Dr. Manuel Fontes Baganha

A Direcção do Olivais Futebol Clube vem apresentar as sentidas condolências, a toda a família, pelo falecimento do Sr. Dr. Manuel Fontes Baganha, pessoa que foi sócio do nosso clube, membro do Conselho Fiscal em 1961/62 e Membro da Mesa da Assembleia Geral em 1963.

Foi atleta de basquetebol na AAC e tivemos a honra de o ter como técnico da equipa sénior masculina em 1962.

Foi Catedrático de Pneumologia, diretor do Departamento de Ciências Pneumológicas e Imunológicas do Hospital da Universidade de Coimbra, tendo atingido a jubilação em junho de 2010.

Fontes Baganha foi um dos expoentes máximos da Pneumologia portuguesa, tendo prosseguido o brilhante caminho aberto pelo seu mestre o Professor AJ Robalo Cordeiro.

Foi um ilustre académico, com obra reconhecida nacional e internacionalmente, com numerosos livros publicados e centenas de artigos científicos que tiveram aceitação em conceituadas revistas nacionais e internacionais.

Teve também um importante papel no ensino e formação de inúmeros jovens médicos, deixando pelo seu exemplo e qualidade uma escola perfeitamente consolidada.

Foi um clínico brilhante com notáveis qualidades humanas que causavam forte e perdurável impressão nos seus doentes.

Foi um membro relevante da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, que ajudou a fundar, desenvolver e fortalecer, tendo exercido funções diretivas em diversos mandatos.

Que descanse em paz.