Taça da Federação da Liga Feminina de Basquetebol 2019


A Federação Portuguesa de Basquetebol anunciou hoje que a Taça da Federação da Liga Feminina de Basquetebol 2019 será disputada em Coimbra, com organização do Olivais FC e da Associação de Basquetebol de Coimbra e com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2019.

Este é um dos chamados pontos altos da Federação Portuguesa de Basquetebol e juntará em Coimbra as melhores 8 equipas da Liga Feminina de Basquetebol, aquelas que estavam nos oito primeiros lugares no final da 1ª volta do Campeonato da Liga Feminina de 2018/2019. Nesta prova, as equipas classificadas nos 4 primeiros lugares são consideradas “cabeças de série” no sorteio, não podendo defrontar-se nos quartos de final. Assim, o Olivais FC, classificado no 2º lugar da Liga Feminina no final da 1ª volta, irá defrontar nos quartos de final uma equipa classificada nos lugares 5 a 8 (GDESSA-Barreiro, Carnide, Benfica e Ovarense), tendo todas as hipóteses de chegar às meias finais e, quem sabe, à final.

O sorteio dos jogos está agendado para dia 8 Janeiro, às 17h00, na sede da FPB em Lisboa.

Haverá 4 jogos na sexta-feira (quartos de final), 2 jogos no sábado (meias finais) e o jogo da Final no Domingo. Quatro dos jogos decorrerão no Pavilhão do Olivais, 2 outros jogos noutro pavilhão a definir, e a final será no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia. Nos últimos anos tem sido habitual a transmissão em direto de todos os jogos da Taça pela FPB TV sendo habitual também a transmissão da Final pela BOLA TV.

É cada vez mais claro que a prática desportiva é essencial para uma vida saudável e no caso dos jovens inclusive ajuda-os mesmo no sucesso da sua carreira escolar. Por isso, todas as iniciativas que incentivem os jovens a praticar desporto devem ser apoiadas.

A Taça da Federação da Liga Feminina de Basquetebol  será pois esta uma excelente oportunidade para incentivar os jovens a praticar basquetebol. Ainda por cima quando a variante do basquetebol com 3 jogadores em meio campo (o assim chamado 3x3) também passou a modalidade olímpica.

Espera-se que a Taça da Federação da Liga Feminina de Basquetebol seja um verdadeiro ponto alto do calendário do basquetebol nacional e atraia muitos jovens aos pavilhões.