Josephine Filipe na seleção nacional de sub-18 femininos


A olivanense Josephine Filipe foi convocada para mais um estágio da Seleção Nacional de sub-18 femininos de basquetebol, que decorrerá entre 11 e 19 de julho no Centro de Estágio da Cruz Quebrada.

Este estágio tem em vista a participação da Selecção Nacional de Sub-18 Femininos no Campeonato da Europa – Divisão A, que se realizará entre 15 e 25 de Agosto próximo em Vukovar/Vinkovci, Croácia.

Este estágio é orientado pela selecionadora nacional Mariyana Kostourkova e pela sua treinadora-adjunta Ana Margarida Faria.

Recorde-se que esta equipa ficou em terceiro lugar no Campeonato da Europa - Divisão B, que decorreu na Macedónia entre 26 de Julho e 5 de Agosto de 2012. Foi assim que ganhou o direito a disputar em 2013 o Campeonato da Divisão A. Neste Campeonato ficará no grupo C onde defrontará as seleções da Grécia, da Sérvia e da Suécia (no ano passado estas equipas ficaram respetivamente em 11º, 3 e 10º lugares entre 16 equipas).

Em 2012 a olivanense Josephine Filipe foi a segunda melhor marcadora da equipa portuguesa ao marcar uma média de 10,7 pontos por jogo nos 7 jogos que disputou no campeonato. Ainda ganhou uma média de 3,7 ressaltos e fez uma média de 1,3 assistências por jogo.

A ateta Josephine Filipe compete desde o ano passado na equipa senior feminina do Olivais FC tendo jogado de uma forma cada vez mais consistente ao longo destas duas épocas, sendo uma das jogadoras indispensáveis da equipa. É uma atleta extremo muito rápida que ganha muitos ressaltos e consegue obter uma boa percentagem de lançamentos. No ano passado fez 21 jogos pela equipa senior do Olivais na Liga Feminina e Taça de Portugal, tendo jogado uma média de 24 minutos por jogo. As suas estatísticas na mais alta competição de basquetebol feminino em Portugal foram impressionantes para uma jogadora que então tinha 16 anos: ganhou uma média de 4.3 ressaltos por jogo e marcou uma média de 5.6 pontos por jogo.
Este ano jogou 28 jogos na Liga Feminina tendo obtido uma média de 6,3 pontos (total de 177 pontos marcados) e de 3,8 ressaltos (num total de 105 ressaltos ganhos). Jogou uma média de 21 minutos por jogo, tendo ainda participado em vários jogos da equipa junior feminina que esteve perto de ir à Fase Final do Campeonato Nacional.

A atleta Josephine Filipe iniciou a sua formação no ex-Clube PT em 2007, tendo sido selecionada para o Centro Nacional de Treino da Federação Portuguesa de Basquetebol sediado no Colégio do Calvão em 2009, e manteve-se nos Centros Nacionais de Treino até 2012; antes de ingressar no Olivais esteve um ano na AAC.

Muita há ainda a esperar de esta atleta nascida e criada na cidade de Coimbra.

--

Rui Saraiva na seleção nacional de sub-16 masculinos

Rui Saraiva foi de novo convocado para um estágio de preparação da Seleção Nacional de Basquetebol de Sub-16 masculinos, que decorrerá desta vez entre os dias 9 e 26 de julho de 2013 no Caramulo. O estágio tem em vista a preparação para o Campeonato da Europa.
Estão previstos treinos bi-diários em horário a informar oportunamente. Haverá ainda, no Pav. Municipal do Caramulo, os seguintes jogos de preparação:
      17/Jul – Portugal x Irlanda
      19/Jul – Portugal x Bélgica
O estágio é orientado pelo Selecionador Rui Alves sendo Treinador-Adjunto Hugo Matos.
Estão convidados a assistir aos treinos todos os Treinadores, nomeadamente os dos escalões de formação, colocando-se o Selecionador ao seu dispor, para dialogar, antes e depois de cada sessão.
Parabéns Rui Saraiva, aproveita mais esta excelente oportunidade.

OLIVAIS FC é CLUBE DO ANO no MiniBasquete no distrito de Coimbra 2013

Pelo terceiro ano consecutivo, e pela sexta vez em oito anos, o OLIVAIS FC Coimbra é considerado o clube do ano no Minibasquete no distrito de Coimbra. Tal resultado foi obtido pela votação dos 14 clubes com atividades de Minibasquete no distrito de Coimbra. A distinção foi anunciada na Festa Distrital do Minibasquete que decorreu no dia 15 de junho em Cantanhede.


Este prémio é atribuído por votação de todos os clubes com base nos dados do ranking e na perceção de cada responsável relativamente à forma como os clubes participaram e organizaram as atividades. A distinção foi anunciada na Festa Distrital do Minibasquete que decorreu no passado dia 15 de junho em Cantanhede.

O troféu Clube do ano em Minibasquete foi atribuído ao Olivais pela sua dimensão, pela quantidade de participações e organizações, pela presença em todas as formações e reuniões e pela qualidade das suas organizações. Nas declarações de voto foi salientado o bom comportamento de todos nos convívios, a boa organização dos seus próprios convívios, em particular os torneios Pais e Mães com temas muito pertinentes e as atividades paralelas pedagógicas interessantes.
Foi também salientado ser aquele clube que mais colaboradores tem, sendo o continuar de um bom trabalho de muitos anos no Minibasquete, desde o grande impulso dado pelo Dr Valdemar Pinho, saudoso Presidente da Direção do OFC em 1998-2000.

No ano desportivo de 2012/2013, o OFC teve 93 mini-atletas inscritos (contra apenas um máximo de 66 atletas dos outros clubes, num total de 430 mini-atletas no distrito de Coimbra), tinha 6 equipas a competir nas competições distritais (contra apenas um máximo de 4 equipas dos outros clubes), organizou 10 convívios distritais (contra apenas um máximo de 7 convívios organizados por outros clubes), esteve presente nas 3 reuniões do Comité Distrital de MiniBasquete e participou nas 2 ações de formação promovidas no distrito.

Apesar de todas as dificuldades e constrangimentos (vários clubes não têm pavilhão próprio), este foi um ano em que o Minibasquete distrital voltou a crescer em números. É de salientar a importância do trabalho conjunto de todos os clubes,  pequenos ou grandes, para este crescimento e para a atividade global no distrito.

O Olivais tentou, sempre que possível, estabelecer pontes de cooperação com outros clubes. Um excelente exemplo foi a organização conjunta do circuito Ticha Penicheiro pela Académica e o Olivais, que foi muito elogiada por todos os clubes participantes.

O Departamento de Minibasquete do OFC foi coordenado em 2012/2013 por Leonor Silva, treinadora de nível II da FPB, tendo muitos treinadores e monitores participado nas atividades de MiniBasquete do OFC. Os treinadores foram Leonor Silva (Minis-12 femininos), Paulo Cordeiro (Minis-12 masculinos), Gonçalo Melo (Minis-10) e Elisa Silva e Rui Chicória (Minis-8). Os monitores foram Artemis Afonso, Marcy Gonçalves, Josephine Filipe, Ana Fonseca, Andreia Rebelo, Gonçalo Domingues, Rita Domingos, Manuel Maia, Luís Martins, Gonçalo Moreira e Rita Mendes.

Toda a dimensão da actividade do Minibasquete do OFC também só foi possível pela dedicação de todos os directores, seccionistas do clube e, claro, de todos os pais olivanenses. Todos eles prestaram um apoio fundamental para que, quer tanto as organizações olivanenses, como as participações das nossas equipas, fossem possíveis com grande qualidade.

Uma última palavra para o Comité Distrital de Minibasquete, que coordena toda a atividade de Mibasquete no distrito de Coimbra, e sem cuja ação continuada o Minibasquete não teria atingido no distrito a dimensão atual. Foi anunciada a despedida do Sr. Zé Manel, presidente do Comité Distrital de Minibasquete, que sempre esteve na linha da frente do desenvolvimento do Minibasquete no distrito. Esteve presente em inúmeros convívios, sempre com uma palavra de encorajamento. Foi claramente um exemplo de humildade, dedicação e paixão pela modalidade, uma voz de bom senso, uma referência para todos. Deixamos aqui lavrado o nosso agradecimento público ao Sr. Zé Manel Almeida.

Parabéns a todos!

12ª Gala do OFC - premiados

Os vencedores dos Troféus Olivais 2013 estão abaixo indicados. Além do Prémio Prestígio Nacional e dos Prémios entregues aos amigos do clube foram ainda atribuídos os seguintes prémios:

- Prémio Carreira Feminino: Ana Castro

- Prémio Carreira Masculino: Nuno Januário Leite

- Equipa com melhor ataque: Sub-14 masculinos

- Equipa com melhor defesa: Sub-19 femininos


Fernando Rocha - Prémio Prestígio Nacional - Troféu Olivais 2013

12ª Gala do Olivais FC Coimbra

No sábado dia 1 de junho vai ser entregue ao árbitro
internacional Fernando Rocha o Prémio Prestígio Nacional -  Troféu Olivais 2013. Com efeito, Fernando Rocha foi o árbitro principal da Final da Eurocup, que decorreu em Charleroi no passado dia 13 de abril entre as equipas do Uxue Bilbao Basket e do Lokomotiv Kuban Krasnodar. Já está nomeado
para arbitrar em Setembro próximo o EuroBasket 2013 na Eslovénia, como árbitro neutro. Estes são apenas as mais recentes chamadas na esfera internacional, onde se podem ainda referir:

-- Em 2008 da Final 8 da ULEB CUP em Turim, Itália;

-- Várias em 2009

Final 4 da Euroliga masculina, em Berlim, Alemanha;

Final 4 da Eurochallenge masculina em Bolonha, Itália;

Jogos da Lusofonia em Lisboa;

Campeonato do Mundo de Sub-19 Feminino na Tailândia, (onde arbitrou a final);

Campeonato da Europa em Seniores masculinos na Polónia.

-- Em 2010 participou arbitrando

a Final 4 da Eurocup masculina, em Vitória, Espanha, tendo nessa
competição arbitrado a final

e ainda no Campeonato do Mundo de Seniores masculinos na Turquia.

-- Em 2011 participou em dois campeonatos sendo o

Campeonato da Europa de Seniores masculinos na Lituânia

e o Campeonato do Mundo de Sub-19 Masculinos na Letónia.

-- No ano de 2012 arbitrou

a Final Four da Eurochallenge masculino em Debrecen, Hungria, e a
respectiva final;

o Campeonato do Mundo de Sub-17 Femininos na Holanda.

- Na época que ora findou esteve presente como árbitro nas seguintes
competições:

-- Pay-Off da Euroliga;

-- Presença no Quadro de Árbitros da VTB (Liga que engloba equipas da
Rússia, Ucrânia, Letónia, Lituânia), tendo arbitrado o respectivo
play-off;

Nasceu em Matosinhos e, como a maioria das pessoas ligadas ao
basquetebol, em jovem foi atleta num clube. Na escola, foi um
professor de educação física que o incentivou a fazer o primeiro curso
de iniciação à arbitragem (arbitragem para jovens). Enveredou na
carreira de árbitro de basquetebol, no ano seguinte (1986) fazendo o
curso na AB do Porto, com apenas 16 anos. Tem como profissão atual
---- Professor de Educação Física.

 Viu a sua carreira de árbitro ascender de ano para ano, pois em 1992
era já árbitro Nacional da 1ª divisão da Associação de Basquetebol do
Porto e passados 3 anos estava na Liga Internacional "FIBA". Desde
2000 é árbitro da Euroliga.

Preocupado com o desenvolvimento da arbitragem em Portugal, incentiva
a formação de colegas, defendendo o acompanhamento e apoio a nível
distrital para se não perderem árbitros com qualidade que muitas vezes
abandonam por se sentirem sem qualquer ajuda.

Sabendo ser, ele próprio, um importante modelo para os jovens árbitros
de basquetebol, aconselha todos a aprender com os erros cometidos,
controlar a ansiedade, retirar pressão sobre os jogadores e utilizar a
linguagem corporal como fator dissuasor de potenciais problemas. Mas
confessa que para arbitrar é realmente necessário um grande controlo
emocional e mental, que com a experiencia se vai desenvolvendo.

Na sua passagem pelas competições nacionais temos a destacar a
arbitragem de jogos importantes como:

-- Finais da Taça de Portugal Masculina e Feminina;

-- Finais da Taça da Liga e da Taça Hugo dos Santos;

-- Finais de Campeonato da Liga de Clubes de Basquetebol (LCB);

-- Finais da Supertaça Masculina e Feminina;

-- Final do Torneio António Pratas,

-- Finais da Supertaça Compal (em 2011 e 2012).

Na época que agora finda, arbitrou:

-- Final da Taça de Portugal Masculina;

-- Final da ProLiga;

-- Final da LPB - (foi o árbitro principal do 3º jogo disputado em
Coimbra entre a AAC e o Sport Lisboa e Benfica);

Participa na formação de jovens árbitros e dos diferentes agentes
desportivos através de variadas intervenções. Destacamos o texto que
escreveu na página da FPB sobre "O Princípio da Vantagem/Desvantagem"
e tem co-organizado o "Campo de Árbitros de Basquetebol Português".

Assumindo que a arbitragem é muito importante para podermos ter um
jogo de basquetebol com fluidez e com uma maior qualidade, reconhece
que é imprescindível um árbitro ter humildade, trabalhar muito, não
desistir à primeira contrariedade e saber comunicar dentro do campo.

Fernando Jorge dos Santos Sá Rocha é por tudo isto um Exemplo Nacional !

É por tudo isso um Orgulho Nacional !

Daí o Troféu Prestígio Nacional atribuído pelo OLIVAIS FC neste ano de 2013!