e Michelle Brandão recebem assim um voto de confiança do treinador Ricardo Vasconcelos.

Quanto a Daniela Domingues e Inês Faustino, trata-se de uma chamada que alguns já esperariam, principalmente depois das declarações de Ricardo Vasconcelos em entrevista concedida ao BasketPT.com! As atletas da AD Vagos já tinham sido treinadas pelo técnico nacional, no CNT-Calvão, e agora voltam a estar às ordens do responsável pela Selecção de Seniores Femininos de Portugal. Apesar de, tal como Michelle Brandão, ainda terem idade para competir no escalão de Sub20, esta chamada vem demonstrar a confiança que o seleccionador tem nestas jovens jogadoras e é uma prova mais de que o basquetebol feminino em Portugal está a ser bem alimentado por jovens jogadoras de qualidade.

Numa lista que não conta com jogadoras do CAB Madeira nem da Quinta dos Lombos, ainda a disputarem a Final da Liga Feminina, também se nota a ausência de jogadoras que militam em campeonatos estrangeiros. Quem também estará às ordens de Ricardo Vasconcelos e sua equipa técnica é a base Diana Neves, jogadora que chegou este ano ao CJ Boa Viagem.

Eis a lista de todas as atletas convocadas:
Ana Oliveira, M-Cell Algés
Célia Simões, CJ Boa Viagem
Daniela Domingues, AD Vagos
Diana Neves, CJ Boa Viagem
Inês Faustino, AD Vagos
Joana Bernardeco, GDESSA-Barreiro
Joana Lopes, AD Vagos
Michelle Brandão, MRGroup Olivais Coimbra
Rosinha Rosário, GDESSA-Barreiro
Sara Filipe, M-Cell Algés
Sofia Silva, MRGroup Olivais Coimbra
Tamara Milovac, Torres Novas-OAB "