Marcy Gonçalves fala sobre jogo com Vitória de Guimarães


FPB: 22/11/2019
Olivais FC e Vitória SC abrem 7.ª jornada da Liga Feminina (este domingo, 11h)
Marcy Gonçalves e Sara Ressurreição projetaram embate para a FPB

Olivais FC e Vitória SC defrontam-se este domingo, a partir das 11 horas, na abertura da 7.ª jornada da Liga Feminina, num jogo para ver n'A Bola TV e FPBtv. Marcy Gonçalves, a alinhar no campeão nacional, e Sara Ressurreição, do emblema minhoto, anteviram o encontro para a FPB.

Marcy Gonçalves – Olivais FC

Quais são as maiores qualidades do Vitória SC? O triunfo sobre este adversário na Supertaça dá-vos mais favoritismo?

É uma equipa que a nível ofensivo tem muita qualidade e que, certamente, nos trará algumas dificuldades, pois tem atletas com alguma experiência na Liga que tornam este embate sempre complicado. Não acho que o facto de termos conquistado a Supertaça nos coloca como favoritas, foi uma final em que as duas equipas estavam numa fase de preparação, e agora estamos numa altura completamente diferente.

O Olivais vem de uma derrota diante da Quinta dos Lombos. Esta pausa foi benéfica para a vossa equipa?

Sim, sem dúvida, este último mês tem sido alucinante. A nossa aventura europeia impede-nos de treinar como queremos e o ritmo de preparação não é o desejado, por isso estas duas semanas foram benéficas para procurar elevar o nível de preparação.

O equilíbrio tem sido grande no topo da tabela. Achas que a luta do título vai ser mais intensa do que na época passada?

Sim, este ano penso que o equilíbrio no topo da tabela começou mais “cedo”, por isso espera-se uma época longa e intensa na luta pela melhor classificação possível.



Sara Ressurreição – Vitória SC

Quais são as maiores qualidades do Olivais FC?

O Olivais é uma equipa muito agressiva defensivamente, começando a pressão na portadora da bola no seu meio-campo ofensivo, estendendo depois para o meio-campo defensivo, negando assim as linhas de passe para obrigar o adversário a sair da sua zona de conforto e a tomar decisões precipitadas. No capítulo ofensivo procuram, primordialmente, o contra-ataque, sendo muito fortes no jogo interior através da Ana Radovic e no aproveitamento do bloqueio direto através da Ana Carolina Rodrigues e da Oyanaisy Gonzalez. Artémis Afonso e Marcy Gonçalves acrescentam talento a uma equipa constituída por um misto de experiência e juventude.

O Vitória SC ganhou os dois últimos jogos da Liga. Sentem-se no melhor momento da temporada? Esta pausa poderá ter prejudicado?

Pode dizer-se que sim, o início da época não começou como pretendíamos. A forma como a equipa demonstrava pouca capacidade para interpretar/dominar os dois lados do campo preocupava-nos, o que aliado aos maus resultados culminou num baixo índice motivacional que não ajudou.
Felizmente conseguimos, enquanto grupo, ultrapassar essa fase menos positiva, e neste momento encontramo-nos numa boa fase, onde o potencial de cada uma está a ser explorado e os papéis a desempenhar estão bem definidos. É de salientar o excelente trabalho das jogadoras menos utilizadas, que tanto tem contribuído para o sucesso da equipa. Relativamente à pausa, não é benéfico treinar com 8-10 jogadoras durante a semana, preparar um jogo sem peças-chave, mas o foco e a determinação continuaram no centro do nosso trabalho diário e iremos realizar um bom jogo, certamente.

Quais são os objetivos do Vitória SC para esta época? 

O Vitória quer estar presente nas provas mais importantes da época, como a Taça de Portugal e os Playoffs da Liga. No entanto, antes disso temos plena consciência de que o principal objetivo passa por trabalhar significativamente todas as semanas o nível do nosso jogo.
Passo a passo vamos construindo o nosso caminho e tenho confiança total nas capacidades de todas as minhas colegas, bem como na equipa técnica.