O Olivais FC foi fundado em 6 de fevereiro de 1935 e desde essa altura tem tido uma posição de relevo no bairro de St António dos Olivais, na cidade de Coimbra e no País, contando com muitas atividades notáveis, ao mais alto nível do País e até do estrangeiro.
A primeira actividade que o clube praticou foi o Ping Pong, conforme documentam as primeiras actas do clube. A segunda foi o atletismo e a terceira foi o futebol, embora, por ser a mais dispendiosa e as finanças do clube começaram logo a ressentir-se com isso, o clube foi-se virando progressivamente para o basquetebol, tendo começado a criar raízes nesta modalidade. A esta mudança não é estranha o facto de ter ganho o título nacional da 2ª divisão logo em 1945/46, escassos 10 anos depois ter iniciado a actividade formal, e de ter ainda fornecido os primeiros atletas para a selecção nacional (o saudoso Dr. Fernando Alves Pereira - “Dr Pita” - e Aníbal “Nini” Costa Ramos).
Muitas outras equipas olivanenses foram campeãs distritais ou nacionais e muitos atletas forneceu o Olivais às seleções distritais e nacionais. O Olivais FC é um dos maiores e mais galardoados clubes de basquetebol do País e tem sido o berço formativo de muitos milhares de jovens ao largo dos seus 85 anos de existência.
A equipa sénior feminina de basquetebol do Olivais FC Coimbra foi a campeã nacional da Liga Feminina e vencedora da Taça de Portugal Feminina em 2018/2019 e este ano já ganhou a SuperTaça Feminina e a Taça da Federação. Três equipas de formação foram a Fases Finais nacionais, tendo uma delas arrebatado a Taça Nacional de sub-16 femininos. O Olivais FC Coimbra ganhou em 2019/2020 4 títulos distrtais dos 6 em disputa no distrito de Coimbra.
Esta época a equipa sénior feminina competiu nas Competições Europeias pela sétima vez, onde há uns anos atrás fez história ao ser a primeira equipa portuguesa a ultrapassar a fase de grupos.
As equipas do Olivais FC e em particular a equipa sénior feminina têm conseguido uma projeção sem precedentes no panorama do basquetebol feminino nacional, tendo merecido este ano três primeira páginas no jornal “Diário de Coimbra” e outras três primeiras páginas no jornal “Diário As Beiras” (e mereceu ainda em ambos os jornais páginas inteira de reportagem com as fotografias das suas equipas de formação).
O prestígio adquirido pelo Olivais FC Coimbra é refletido no facto de ter ganho 4 prémios na edição de 2019 dos Troféus Desporto do “Diário As Beiras”, e ter ganho 3 prémios na 1ª edição do PODIUM do “Diário de Coimbra”. Nos prémios da Liga Feminina instituídos pela FPB, o Olivais recebeu também 3 distinções este ano.
Coimbra foi no ano passado o palco de várias fases finais (Taça da Federação da Liga Feminina, Final do Campeonato Nacional de sub-19 femininos e Final da Taça Nacional de sub-16 femininos) e o Pavilhão do Olivais foi palco de uma final distrital (sub-14 masculinos). Este ano já foi palco da Taça da Federação e de três fases finais distritais (sub-14 masculinos, sub-16 femininos e masculinos).
Os jogos das equipas do Olivais, em particular os da equipa sénior feminina, são frequentemente transmitidos pela FPB TV e às vezes pela BOLA TV. Os jogos transmitidos pela FPB TV ficam arquivados em permanência no YOUTUBE como se poderá verificar nas listas compiladas na página do YouTube do Olivais FC.
Sem embandeirar em arco devido às recorrentes dificuldades financeiras e ao seu Pavilhão a necessitar de obras urgentes, sem espaços de treino suficientes no seu Pavilhão para as 11 equipas que possui atualmente, sem perspetivas de poder construir o pavilhão anexo ao Pavilhão Eng. Augusto Correia (com projeto aprovado pela CMC), o OFC vai comemorar os seus 85 anos com uma cerimónia simples mas significativa. No dia 8 de fevereiro, sábado, pelas 17h, haverá uma sessão solene comemorativa no Pavilhão Eng. Augusto Correia que constará de:
17h - hastear solene da bandeira do OFC
17h 10 - intervenção do Presidente do OFC
17h 25 - Entrega dos emblemas de 25 e 50 anos de sócio do OFC
17h 35 - Entrega da distinção dos 85 anos a um conjunto de personalidades que se distinguiram na vida do Olivais
A sessão é aberta e para ela são convidados todos os interessados.