Olivais ascende ao 2º lugar
Madeirenses derrotadas em casa
A equipa feminina do Olivais Coimbra obteve este
sábado uma sensacional vitória na Madeira contra a fortíssima equipa do
CAB (70-64) e assim subiu ao segundo lugar da Liga Feminina de
basquetebol (empatada com mais 2 equipas).
Nesta 10ª jornada da Liga Feminina, o Olivais entrou mal no jogo, muito lenta na sua movimentação, e permitiu que a melhor jogadora madeirense Maria João Correia se evidenciasse, acabando o período a perder por 23-21.
O segundo período não foi melhor para as meninas de Coimbra e a madeirense Maria João Correia cotava-se como a melhor em campo, chegando ao intervalo já com 23 pontos marcados. Chegava-se assim ao intervalo com as madeirenses a ganharem por 39-34, sem contudo conseguir distanciar-se o suficiente.
O treinador olivanense Paulo Silva aproveitou o intervalo para ajustar a sua tática e a segunda parte a formação de Coimbra foi completamente diferente. As olivanenses foram alternando as soluções interiores e exteriores do ataque e conseguiram confundir as madeirenses, superiorizando-se claramente nos ressaltos e, foi sem surpresa, que o Olivais venceu o terceiro período por 20-15, assumindo a liderança do jogo (50-49).
O Olivais manteve o seu ritmo no último período e as madeirenses nunca conseguiram contrariá-lo, com as suas duas americanas em tarde negativa, mérito para a excelente defesa do Olivais. Foi assim com total merecimento e sem surpresa que o Olivais Coimbra ganhou mais um período e a partida por 70-64.
A equipa olivanense superiorizou-se em quase todos os campos: 46% de eficácia em lançamentos de 2 pontos (contra 38%) e mais oportunidades de lançamento (46 contra 39); 44% em triplos (contra 36%) apesar de o CAB Madeira converter mais (10 contra 7, dos quais 5 de Maria João Correia). O Olivais ganhou 46 ressaltos contra 33 do CAB Madeira (15 contra 10 ofensivos).
A melhor marcadora do jogo foi Maria João Correia ao marcar 32 pontos, mas a MVP da partida foi a americana do Olivais ao fazer um duplo-duplo, marcando 16 pontos e ganhando 13 ressaltos (6 ofensivos) e obtendo 27,5 pontos de valorização. A rainha das assistências foi a veterana capitã do Olivais Ana Fonseca e além da MVP do jogo evidenciaram-se nos ressaltos ganhos Carsidália Silva do Olivais Coimbra e Carolina Escórcio do CAB Madeira com 10 ressaltos cada (e 4 ofensivos cada).
Pavilhão do CAB, Funchal
CAB Madeira (64): Cintia França (3), Carla Relva, Ana Jardim, Monica Luis, Marta Bravo (8), Maria João (32), Christian Shelter (7),
Catarina Freitas (3), Yasmine Chermitti, Justina Udenze (3) e Carolina
Escorcio (8).
Treinador: João Pedro Vieira
Treinador adjunto: Ricardo Montes
Olivais Coimbra (70): Artemis Afonso (11), Marcy Gonçalves (14), Adriana Baptista, Josephine Filipe (8), Sara Luzio, Inês Veiga,
Daniela Jesus (8), Carsidália Silva (6), Ana Fonseca (7), Swayze Black(16).
Treinador: Paulo Silva
Parciais: 23-21, 16-13, 10-16, 15-20.
Árbitros: Bruno Alvarinhas (Lisboa), Marco Gonçalves (Setúbal)