Este prémio deixa todos os olivanenses satisfeitos pois foi totalmente merecido pelo dinamismo e juventude demostrados ao longo do ano desportivo 2008/09 por este clube de raiz num bairro e que se conseguiu impôr a nível nacional e internacional pelos feitos conseguidos no basquetebol, apesar de outros desportos mais mediáticos ocuparem tantos espaços que quase encobrem injusta e totalmente as modalidades ditas amadoras.
Se não veja-se: A equipa sénior feminina conquistou em 2008-2009 a SuperTaça Feminina, a Taça de Portugal Feminina e o Campeonato da Liga Feminina (sagrando-se bicampeã). Qualificou-se pela primeira vez para os dezasseis avos de final da Taça Europeia de Clubes a EUROCUP WOMEN, ao ficar em segundo lugar no seu grupo de qualificação com 3 vitórias
e 3 derrotas.
A equipa sub 20 masculina foi campeã distrital e foi vice-campeã da Taça Nacional da categoria. A equipa sub 16 feminina foi campeã distrital da categoria; a equipa sub 19 feminina foi campeã distrital da categoria e foi apurada para o campeonato nacional. A equipa sub 14
feminina foi apurada para o campeonato nacional.
De acordo com um ranking elaborado pela comunicação social local, o Olivais foi o clube do distrito de Coimbra que obteve os melhores resultados no conjunto da formação feminina e masculina.
O Olivais foi considerado Escola Portuguesa de Minibasquete (um certificado de qualidade atribuído pela Federação Portuguesa de Basquetebol). O Olivais organiza torneios de Minibasquete que são uma referência nacional como o Torneio Internacional Dr Valdemar Pinho.
O Olivais FC recebeu quatro prémios atribuídos por votação da Liga Feminina (Clube do Ano, Treinador do Ano, Jogadora Revelação do Ano e Dirigente do Ano). A equipa ganhou o MVP da SuperTaça e do All Star feminino; a equipa do Norte no All Star Feminino incluiu 3 jogadoras
do Olivais e o técnico principal foi o técnico do Olivais.
O Olivais teve em actividade em 2008-2009 um total de 16 equipas de basquetebol, de todos os escalões femininos e masculinos, mobilizando mais de 200 atletas ao longo de todo o ano. Apoiou a criação de uma equipa de basquetebol em cadeira de rodas que no presente ano começou a participar no Campeonato Nacional.
O Olivais viu mais de 20 atletas serem convocados para as selecções distritais que depois participaram na Festa Nacional do Basquetebol Juvenil em Abril em Portimão.
Um total de 5 atletas femininas do Olivais jogaram pelas Selecções Nacionais em jogos do Campeonato da Europa de sub 16, sub 18, sub 20 e Seniores femininos.
O Olivais é indiscutivelmente um dos clubes mais dinâmicos da cidade e do País que consegue sobreviver com o apoio generoso da Câmara Municipal de Coimbra, escassíssimos apoios locais e nenhuns apoios do poder central.