DIA DOS VIZINHOS 2016

Dia Europeu dos Vizinhos 2016
27 de maio de 2016
A celebração deste dia visa promover o convívio e a sociabilização entre os vizinhos. Conhecer os vizinhos ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e cria novos laços de solidariedade entre as pessoas. A ideia de criar o Dia dos Vizinhos nasceu na cidade de Paris, em 1990, quando Atanase Périfan e um grupo de amigos criaram a associação "Amigos de Paris" (Paris d'amis) no 17º bairro da cidade francesa, com o objetivo de aproximar as pessoas contra o isolamento.
Aproxima-se a comemoração de mais um Dia dos Vizinhos, dia anual de convívio privilegiado com aqueles com quem só ocasionalmente nos cruzamos no bairro, na rua, na escada, no elevador, na paragem do autocarro - os nossos VIZINHOS! Como nos anos anteriores, esta iniciativa, que já faz parte dos eventos anuais da nossa cidade e de tantas outras, só consegue a amplitude e o êxito desejado, pela iniciativa popular de quem as promove e de quem as vive.
Em Coimbra, o Dia dos Vizinhos comemora-se desde 2005, e com ele visa-se também combater a apatia e o isolamento, fomentando o convívio. É uma grande oportunidade para as cidades, para as associações de moradores, as colectividades, mobilizarem os habitantes, criando um espaço de encontro e de socialização, cabendo a cada grupo de cidadãos organizar a sua própria festa e nela participar ativamente. A agitação da vida urbana fomenta o individualismo e a indiferença por aqueles que mais próximo de nós residem. Não conhecemos os nossos vizinhos e não estimulamos as relações interpessoais.  Convidar os vizinhos para partilhar uma refeição em clima de festa não resolve os problemas sociais, mas este simples gesto pode permitir criar novos laços de solidariedade entre as pessoas, rompendo o anonimato e o isolamento que vem a aumentar nas nossas cidades.
Apareça no Pavilhão Eng. Augusto Correia (parque de estacionamento) para uma refeição partilhada e animada entre as 20h e as 23h.