XIV Torneio Internacional Dr Valdemar Pinho



O Olivais FC Coimbra vai organizar o XIV Torneio Internacional de Minibasquete Dr Valdemar Pinho, para todos os escalões de Minibasquete nos próximos dias 21 e 22 de junho. Este é um dos pontos mais altos do nosso clube, que homenageia o Dr Valdemar Pinho, um dos principais impulsionadores do basquetebol olivanense e, muito em especial, do Minibasquete do Olivais FC Coimbra.

O Dr. Valdemar Pinho (1942 - 2001) definiu uma atuação de apoio e de carinho pela formação que ainda hoje é a marca com que o Olivais Futebol Clube assume a sua formação e leva a que ano após ano o OFC mantenha todos os escalões masculinos e femininos. Organizou pela primeira vez a participação da equipa sénior feminina nas competições europeias em 1998 e fez parte durante vários anos, até ao seu falecimento, dos Corpos Sociais do Clube, tendo sido também Presidente da Direção no mandato 1998-2000. 
Sempre ativo nos momentos difíceis porque passou o clube, o Dr. Valdemar Pinho despendeu muito de si próprio para que o OFC não tivesse de abandonar a atividade desportiva. Foi visível a enorme dedicação que tinha pelo Clube e o esforço, se calhar para além das suas forças, que punha em tudo o que fazia em prol do Olivais; conhecia todos os atletas pelo seu nome. Na sua última participação pública, na 2ª Gala do Olivais Futebol Clube, afirmaria que "pelo Olivais vive-se, ama-se e sofre-se". 

O Minibasquete do Olivais Coimbra teve este ano uma época muito viva, batendo todos os recordes de crianças a praticarem a modalidade, atingindo um total de 113 mini atletas inscritos na FPB. 


Nos dois dias do evento, passarão pelo pavilhão Eng.º Augusto Correia cerca de duas dezenas de equipas de clubes de diferentes distritos e ainda do nosso país vizinho, Espanha. Destaque para a participação do Sport Lisboa e Benfica com um total de 4 equipas (mini 8, mini 10, mini 12 femininos e mini 12 masculinos). 


As atividades desenvolvidas envolverão insufláveis, circuitos técnicos, incluindo jogos em dois campos exteriores, montados num pavimento gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Cantanhede. 

Usaremos ainda marcadores e tabelas gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo clube Academia de Basquetebol. Os mini atletas de fora de Coimbra ficarão alojados nas instalações do Instituto Educativo de Lordemão, a quem agradecemos e terão oportunidade de usar a excelente piscina da Fundação Beatriz Santos, que simpaticamente nos apoia. 

Cerca de 200 mini-atletas estarão em competição, terminando o Torneio com o jogo "Já Fui Mini" dedicado aos atletas que no próximo ano já não serão minis e o tradicional Churrascão olivanense. 


A Sessão de Encerramento e a Entrega de Prémios terá lugar no Pavilhão Eng.º Augusto Correia no dia 22 de Junho pelas 12h30.

(in FPB