OLIVAIS FC / UrgicentroSANFIL perde invencibilidade na II fase mas segura liderança

BASQUETEBOL – Seniores Masculinos (1ª divisão)

OLIVAIS FC / UrgicentroSANFIL segura o 1º lugar da série



Foi um fim-de-semana muito duro para o Olivais!

A equipa sénior masculina do OLIVAIS FC / UrgicentroSANFIL passou o fim de semana de 16 e 17 de Maio…ON ROAD!

No sábado, tinha pela frente um jogo extremamente complicado, com a equipa da Sanjoanense (que perdera em Coimbra por 22 pontos) e no domingo, em Braga, perante o Sporting Clube de Braga!

O OFC perdeu no sábado por…21 pontos (81 – 60), mas ganhou no domingo, pelo que consegue, a muito custo, manter a liderança na sua série, quando apenas lhe falta disputar um jogo.

 


SANJOANENSE – 81 / OLIVAIS – 60 (sábado, dia 16)

A equipa da casa entrou muito determinada no jogo e, com um festival de triplos e uma percentagem altíssima de lançamentos de curta e média distância, rapidamente anulou a vantagem de 20 pontos (37-18 aos 10 minutos de jogo).

A equipa do Olivais parecia adormecida ou assustada com o poderio ofensivo da Sanjoanense, mas reagiu bem no 2º período (12-11 para os da casa, e 49-29 ao intervalo) e melhor ainda no 3º período, que venceu por 15-20, colocando o marcador em 64-49.

Uma arbitragem anormalmente caseira, a lesão do jovem Rui Saraiva e o apoio do público que encheu o pavilhão Paulo Pinto, ajudaram a um ressurgimento dos visitados e, a escassos 2 minutos do termo do jogo, a vantagem era da Sanjoanense (chegou a usufruir de 25 pontos de vantagem).

Em jogo impróprio para cardíacos, com o Olivais privado do seu poste Dário Furtado, muito condicionado pela arbitragem (apenas 12 lançamentos duplos convertidos), com alguma dualidade de critérios e permissiva nos contactos, a falhar lances livres (12, no total), chegou ao lance final do jogo a perder por 24: 81-57. É nestes momentos que se vê a raça de que são feitos determinados campeões e, quando a bola chegou às mãos de Fernando Sousa, o mais experiente dos olivanenses, fez “apenas” o que poderia fazer, a escassos 5 segundos de soar a buzina…lançamento triplo…CONVERTIDO ! E que resultou na mais doce das derrotas, por 21 pontos, depois da vitória do OLIVAIS FC em Coimbra, por 22.

Com arbitragem (demasiado caseira) de Jorge Marques e Frederico Maia (Aveiro), alinharam e marcaram:

AD SANJOANENSE (81)

R. Silva (10), M. Santiago (14), Jorge Sing (6), Tiago Valente (13) e Pedro Azevedo (25); S. Rodrigues (7), J. Ferreira (6) e Filipe Elias.

OLIVAIS FC / UrgicentroSANFIL (60)

André Godinho (11), Garcia Destino (11), Fernando Sousa (17), Carlos Ramos (3) e Dário Furtado (1); Gonçalo Machado (5), Rui Saraiva (7) e Rui Lopes (5).

Parciais: 37-18; 12-11; 15-20; 17-11.

 


SC BRAGA – 53 / OLIVAIS – 61 (domingo, dia 17)

Na ressaca do jogo intenso da véspera, da semana académica de Coimbra e de uma noite mal dormida, em Guimarães, o Olivais teria obrigatoriamente de vencer em Braga para segurar a liderança da série.

O jogo começou a bom ritmo com um parcial de 17-21 e com o habitual cinco inicial em campo. Mas, privados de Rui Saraiva (lesão no pé, contraída na véspera), do capitão Guilherme Silva (desde há 8 dias) e de António Santos (expulso no jogo de sábado), e permeáveis na defesa, os olivanenses iam para o intervalo a perder por 2.

Um 3º período muito razoável colocava o score em 46 – 46, pelo que os últimos 10 minutos do jogo seriam decisivos para definir quem se manteria na frente da série, se o Olivais (vencendo), se a Sanjoanense (caso o OFC perdesse em Braga).

O OFC entrou muito mal no 4º período, sofrendo triplos, revelando cansaço e falta de discernimento. Um providencial desconto de tempo, um apelo ao que restava de forças e a mudança defensiva para uma zona 1-3-1, levaram o resultado de uns perigosos 53 – 50, para os 53 – 61, ou seja, numa “sapatada” final, num assomo de brio, coragem e capacidade, o OLIVAIS fazia um parcial de 0-11 e selava a indispensável vitória. Suada, sofrida e…saborosa.

Com arbitragem (excelente) de Paulo Marques (Porto) e Diogo Martins (Braga), alinharam e marcaram:

SC BRAGA (53)

L. Araújo (8), J. Barros (0), P. Afonseca (10), P. Dias (17) e M. Batista (0); P. Samarão (2), J. Noivo (2), M. Passos (0), A. Gomes (2), A. Moreira (6), G. Gabriel (0) e J. Marques (6).

OLIVAIS FC / UrgicentroSANFIL (61)

André Godinho (15), Garcia Destino (4), Fernando Sousa (22), Carlos Ramos (3) e Dário Furtado (10); Gonçalo Machado (3), Bruno Bernardino (2), Alexandre Cavaleiro (0) e Rui Lopes (2).

Para manter a liderança da série e discutir com o vencedor da outra série (a equipa B do Dragon Force) uma eventual subida à PROLIGA, “basta” vencer o Leça no próximo sábado, dia 23, pelas 15 h, no pavilhão Augusto Correia.

Sócios e simpatizantes do OLIVAIS FC, amantes da modalidade, compareçam à ultima das “batalhas” desta 2ª fase, que oporá o OLIVAIS FC (6 V e 1 D) ao GDB Leça. Vencendo, o OFC garante presença na Fase Final zonal norte, a 6 ou 7 de Junho.