Equipas do Olivais ainda em ação na pós-época


Apesar de ter acabado a época oficial de basquetebol 2016/2017, ainda há equipas do Olivais FC ativas na pós-época.

A nossa equipa de Mini 12 masculinos está na Madeira para participar no 37º Torneio MiniCesto 2017:
https://www.facebook.com/abmadeira.basquetebol/photos/pcb.1499343793410446/1499342326743926/?type=3&theater

A nossa equipa de sub-14 femininos está presente no XI Torneio Internacional O Farol (30/6, 1 e 2/7/2017):
https://www.facebook.com/torneiofarol/


A nossa equipa de Minis 10 do OFC está em Lisboa pronta para o II Torneio Internacional de Minibasquete SLBenfica.








Alice Martins de novo chamada à seleção nacional de sub-18 femininos


28/06/2017 SELEÇÃO NACIONAL DE SUB 18 FEMININOS COM ESTÁGIO EM TERRAS DE BOURO Preparação para o Europeu da categoria, Divisão B    
Com o Campeonato da Europa (Divisão B) na mira, a Seleção Nacional de Sub 18 Femininos arrancará com os trabalhos de preparação a 3 de julho, durando os mesmos até ao dia 18, em Terras de Bouro.
De referir que a turma das quinas é orientada por Agostinho Pinto, que por sua vez é coadjuvado por Teresa Barata, sendo que a equipa técnica se completa com Manuel Monteiro (Team Manager), Diana Gomes (Fisioterapeuta) e Manuel Albano (Dirigente).

O Europeu terá lugar em Dublin, capital da Irlanda, entre 4 e 13 de agosto.

As 16 jogadoras convocadas são:

- Alice Martins (Olivais FC)
- Beatriz Jordão (Quinta dos Lombos)
- Bruna Zagaria (GD Gafanha)
- Carolina Moutinho (CP Esgueira)
- Catarina Lopes (SC Coimbrões)
- Cláudia Viana (Quinta dos Lombos)
- Constança Gonçalves (Algés)
- Eliana Cabral (GDESSA)
- Luana Serranho (GDESSA)
- Maria Carvalho (AD Vagos)
- Maria Marinho (CLIP)
- Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos)
- Mariana Mendes (Clube dos Galitos)
- Marta Vargas (SL Benfica)
- Maryam Chermiti (União Sportiva)
- Tess Santos (Algés)
   



Aproxima-se o Europeu de Sub-20 femininos

A atleta olivanense Marina Silva foi de novo convocada para o estágio da Seleção Nacional de Sub-20 Femininos.
Depois de uma ausência devido à realização de exames escolares, Mariana Silva foi convocada para novo estágio de preparação da seleção entre os dias 28 de Junho e 7 de Julho, em Matosinhos, tendo em vista a participação para o Campeonato da Europa, que se disputará em Matosinhos de 8 a 16 de Julho.
O estágio é coordenado pelo Vice-Presidente da FPB Luís Veiga, tendo como Selecionador Eugénio Rodrigues, Treinadores-Adjuntos Ana Catarina Neves e José Araújo, Team Manager Ana Pinto, Fisioterapeuta Nádia Palongo e Psicóloga Nádia Tavares.


As Sub20 que a equipa técnica escolheu foram as seguintes atletas:
  • Ana Carolina Jesus (GDESSA)
  • Ana Carolina Rodrigues (CRCQ Lombos)
  • Ana Ramos (University of San Diego, EUA)
  • Bárbara Miranda (Vitória SC)
  • Carolina Bernardeco (Old Dominion, EUA)
  • Carolina Gonçalves (CRCQ Lombos)
  • Catarina Mateus (CAB Madeira)
  • Catarina Rolo (CPN)
  • Isabel Costa (Académico FC)
  • Jéssica Garcia (ESA)
  • Maianca Umabano (GDESSA)
  • Maria Inês Brandão (Club Basket San Just, Espanha)
  • Mariana Silva (Olivais FC)
  • Susana Carvalheira (AD Vagos)


Mariana Silva com boa prestação na seleção nacional de sub-20 femininos

A atleta olivanense Mariana Silva terminou no dia 18 de junho o segundo estágio da seleção nacional de sub-20 femininos, com a participação no Torneio Internacional de Esposende.A sua prestação em cada jogo foi a seguinte:

1º jogo
Portugal, Seleção Nacional de Seniores Femininos 62 - Portugal Sub 20 Fem 56.
A nossa Mariana Silva jogou 17m, marcou 6 pontos e ganhou 2 ressaltos!

2º jogo
Seleção sub-20 da Holanda 63 - Portugal Sub 20 Fem 33
Mariana Silva jogou 29m, marcou 2 pontos, ganhou 3 ressaltos, roubou 1 bola e fez 2 desarmes de lançamento!

3º jogo
Seleção Sub 20 da Turquia 52 - Portugal Sub 20 Fem 59
Neste terceiro jogo, a nossa Mariana Silva jogou 22 minutos, marcou 9 pontos, ganhou 3 ressaltos e roubou 2 bolas, nesta vitória de Portugal sobre a Turquia.
Foi uma excelente prestação, sobretudo se considerarmos que a Mariana Silva ainda é sub-18.

O Selecionador Nacional de Sub20 Femininos faz balanço positivo do Torneio de Esposende. Eugénio Rodrigues considera que "o balanço da participação no Torneio de Esposende é positivo", apesar de "alguns problemas relacionados com lesões que reduziram bastante o grupo de trabalho com consequências menos positivas, quer no plano da gestão física, quer no plano das soluções".

"Tratou-se de um torneio integrado no nossos primeiro e segundo estágios, pelo que foi um bom balão de ensaio para o trabalho que desenvolvemos desde o treino nº 1. Instituir a nossa filosofia e criar o modelo de jogo demora o seu tempo e necessita de ser testada, pelo que estes jogos foram muito importantes para isso mesmo", acrescenta o selecionador luso.


XVII torneio de Minibasquete Dr. Valdemar Pinho

O Departamento de Minibasquete do Olivais FC Coimbra vai organizar mais uma vez o Torneio Internacional de Minibasquete DrValdemar Pinho, que este ano será o 17º e que terá lugar no Pavilhão Eng.º Augusto Correia em Coimbra nos dias 17 e 18 de Junho de 201​​7. Neste torneio iremos contar com a presença de 19 equipas da A.B.Coimbra, A.B.Aveiro, A.B.Porto, A.B.Lisboa, A.B.Setúbal, dos Açores (Faial). Destacamos a participação de 3 equipas do S.L.Benfica.

Este evento é já uma tradição no nosso clube, que homenageia o nome de um falecido dirigente que muito lutou pelo desenvolvimento do basquetebol em Coimbra, em particular do minibasqueteFez parte durante vários anos, até ao seu falecimento, dos Corpos Sociais do Clube, tendo sido também Presidente da Direção no mandato 1998-2000. Desta forma, é um momento alto da nossa época desportiva. 



Para que este momento seja possível, precisamos do apoio de diversas entidades. Destacamos a Câmara Municipal de Coimbra, a Junta de Freguesia de St António dos Olivais, o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, a GNR, assim como as empresas Nutriva, Auchan entre outras.


3 jogos oficiais e o XVII VP para terminar a época


Aproxima-se o final dos campeonatos oficiais. Há ainda 2 equipas do Olivais envolvidas em campeonatos oficias que terminam este fima de semana.

A nossa equipa de sub-16 masculinos conclui o Torneio InterAssociações, 2ª fase, Série G, com as duas últimas jornadas do Campeonato. Primeiro desloca-se a Alfena no dia 15 para defrontar o A.C.A./DOSAPAC. No dia 18 recebe em casa a equipa do Esgueira/Púcaro.

A nossa equipa B de sub-16 femininos tem o último jogo do Torneio InterAssociações, 2ª fase, Série F, deslocando-se a Vila Pouca de Aguiar para defrontar a equipa local no feriado de 15 de junho.

No fim de semana de 17 e 18 de junho decorre o sempre ansiado Torneio Internacional de Minibasquete Dr Valdemar Pinho.







Segunda medalha de bronze seguida para os sub-16 femininos do Olivais

A equipa sub-16 feminina do Olivais obteve, pelo segundo ano consecutivo, a medalha de bronze na Final Nacional de sub-16 femininos em Basquetebol, depois de derrotar no derradeiro jogo a equipa madeirense do CAB Madeira.

Este é um feito sem precedentes na história do Olivais e atesta o nível atingido pela formação olivanense, que urge continuar e apoiar. Note-se que, nesta equipa, já foram chamadas este ano a estágios de seleções nacionais um total de 6 atletas.

O Olivais entrou muito bem no jogo garantindo uma vantagem confortável nos dois primeiros períodos, atingindo o intervalo a ganhar por 16 pontos. No início do terceiro período a equipa olivanense atingiu mesmo uma vantagem de 22 pontos. A treinadora Leonor Silva optou por rodar todas jogadoras, que isto de acabar um jogo na sexta-feira perto da 1 da manhã e ter de fazer três jogos com menos de 16h de intervalo entre eles é duro para miúdas de 14 e 15 anos. No terceiro período o CAB, que dependia da vitória para poder estar no próximo ano no Campeonato Nacional, deu o tudo por tudo e recuperou parte da vantagem do Olivais tendo mesmo chegado no 4º período a estar a apenas 1 ponto de diferença. Mas no final as jogadoras mais experientes do Olivais conseguiram manter a serenidade e assegurar uma vantagem final de 8 pontos.

Estatisticamente este último jogo do Olivais na Fase Final Nacional foi muito equilibrado, tendo o Olivais um ligeiro ascendente nos ressaltos (55 contra 44), percentagem de lançamento (38% contra 33%), percentagem de lances livres convertidos (59% contra 52%) e pontos convertidos na zona pintada (48 contra 38). De resto não houve grande diferença: percas de bola (38 contra 40), roubos de bola (25 contra 18), tentativas de lançamento (68 contra 66) e lances livres tentados (27 para os dois lados).




A MVP do desafio foi a olivanense Matilde Ferreira, que marcou 20 pontos, ganhou 12 ressaltos, fez 3 assistências, roubou 4 bolas e fez 1 desarme de lançamento; obteve assim uma valorização MVP de 32. A olivanense Mafalda Pompeu também obteve uma valorização elevada com 26 pontos de valorização, à frente da polaca do CAB Madeira, Kamila Skierska, que foi a melhor jogadora do CAB com 20,5 pontos de valorização.

11 Jun 2017
9.30 CAB MADEIRA vs Olivais Coimbra-A
Pavilhão Municipal de Casal de Cambra
Árbitros: Paulo Pereira (Lisboa), Ruthiel Trevisan (Lisboa).
Oficiais de mesa: Nuno Milheiro, Alexandrino Tomás (Lisboa)
Espectadores: cerca de 80

CAB MADEIRA (60)
Inês Vieira (14), Laura Rodrigues (4), Maria Gonçalves (12), Marta Travassa, Laura Ornelas (4);
Kamila Skierska (11), Catarina Faria, Beatriz Pereira, Andreia Caires (15), Eduarda Freitas, Jorgina Tavares.
Treinadores: Fátima Silva e Rafael Águia.

OLIVAIS Coimbra (68)
Maria Carolina Marques (3), Matilde Ferreira (20) (cap), Mafalda Abreu (5), Ana Beatriz Dias (4), Camila Soares;
Leonor Martins, Sara Horta (4), Beatriz Alves (2), Mafalda Pompeu (25), Sofia Henriques, Raquel Alves (1), Joice Sebastião (4).
Treinadores: Leonor Silva e Michelle Brandão.

Parciais: 14-20, 5-15, 16-9, 25-24.


A coroar o excelente desempenho da equipa nesta Fase Final, duas jogadoras do Olivais foram distinguidas com prémios individuais, por votação dos treinadores das equipas finalistas e da seleção nacional. Assim, Matilde Ferreira e Mafalda Pompeu foram escolhidas para o 5 ideal e Matilde Ferreira foi considerada a MVP da Fase Final. Isto prova mais uma vez a excelência da formação do Olivais, que permitiu atingir patamares nunca antes alcançados por atletas ou equipas de formação feminina.




Olivais luta no domingo pela medalha de bronze

A equipa de sub-16 femininos do Olivais esteve perto de ganhar o seu primeiro jogo na Fase Final de sub-16 femininos, mas um último período pouco conseguido frustrou as expectativas das conimbricences. Ao intervalo a equipa olivanense estava na frente, apesar de ser apenas por um ponto, embora a meio do segundo período tivesse tido um avanço de 9 pontos. O terceiro período foi muito equilibrado mas no quarto período uma baixa taxa de concretização de lances livres (31% contra 55% do adversário) e uma grande diferença de percas de bola (45 contra 20 do CPN), derivada de alguma tolerância da arbitragem ao contacto físico, levou a que a equipa olivanense perdesse o último período por uma diferença surpreendente de 23-8.

A MVP do desafio foi a olivanense Matilde Ferreira que nos 26 minutos que este em jogo marcou 18 pontos (com 71% nos lançamentos de 2 pontos), ganhou 6 ressaltos, fez 2 assistências e roubou 2 bolas. Obteve assim uma valorização MVP de 20,5 o que foi melhor que a jogadora do CPN mais valorizada do CPN Marta Leite que obteve 18,5.

Pelo Olivais jogaram e marcaram:

OLIVAIS Coimbra (41)
Maria Carolina Marques (2),  Matilde Ferreira (18) (cap), Mafalda Abreu, 
Sofia Henriques (1), Camila Soares (6);
Leonor Martins, Ana Beatriz Dias, Sara Horta, Beatriz Alves, Mafalda Pompeu (7), Raquel Alves (7), Margarida Menezes.

Treinadores: Leonor Silva e Michelle Brandão.

Parciais: 14-15, 10-10, 10-08, 23-08.

Hoje, domingo, os jogos da 3a e última jornada da Fase Final são:

9h30: CAB Madeira - Olivais Coimbra
14h: CPN - CB Queluz 

A equipa olivanense luta com a equipa madeirense pelo terceiro lugar do pódio.

A transmissão dos jogos é feita em direto pelo canal FPBtv:



Olivais perde primeiro jogo da Final nacional de sub-16 femininos

A equipa olivanense teve um excelente desempenho no primeiro jogo da Fase Final de sub-16 femininos mas não conseguiu lutar contra o maior poderia físico da equipa adversária, em parte graças à permissividade da equipa de arbitragem ao contacto físico.

A equipa olivanense foi para o intervalo a ganhar mas, ficando carregada de faltas no terceiro período, não teve capacidade de reagir à entrada avassaladora da equipa adversária, excelentemente comandada por Dilma Semedo, a MVP da partida com uns impressionantes 27,5 pontos de valorização com 26 pontos marcados em 30 minutos de jogo.

Na equipa do Olivais a jogadora mais valorizada foi Mafalda Pompeu com 24 pontos de valorização MVP e 24 pontos marcados em 37 minutos, logo seguida de Ana Beatriz Dias com 8,5 pontos de valorização e 6 pontos marcados em 22 minutos.

Pelo Olivais jogaram e marcaram:

OLIVAIS Coimbra (56)
Maria Carolina Marques (8),  Matilde Ferreira (2) (cap), Mafalda Abreu, Ana Beatriz Dias (6), Camila Soares;
Leonor Martins (4), Sara Horta (1), Beatriz Alves, Mafalda Pompeu (24), Sofia Henriques (1), Raquel Alves (7), Joice Sebastião (3).

Treinadores: Leonor Silva e Michelle Brandão.

Parciais: 18-08, 18-30, 19-06, 14-12.

Hoje, sábado, os jogos da 2a jornada da Fase Final são:

16h: CPN - Olivais Coimbra
18h: CB Queluz - CAB Madeira

Nada está ainda perdido pois são três jogos nesta Fase Final.

A transmissão dos jogos é feita em direto pelo canal FPBtv:



Michelle Brandão chamada à seleção nacional feminina


A internacional portuguesa Michelle Brandão, que em 2016/2017 representou o OLIVAIS FC, foi novamente chamada à seleção nacional sénior, graças à sua excelente prestação na Liga Feminina em 2016/2017. Com efeito o selecionador nacional Ricardo Vasconcelos fez-lhe a seguinte referência: "Foi deveras interessante assistir a Michelle Brandão em boa forma física, sem lesões aparentes, a liderar os ritmos da equipa e a descobrir passes após o bloqueio direto que entravam no tempo e no espaço certo a dar vantagens as colegas"
Na época que agora acabou Michelle Brandão liderou a Liga Feminina em assistências com uma média de 5,6 assistências por jogo, tendo chegado a fazer 13 assistências num só jogo na jornada de 14-15 janeiro 2017.
Michelle Brandão foi selecionada para o All Star 2017 e foi votada para o cinco inicial. Participou também no concurso de triplos do All Star.
Michelle Brandão regressou à equipa senior feminina olivanense em janeiro de 2016, tendo antes já jogado na equipa olivanense entre 2008/2009 e 2010/2011.
Michelle Brandão iniciou a sua carreira de basquetebol na Casa do Povo de Freixo em 2001/2002 nos Mini 10 onde esteve 2 anos. Entre 2003/2004 e 2007/2008 representou a Escola Desportiva Limiana. Em 2008/2009 começou a representar o Olivais onde foi campeã nacional e ganhou duas Taças de Portugal e duas SuperTaças. Participou em três anos consecutivos com o Olivais na Competição Europeia Euro Cup. Foi ainda vice-campeã nacional de sub-19 com o Olivais.
Em 2001 recebeu um Voto de Louvor da FPB porque fez parte da Selecção Nacional Sub-20 Femininos que conquistou a medalha de prata no Campeonato da Europa – Divisão B e o consequente apuramento para a Divisão A.  
Entre 2011/2012 e 2013/2014 esteve na Universidade Old Dominium (a mesma onde esteve Ticha Penicheiro e Mery Andrade e onde está atualmente Carolina Bernardeco).  
Entre setembro e dezembro de 2015 representou a equipa do Badajoz que compete na Liga Feminina 2 espanhola.
Na Liga Feminina portuguesa de 2015/2016 jogou 13 jogos tendo jogado uma média de 34 minutos por jogo, marcado 6.2 pontos por jogo, 3.6 ressaltos, 3.2 assistências, 2.5 roubos de bola e ainda sofreu 2.3 faltas por jogo.
A direção do Olivais FC faz votos de uma excelente prestação de Michelle Brandão na seleção nacional feminina.

Treinadora do Olivais antevê Fase Final de sub-16 femininos


Em declarações ao site da FPB, a treinadora da equipa de sub-16 femininos do Olivais FC Coimbra, antevê a Final a 4 do próximo fim de semana:


08/06/2017
"A vitória será o equilíbrio da competição" 
Leonor Silva, treinadora da equipa de Sub 16 Femininos do Olivais Coimbra, espera emoção na fase final

O Olivais Coimbra lutará pelo título nacional de Sub 16 Femininos, este fim de semana, e Leonor Silva, treinadora da turma da cidade dos estudantes, espera muito equilíbrio, algo que engrandecerá a competição.
Na sua opinião, haverá favoritos à vitória nesta prova?
Na minha opinião, a vitória será o equilíbrio da competição. Julgo que será um fim-de-semana com todos os jogos a serem discutidos do início ao fim e em que qualquer um pode levar o outro por vencido. As quatro equipas chegaram até aqui meritoriamente e todas devem ser respeitadas por isso.

Como avalia os adversários em competição?
O CPN e o CB Queluz, os primeiros classificados das zonas Norte e Sul, respetivamente, têm equipas com bastantes atletas de valor, tendo por isso possibilidade de manter a qualidade em campo durante muito tempo do jogo, sendo que ambas primam por uma defesa bastante agressiva, criando muitas dificuldades aos seus opositores. O CAB Madeira apresentou-se na Fase Intermédia com uma equipa muito guerreira e lutadora, primando pelo valor do seu coletivo dentro de campo aliado à defesa pressionante e à capacidade de tiro exterior.

Em que aspetos as suas jogadoras terão de ser mais fortes?
A nossa equipa terá de se manter mais forte na superação. Os jogos vão ser muito equilibrados e será importante manter o foco no jogo em si, do primeiro ao último minuto. Já mostrámos ser capazes de o fazer, não só ao longo desta época, mas ao longo dos últimos anos de trabalho. Foi exatamente por isso que, no ano passado, conseguimos atingir pela primeira vez um ponto alto nacional. A nossa equipa tem feito um bom trabalho ao longo do tempo, treinámos sempre que foi preciso, todas se sacrificaram pelo trabalho coletivo e por isso têm todo o mérito de disfrutar e lutar por este momento. Eu, especialmente, como treinadora deste coletivo, não podia estar mais orgulhosa de cada uma delas individualmente e da equipa no seu todo. Quero por isso agradecer-lhes todo o empenho, bem como a toda ao grupo Sénior Feminino, às equipas de formação Feminina e formação e competição Masculina do Olivais FC, que muito nos ajudaram e trabalharam connosco ao longo desta longa caminhada. Por fim, agradecer todo o apoio dos pais, familiares e amigos, pois sem ele nunca teríamos chegado até aqui.


5 jogos oficiais no próximo fim de semana

No próximo fim de semana, apesar de alguns campeonatos já terem acabado, há ainda equipas do Olivais envolvidas em 3 campeonatos.

O destaque vai para a fase Final de sub-16 femininos que decorre no próximo fim de semana e onde o Olivais FC participa pela segunda vez consecutiva, um facto inédito na história do clube. Vai ser um fim de semana muito intenso e em que toda a Família Olivanense torce para que a equipa melhore o resultado do ano passado (medalha de bronze).

Os jogos decorrem na sexta, sábado e domingo, sendo que o primeiro jogo será pelas 22h conta o Basket Clube de Queluz. Todos os jogos decorrem no Pavilhão Municipal de Casal Cambra (Sintra). De referir que a FPB transmitirá todos os desafios desta luta pelo título nacional.

A nossa equipa de sub-16 masculinos prossegue o Torneio InterAssociações, 2ª fase, Série G, faltando mais duas jornadas para conclusão do Campeonato. Nesta jornada desloca-se a Viana do castelo para defrontar o C.B.V./LeitariadoCarmo.

A nossa equipa B de sub-16 femininos tem mais um jogo do Torneio InterAssociações, 2ª fase, Série F, recebendo em casa o Basquete Clube de Vila Real. Ficam a faltar também 2 jornadas para a conclusão da prova.

No fim de semana de 17 e 18 de junho decorrerá o sempre ansiado Torneio Internacional de Minibasquete Dr Valdemar Pinho. 








Olivais Coimbra derrota CAB Madeira no último jogo da 2ª fase do Nacional de sub-16 femininos

A equipa de sub-16 femininos do Olivais ultrapassou com sucesso, mantendo-se assim invicta nesta fase, o último jogo da 2ª Fase – Fase Intermédia do Campeonato Nacional de Basquetebol de sub-16 femininos que se disputou este fim de semana em Ermesinde.

No final desta Fase apuraram-se para a Fase Final nacional as equipas do Olivais FC e do CAB Madeira. A Fase Final nacional decorrerá nos dias 9, 10 e 11 de junho no Pavilhão Municipal de Casal de Cambra, no concelho de Sintra.

A equipa olivanense entrou outra vez muito bem no jogo ganhando os dois primeiros parciais. Ao intervalo tinha uma vantagem de 9 pontos. Na segunda parte assistiu-se a uma forte reação da equipa madeirense, que chegou mesmo a passar para a frente no quarto período, mas apenas por alguns segundos. A equipa do Olivais FC Coimbra, já sem a pressão de disputar o acesso à fase Final que já estava assegurado, conseguiu manter-se concentrada, apesar da baixa percentagem de lançamentos muito devida a uma excessiva permissividade da equipa de arbitragem no contacto físico.

Estatisticamente o jogo foi muito equilibrado, tendo o Olivais ascendente apenas nos ressaltos (64 contra 43) e percentagem de lançamento (34% contra 26%). De resto não houve grande diferença: percas de bola (36 contra 34), roubos de bola (23 contra 21), tentativas de lançamento (71 contra 76) e lances livres tentados (12 contra 18).


A MVP do desafio foi a olivanense Raquel Alves, que marcou 13 pontos, ganhou 9 ressaltos, fez 3 assistências, roubou 5 bolas e fez 1 desarme de lançamento.


04 Jun 2017
11.00 CAB MADEIRA vs Olivais Coimbra-A -----
Pavilhão Municipal de Ermesinde
Árbitros: Nuno Monteiro (Porto), Luís Costa (Porto).
Oficiais de mesa: Manuela Ribeiro, Joana Gonçalves, Vânia Nogueira (Porto)
Espectadores: cerca de 50


CAB MADEIRA (55)
Beatriz Pereira (3), Marta Travassa (4), Kamila Skierska (10), Catarina Faria, Laura Ornelas;
Inês Vieira (12), Laura Rodrigues, Andreia Caires (10), Maria Gonçalves (3), Eduarda Freitas, Margarida Vieira (13).
Treinadores: Fátima Silva e Rafael Águia.


OLIVAIS Coimbra (57)
Maria Carolina Marques (2),  Matilde Ferreira (11) (cap), Mafalda Abreu (2), Ana Beatriz Dias (4), Camila Soares (4);
Leonor Martins (3), Sara Horta (2), Beatriz Alves (2), Mafalda Pompeu (14), Sofia Henriques, Raquel Alves (13).
Treinadores: Leonor Silva e Michelle Brandão.


Parciais: 06-12, 21-24, 13-06, 15-15.





Olivais ganha primeiro jogo da 2ª fase do Nacional de sub-16 femininos

A equipa de sub-16 femininos do Olivais ultrapassou com sucesso o primeiro jogo da 2ª Fase – Fase Intermédia do Campeonato Nacional de Basquetebol de sub-16 femininos que se está a disputar este fim de semana em Ermesinde. Com este resultado a equipa do Olivais FC deu um passo de gigante para aceder à 3ª fase - Fase Final, sendo que apenas um resultado catastrófico no jogo do próximo domingo poderá impedir tal facto.

A equipa olivanense entrou muito bem no jogo ganhando folgadamente os dois primeiros parciais. Na segunda parte assistiu-se a uma reação da equipa do Barreiro, mas nunca de modo a colocar em causa a liderança do Olivais FC, apesar da tremenda presão de disputar uma Fase que dá acesso à Fase Final, com um alto número de faltas marcadas (25, igual para as duas equipas) e com 2 jogadoras do Olivais excluídas. Contudo a arbitragem foi de boa qualidade.

A equipa do Olivais FC liderou em percas de bola (22 contra 38), em roubos de bola (24 contra 7) e em tentativas de lançamento (64 contra 50) e lances livres tentados (32 contra 24) embora tenha sido menos eficaz na eficácia de lançamento (34% contra 36%) e na eficácia de lances livres (47% contra 71%) mas compensou a menor eficácia com o maior número de tentativas pelo que acabou por liderar em lançamentos de 2 pontos bem sucedidos (21 contra 18), de 3 pontos (1 contra 0) e equilibrou os lances livres bem sucedidos (15 contra 17).

A MVP do desafio foi a olivanense Matilde Ferreira, autora do único triplo concretizado no desafio, que marcou 13 pontos, ganhou 6 ressaltos, fez 3 assistências e roubou 4 bolas.

02 Jun 2017
21.30 Olivais Coimbra-A vs GDESSA A/Libas Detail -----
Pavilhão Municipal de Ermesinde
2 de junho de 2017, 21h30


Árbitros: Pedro Azevedo (Porto), Rafael Gonçalves (Porto).
Oficiais de mesa: Luís Marques, Ana Laranjeira, Luís Marques (Porto)
Espectadores: cerca de 120

OLIVAIS Coimbra (60)

Maria Carolina Marques (10),  Matilde Ferreira (13) (cap), Mafalda Abreu (3), Camila Soares, Beatriz Alves (5);
Leonor Martins (9), Sara Horta, Mafalda Pompeu (12), Ana Beatriz Dias (2), Sofia Henriques, Raquel Alves (6), Joice Sebastião.

Treinadores: Leonor Silva e Michelle Brandão.

GDESSA-Barreiro (53)
Catarina Amaro, Carolina Silveira (2), Joana Pires, Teresa Faustino (19), Joana Lopes (12);
Leonor Palma (11), Ana Silva (3), Bruna Magarrqeiro (2), Inês Silva, Rita Ruivo, Ana Acates, Catarina Barata (4).

Treinador: Sérgio Seixo.

Parciais: 19-12, 13-07, 14-19, 14-15.

Os restantes jogos desta 2ª Fase são:

03 Jun 2017
15.00 GDESSA A/Libas Detail vs CAB MADEIRA -----

04 Jun 2017
11.00 CAB MADEIRA vs Olivais Coimbra-A -----

As duas equipas primeiras classificadas neste fase terão acesso à Fase Final 
do Campeonato Nacional de Basquetebol de sub-16 femininos que decorrerá em Sintra nos dias 9, 10 e 11 de junho.