FPB.PT - 5 DEZ 2020
O único jogo da Liga Skoiy deste fim de semana coloca frente a frente o Galitos/Clínica Dr. Semblano e o campeão, Olivais FC. Na antecâmara deste encontro da 10.ª jornada da Liga Skoiy, que conta com transmissão em direto e exclusivo na , a FPB conversou com duas jovens de ambas as equipas. Do lado da formação aveirense a porta-voz foi Alice Martins, enquanto nas conimbricenses, Eva Carregosa assumiu a antevisão do jogo deste domingo.
Eva Carregosa foi a porta-voz de uma equipa praticamente nova e que, de acordo com a jovem de 18 anos, ainda tem muito para crescer: “Temos uma equipa praticamente feita do zero, a maioria das jogadoras não se conheciam e só agora começamos a melhorar nesse aspeto. Ao longo das semanas temos conseguido melhorar, sobretudo como equipa. Temos de estabelecer essas ligações, deixar o jogo fluir, circular melhor a bola, no fundo remarmos todas para a mesmo lado”, contou.Na época de estreia ao serviço do Olivais, a ex-CP Natação analisou a mudança para Coimbra, reconhecendo que tem evoluído neste contacto com uma nova realidade: “Está a ser uma época diferente. No CP Natação já estava habituada ao ambiente, à equipa, era tudo mais familiar e o à vontade era maior. Estou a adorar a experiência porque de facto estou a evoluir e a ter acesso a diferentes formas de ver o jogo de basquetebol. Este ano não há tanto contra-ataque, jogamos mais a meio-campo, temos referências interiores e isso obriga-me a lidar com diferentes conceitos e a fazer, também, leituras diferentes”, finalizou.
O frente a frente com a antiga equipa não passou em claro para a internacional pelas seleções jovens portuguesas, relembrando que apesar do carinho pelo clube de Coimbra, a vontade de vencer também é muita: “Tenho muito carinho pelo Olivais, fiz lá grande parte da minha formação e vou estar sempre grata ao clube e às suas gentes. Como adversário, tudo muda. É um reencontro. Se por um lado há alguma saudade, por outro também quero vencer e demonstrar que esta mudança é positiva para mim. Tenho a vantagem de conhecer melhor o adversário que o normal”, concluiu na análise ao adversário da manhã de domingo.
Para a ex-jogadora do adversário Olivais FC, a procura do Galitos pelo primeiro triunfo na prova depende dos detalhes e da consistência da equipa nos momentos decisivos do jogo: “Somos uma equipa muito jovem, com pouca experiência. Temos poucas jogadoras com experiência de Liga e isso acaba por fazer a diferença, tem influência direta na consistência que apresentamos dentro de campo tanto no ataque como na defesa. Mas estamos mais unidas, muito melhores, é um processo que vai sendo trabalhado ao longo da temporada. Tenho confiança que estas semanas de paragem, embora nos tenham tirado o ritmo, ajudaram a melhorar noutros setores”, explicou.
O jogo é transmitido em direto pela FPB TV.