Liga Feminina: Ana Fonseca e a eliminatória com o Algés

«Ambição de chegar à final»
Ana Fonseca e a eliminatória com o Algés

O Olivais continua a perseguir o sonho de chegar ao título de campeão nacional da Liga Feminina. Depois de ultrapassar o CAB Madeira na 1ª ronda, a formação de Coimbra está a uma vitória de chegar à final. Embora Ana Fonseca concorde que a equipa está numa posição mais confortável, o valor do adversário não permite que nada seja dado como garantido. A capitã acredita que a ambição do grupo fará com que as jogadoras se apresentem de novo concentradas, de forma a poderem condicionar a equipa do Algés, bem como potenciar as suas mais-valias.


Depois da vitória em Coimbra no primeiro jogo desta ronda, metade do trabalho para chegar à final está feito?

Se pensarmos em termos matemáticos sim, metade do trabalho está feito visto estarmos a ganhar 1-0 numa eliminatória à melhor de 3. Mas em termos desportivos não se pode dizer isso. Ainda temos muito trabalho pela frente. O Algés é uma excelente equipa (1º classificado da fase regular, vencedor da Supertaça e da Taça de Portugal) e não nos vai facilitar o trabalho. Temos que estar bastante concentradas no que temos que fazer.

Tal como aconteceu na 1ª ronda, acha que estão numa posição em que é mais fácil gerir a ansiedade e a pressão do momento?

Neste momento, efetivamente, estamos numa posição mais confortável que o Algés. A maior pressão está do lado delas, uma vez que, para atingirem a final do campeonato necessitam ganhar os 2 jogos em casa. Mas nós também temos alguma pressão por nós imposta. E embora nada nos tenha sido imposto pela direção do Olivais, nós como equipa também temos a ambição de atingir a final do campeonato.

Que aspetos, na sua opinião, foram decisivos para fazer a diferença no 1º jogo?

Neste primeiro jogo, tal como tinha sucedido com no 3º com o CAB, entramos bastante concentradas, conseguimos valorizar os nossos pontos fortes e minimizar os pontos fortes do Algés. Além disso, tivemos várias pessoas a contribuir com pontos e coisas boas para o jogo, o que torna mais difícil a tarefa do Algés.

Sentirem que a final está tão perto, faz com que o fator casa possa vir a não ser um problema para vocês?

O fator casa é sempre importante em todas as fases do campeonato. Jogar em casa com o apoio do público é totalmente diferente do que jogar fora "num ambiente hostil" (isso verificou-se neste 1º jogo das meias finais. O público do Olivais foi extraordinário. Sempre a puxar por nós. Foi efetivamente o 6º jogador). Mas também já mostrámos que somos capazes de vencer fora, quando o público está a apupar-nos e a torcer pela equipa contrária. Com isto, não se pode dizer que o fator casa seja decisivo, mas não deixa de ser importante.

in FPB.PT