Josephine Filipe na seleção nacional de sub-18 femininos


A olivanense Josephine Filipe foi convocada para mais um estágio da Seleção Nacional de sub-18 femininos de basquetebol, que decorrerá entre 11 e 19 de julho no Centro de Estágio da Cruz Quebrada.

Este estágio tem em vista a participação da Selecção Nacional de Sub-18 Femininos no Campeonato da Europa – Divisão A, que se realizará entre 15 e 25 de Agosto próximo em Vukovar/Vinkovci, Croácia.

Este estágio é orientado pela selecionadora nacional Mariyana Kostourkova e pela sua treinadora-adjunta Ana Margarida Faria.

Recorde-se que esta equipa ficou em terceiro lugar no Campeonato da Europa - Divisão B, que decorreu na Macedónia entre 26 de Julho e 5 de Agosto de 2012. Foi assim que ganhou o direito a disputar em 2013 o Campeonato da Divisão A. Neste Campeonato ficará no grupo C onde defrontará as seleções da Grécia, da Sérvia e da Suécia (no ano passado estas equipas ficaram respetivamente em 11º, 3 e 10º lugares entre 16 equipas).

Em 2012 a olivanense Josephine Filipe foi a segunda melhor marcadora da equipa portuguesa ao marcar uma média de 10,7 pontos por jogo nos 7 jogos que disputou no campeonato. Ainda ganhou uma média de 3,7 ressaltos e fez uma média de 1,3 assistências por jogo.

A ateta Josephine Filipe compete desde o ano passado na equipa senior feminina do Olivais FC tendo jogado de uma forma cada vez mais consistente ao longo destas duas épocas, sendo uma das jogadoras indispensáveis da equipa. É uma atleta extremo muito rápida que ganha muitos ressaltos e consegue obter uma boa percentagem de lançamentos. No ano passado fez 21 jogos pela equipa senior do Olivais na Liga Feminina e Taça de Portugal, tendo jogado uma média de 24 minutos por jogo. As suas estatísticas na mais alta competição de basquetebol feminino em Portugal foram impressionantes para uma jogadora que então tinha 16 anos: ganhou uma média de 4.3 ressaltos por jogo e marcou uma média de 5.6 pontos por jogo.
Este ano jogou 28 jogos na Liga Feminina tendo obtido uma média de 6,3 pontos (total de 177 pontos marcados) e de 3,8 ressaltos (num total de 105 ressaltos ganhos). Jogou uma média de 21 minutos por jogo, tendo ainda participado em vários jogos da equipa junior feminina que esteve perto de ir à Fase Final do Campeonato Nacional.

A atleta Josephine Filipe iniciou a sua formação no ex-Clube PT em 2007, tendo sido selecionada para o Centro Nacional de Treino da Federação Portuguesa de Basquetebol sediado no Colégio do Calvão em 2009, e manteve-se nos Centros Nacionais de Treino até 2012; antes de ingressar no Olivais esteve um ano na AAC.

Muita há ainda a esperar de esta atleta nascida e criada na cidade de Coimbra.

--