XIV Torneio de Minibasquete Dr. Valdemar Pinho

No próximo fim-de-semana, 21 e 22 de Junho, o Olivais Coimbra vai organizar o XIV Torneio de Minibasquete Dr Valdemar Pinho, para todos os escalões de Minibasquete. Este é um dos pontos mais altos do nosso clube, que homenageia o Dr Valdemar Pinho, um dos principais impulsionadores do basquetebol olivanense e, muito em especial, do Minibasquete do Olivais Coimbra. 

O Dr. Valdemar Pinho (1942 - 2001) definiu uma atuação de apoio e de carinho pela formação que ainda hoje é a marca com que o Olivais Futebol Clube assume a sua formação e leva a que ano após ano o OFC mantenha todos os escalões masculinos e femininos. Organizou pela primeira vez a participação da equipa sénior feminina nas competições europeias em 1998 e fez parte durante vários anos, até ao seu falecimento, dos Corpos Sociais do Clube, tendo sido também Presidente da Direção no mandato 1998-2000. Sempre ativo nos momentos difíceis porque passou o clube, o Dr Valdemar Pinho despendeu muito de si próprio para que o OFC não tivesse de abandonar a atividade desportiva. Foi visível a enorme dedicação que tinha pelo Clube e o esforço, se calhar para além das suas forças, que punha em tudo o que fazia em prol do Olivais; conhecia todos os atletas pelo seu nome. Na sua última participação pública, na 2ª Gala do Olivais Futebol Clube, afirmaria que "pelo Olivais vive-se, ama-se e sofre-se".

O XIV Torneio de Minibasquete Dr Valdemar Pinho inicia na manhã de Sábado com os escalões de Minis 12 Masculinos e Femininos a competir, sendo da parte da tarde a vez dos escalões de Minis 10 e Minis 8 Misto. Já no Domingo, todos os escalões jogam durante a manhã, onde não faltará o tradicional Jogo "Já Fui Mini", onde os atletas de último ano de Minibasquete se despedem desta fase fantástica e são, simbolicamente, recebidos pelos atletas Sub-14 de primeiro ano que na época anterior tinham sido também atletas minis. O Torneio culminará, como já tem vindo a ser hábito, com o "Churrascão", um almoço de convívio entre todos os participantes.

A marca presença no XIV Torneio de Minibasquete Dr Valdemar Pinho estarão todas as equipas Mini do Olivais Coimbra (Minis 12 Masculinos, Minis 12 Femininos, Minis 10 Misto, Minis 8 Misto) que receberão da A.B.Lisboa, as equipas do S.L. Benfica (no escalão de Minis 12 Masculinos, Minis 12 Femininos, Minis 10 Misto, Minis 8 Misto), da A.B.Setúbal, a equipa do GDESSA Barreiro (no escalão de Minis 12 Femininos), as equipas do Club 5Basket (no escalão de Minis 12 Masculinos, Minis 12 Femininos, Minis 10 Misto), da A.B.Aveiro, as equipas do Clube Galitos (no escalão de Minis 12 Femininos e Minis 8 Misto) e da A.B.Coimbra, as equipas do Academia de Basquetebol (no escalão de Minis 12 Masculinos, Minis 10 Misto, Minis 8 Misto) e da Esc. Sec. Bernardino Machado (no escalão de Minis 12 Masculinos).

O vereador Carlos Cidade anunciou que a Câmara Municipal de Coimbra vai apoiar a organização do XIV Torneio de Minibasquete Dr Valdemar Pinho com uma verba substancial de oito mil euros, o que toda a família olivanense agradece reconhecidamente.

Espera-se, assim uma grande agitação e alegria durante todo o fim-de-semana, pois haverá, para além dos jogos de Minibasquete, competições técnicas, insufláveis, entre outros. O XIV Torneio de Minibasquete Dr Valdemar Pinho irá contar com dois campos exteriores, montados num pavimento gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Cantanhede e ainda marcadores e tabelas gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo clube Academia de Basquetebol.
As equipas do distrito do Porto, Lisboa e Setúbal ficarão alojados nas instalações do Instituto Educativo de Lordemão, a quem agradecemos, e terão oportunidade de usar a excelente piscina da Fundação Beatriz Santos, que simpaticamente nos apoia.

Serão dois dias em grande, por isso, passem pelo pavilhão do Olivais Coimbra e venham respirar a nossa alegria pelo Minibasquetebol!