Sofia Carolina Silva fala para o site da FPB

«Não ficaremos a meio caminho»
Sofia Carolina quer Olivais nos primeiros lugares

Os resultados do Olivais de Coimbra esta época têm ficado aquém do desejado, mas a equipa está determinada a dar a volta por cima, até porque ainda há muitas jornadas para disputar até ao fim do campeonato. Este fim-de-semana as antigas campeãs nacionais têm duas partidas em agenda, frente ao GDESSA e ao Algés, em que o objectivo, conforme conta Sofia Carolina, será vencer.


Este ano a equipa tem sentido mais dificuldades. Explica isso como resultado da melhoria significativa das outras equipas ou pelo facto de o Olivais não estar tão forte?

Fico satisfeita pela existência desta mudança substancial em algumas equipas da Liga Feminina, o que torna esta competição mais forte. Em todo caso, não usaria, de todo, tal acontecimento como explicação dos resultados da minha equipa durante esta fase regular. Sou da opinião que ainda há muito caminho pela frente e que não iremos ficar a meio. É duro, mas trabalhamos todos os dias para superar as nossas dificuldades, para crescermos e avançarmos. Não há desculpas! Poderia desculpar-nos pelo facto de existirem equipas com jogadoras mais experientes, pelas lesões ou até mesmo pelo facto de a nossa equipa conter atletas bastante jovens, que inclusive jogam muito tempo e que têm de assumir responsabilidades. Mas tudo na vida requer isso mesmo - responsabilidades. Por isso vamos assumi-las, pois, como já havia dito… não ficaremos a meio caminho.


Concorda que a Liga está mais competitiva e atractiva esta época?

Sim, concordo.

Sente que o basquetebol feminino está a evoluir?

Sim. De certa forma sim, pelo menos está a ser visto de outra forma. Há progressos, o que é significativo.

É da opinião que os próximos dois jogos serão importantes para definir a vossa posição no final da fase regular?

Todos os jogos são importantes, contudo, é evidente que estando na recta final da fase regular e cada jogo irá ditar o nosso futuro. Não há jogos fáceis, mas sim imprevisíveis. Portanto, é necessário mantermo-nos focadas nos nossos objectivos e continuarmos a trabalhar para sabermos como superar as dificuldades e sermos bem sucedidas.

O que têm de melhorar para saírem vencedoras da dupla jornada deste fim-de-semana frente a GDESSA e Algés?

Não será necessário fazer algo de extraordinário… Se nos superarmos, superamos qualquer coisa. Porque a ideia não é, a meu ver, criar uma grande “estratégia” para bater estas duas equipas, que pelos seus resultados não podem ser rotuladas de “fáceis”, uma vez que perderam inúmeros jogos, tal como nós, que não estavam previstos. Têm tido momentos bons e outros menos bons, contudo, ninguém treina para perder, cada um treina, cada equipa treina com diferentes objectivos a cumprir. Assim, considero que se fizermos o nosso trabalho bem feito seremos bem sucedidas, não só neste fim-de-semana como até ao final desta fase regular e para além da mesma, como em todas as competições que se avizinham.

in FPB.PT