Olivais FC Coimbra vence Taça Nacional de Sub-16 femininos 2018/2019


No dia 2 de junho de 2019 escreveu-se mais uma página gloriosa da história do OFC, no próprio Pavilhão Eng. Augusto Correia. Pela segunda vez na sua história, o OFC arrebata a Taça Nacional de sub-16 femininos (a primeira conquista foi em 1998/1999), desta vez com os treinadores Filipa Borges e Luís Martins no comando.


Nenhum dos dois jogos da Fase Final foi fácil. No jogo das meias-finais a equipa olivanense defrontou a equipa do CS Marítimo. Sob um calor bastante grande e com algum nervosismo à mistura, a equipa do OFC conseguiu chegar ao intervalo a ganhar por 3 pontos. Os dois últimos períodos foram decisivos, com o Olivais a impor-se por claros 23-11 e 23-13. Neste jogo as melhores marcadoras foram Margarida Meneses (22), Bárbara Rendilho (12) e Joice Sebastião (12); as melhores ressaltadoras foram Joice Sebastião (9), Bárbara Rendilho (8) e Joana Amaro (7); nas assistências distinguiram-se Joice Sebastião (9), Bárbara Rendilho (7) e Joana Amaro (4).


No jogo da Final, o Olivais FC Coimbra derrotou por concludentes 66-45 a equipa do Unidos de Tortosendo. Na primeira parte as meninas do Olivais conseguiram um ligeiro avanço, com parciais 11-7 e 15-5. Mas no terceiro período o Olivais impôs-se definitivamente com um parcial de 24-16 aumentando a vantagem para 22 pontos; assim, a treinadora Filipa Borges conseguiu controlar o último parcial, dando oportunidade de jogo a todas as jogadoras no último quarto. Neste jogo as melhores marcadoras foram Margarida Meneses (12), Ana Guimarães (9) e Joana Amaro (9); as melhores ressaltadoras foram Érica Ferreira (12) e Djamila Filipe (9); nas assistências distinguiu-se Joana Amaro (4).




Poro votação dos treinadores das 4 equipas, foi eleito o 5 ideal da prova onde constam duas atleta do Olivais FC Coimbra: Margarida Meneses e Joice Sebastião. 


O troféu de MVP desta Fase Final foi atribuído à olivanense Margarida Meneses, que foi entregue pela selecionador nacional adjunto de sub-16 femininos João Janeiro.



O Pavilhão Eng. Augusto Correia registou mais uma numerosa assistência, atraindo muitos apaixonados do basquetebol.

O jogo da Final foi transmitido em direto pala A.B.Coimbra TV: