Eurocup Women; 4ª jornada, 2º jogo em casa

É já no próximo dia 2 de Dezembro, 4ª feira, pelas 20h30m, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra, que a equipa sénior feminina do OLIVAIS disputa o seu quarto jogo na competição europeia EUROCUP WOMEN deste ano. Nos jogos anteriores obteve uma vitória em casa e duas derrotas fora.

No dia 2 de Dezembro o Olivais entra em campo para defrontar pela segunda vez a equipa Gran Canaria (Club Baloncesto Islas Canárias), desta vez em casa. Trata-se de uma equipa muito difícil, de um campeonato dos mais competitivos do mundo. O Olivais perdeu com esta equipa fora de casa por 17 pontos, mas apenas concedidos nos últimos minutos pois até aí a equipa conimbricense esteve muito perto da equipa adversária; ganhámos mesmo o segundo período por 18-14.

A estrela da equipa canarinha é a americana Morgan Warburton que passou pela WNBA pelas Sacramento Monarchs e contra nós marcou 18 pontos (tem uma média de 22.3 pontos na EuroCup). A poste americana Aneika Henry de 1m 92 marcou-nos 21 pontos e ganhou 14 ressaltos. Nesta equipa destaca-se também a internacional búlgara Jaklin Zlatanova que marcou 19 pontos, tem 1m 90 e já compete há 5 anos nas competições europeias de clubes pelo Tarbes e pelo Extrugasa, equipas que as olivanenses defrontaram o ano passado. Esta equipa conta ainda
com a base ucraniana Arina Markotenko.

As americanas do Olivais Jhasmin Player e Danyel Crutcher tiveram um comportamento meritório no jogo fora ao marcar 19 e 13 pontos e ganhar 7 e 6 ressaltos respectivamente. Ana Fonseca e Filipa Freitas estiveram também em evidência nas Canarias ao marcar 14 e 6 pontos respectivamente. Todas as jogadoras estiveram a um bom nível, estando agora desejosas de mostrar que o seu esforço e qualidade valem uma vitória!

Na conferência de imprensa marcada para divulgar este jogo europeu, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra assinalou que o Olivais, que está a comemorar os seus 75 anos, passou de um clube de bairro a um clube da cidade e agora é um clube europeu.
O treinador José Miguel Araújo lembrou os objectivos traçados para esta época de renovação da equipa do Olivais com a entrada de jogadoras muito jovens com uma grande margem de progressão, o que leva a que não se possa ganhar tudo, mas a equipa não deixa de ser competitiva e de querer
ganhar. Considerou ainda que não é todos os dias que uma equipa tão nova está à beira da qualificação, mas avisou que a equipa espanhola tem duas jogadoras americanas muito boas, duas jogadores de leste de qualidade e várias jogadoras espanholas que estão ou passaram pelasselecções nacionais. Continua a considerar que em Portugal temos basquetebol para competir a nível internacional. Incentivou todos os adeptos do basquetebol a virem ao jogo presenciar um bom espectáculo de basquetebol.

O Presidente do Olivais, Carlos Ângelo, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, deu os parabéns à jovem equipa e à equipa técnica pelas suas prestações e mostrou a sua fé numa vitória portuguesa. A capitã da equipa, Ana Castro, considerou que há um grande espírito de equipa, que não há grande pressão pois se trata de uma equipa jovem que não está obrigada a ganhar. Em Espanha defrontaram uma equipa muito forte mas conseguiram manter-se sempre
dentro do jogo, pelo que entende que é possível ganhar, apelando para isso ao apoio do público.

As jogadoras americanas Danyel Crutcher e Jhasmin Player mostraram o seu optimismo. Danyel considera que jogar em casa é sempre diferente e que agora se sentem melhor preparadas para o jogo. Jhasmin entende que a equipa pode bater qualquer uma mas que, como é uma equipa jovem, não sentem a pressão de ganhar e por isso estão mais à vontade; considera que como faltam 3 jogos dos quais 2 em casa as perspectivas são boas: "I feeel good!"

Como disse o treinador José Miguel Araújo, a cidade deve apoiar uma equipa tão jovem e a equipa precisa do apoio do público. Estão todos convidados para o espectáculo na 4a feira, pelas 20h 30m no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.

--
Ana Isabel Rosendo
(Directora de Informação e Comunicação do Olivais F.C.)