Ana Radovic antevê jogo com União Sportiva

A atleta sérvia do Olivais Ana Radovic fez declarações para a página da FPB a propósito do jogo de domingo dia 5 de janeiro de 2020 contra o União Sportiva, que será transmitido em direto pela FPBtv e pela BOLAtv.


FPB _ 04/01/2020
Olivais FC e União Sportiva frente a frente n'A Bola TV
Ana Radovic e Aliyah Collier em discurso direto

O Olivais FC recebe o União Sportiva este domingo, pelas 11 horas da manhã, partida que conta com transmissão conjunta d'A Bola TV e da FPBtv. Na antecâmara do embate entre duas das melhroes equipas do campeonato, falamos com Ana Radovic e Alyiah Collier, jogadoras que têm assumido o protagonismo nas respetivas equipas.

Ana Radovic – Olivais FC

FPB: O Olivais teve uma derrota pesada no último jogo com o União Sportiva. O que é que vão fazer diferente desta vez para garantirem a vitória?
Ana Radovic – O jogo contra o Sportiva foi um dos nossos piores esta época. Estamos a jogar melhor a cada jogo, mais confiantes. Temos de manter o foco desde o primeiro minuto e respeitar o plano de jogo. Defendermos bem será uma das chaves do jogo.

Terminadas as competições europeias o Olivais foi subindo na classificação da Liga e está no segundo lugar quando vamos para a 13.ª jornada do campeonato. Qual é a receita para este bom momento?
Ana Radovic – Foi difícil para nós jogar duas competições logo no arranque da época, mas agora que a EuroCup acabou podemos focar-nos mais no campeonato. Temos mais tempo para preparar os jogos, para descansar e jogarmos com mais energia e intensidade.

És a segunda melhor ressaltadora da Liga, em que área do jogo sentes que podes contribuir mais para o sucesso da equipa?
Ana Radovic – A minha melhor qualidade é mesmo ressaltar e ler o jogo. Tento ajudar a equipa de todas as maneiras possíveis. A minha experiência internacional ajuda as jogadoras mais novas a desenvolverem-se, já que lhes dou muitos conselhos para melhorarem não só a equipa, mas para as ajudar nas suas carreiras.

É o teu primeiro ano a jogar em Portugal. Estás a desfrutar da experiência?
Ana Radovic – O campeonato é diferente de todos aqueles em que joguei antes. Todas as equipas são competitivas e todos os jogos são difíceis. Estou a gostar de jogar e de estar cá em Portugal, é algo muito importante para mim.



Aliyah Collier – União Sportiva
Na 1.ª volta o Sportiva fez um grande jogo contra o Olivais e venceu por 82-50. Qual vai ser a abordagem que vão para o jogo deste domingo?
Vamos entrar concentradas porque é uma nova fase da temporada e todas as equipas melhoraram com o passar do tempo. Vamos jogar em casa das campeãs, portanto temos de estar compostas, jogarmos em equipa e focarmo-nos no objetivo principal que é vencer.

O União Sportiva leva seis vitórias consecutivas e apenas perdeu uma vez esta temporada.
Qual é o segredo para esta consistência?
O segredo é simples. Treinamos, mantemo-nos fiéis ao plano de jogo e estamos todas na mesma página. Todos os jogos temos um plano que seguimos. Ouvimos aquilo que os treinadores têm para dizer, porque são eles que fazem o scouting e analisam os jogos que nos ajudam a sermos bem-sucedidas dentro de campo.

És a segunda jogadora mais valiosa da Liga Feminina na tua primeira temporada profissional. Esperavas ter tanto impacto de forma imediata?
Não, não estava à espera de ser tão influente tão rapidamente, mas estava determinada a dar o máximo todos os jogos, e é isso que tenho feito. Sabia que a transição para o profissionalismo ia ser muito diferente da vida na Universidade, portanto mantive-me sempre determinada em saber e treinar mais para ser bem-sucedida.

Entramos em 2020 há uns dias, quais sãos os teus principais objetivos para este ano?
Os objetivos passam por vencer tudo, aprender e tornar-me melhor jogadora. Sei que somos uma grande equipa, capaz de chegar lá desde que mantenhamos o foco e a qualidade de jogo que já apresentamos.