Principais ideias/conclusões do “MatchUP”

Principais ideias/conclusões do “MatchUP”:

A importância de uma Liga Portuguesa de Basquetebol competitiva para o desenvolvimento do Basquetebol em Portugal. Como o fazer?

É urgente perceber qual o motivo da existência dos clubes que compõem as principais competições seniores; saber por quê e para quê trabalham estes clubes;
É urgente quantificar e discriminar os custos e as receitas inerentes às equipas da Liga para se poder tornar sustentável a atividade das mesmas durante a época;
É urgente, depois, definir qual o objetivo da Liga de Basquetebol Portuguesa. Será a partir desse momento que se deverão desenhar estratégias regulamentares, comerciais, de comunicação, etc.
É urgente assumir que os clubes necessitam de profissionais com conhecimentos em marketing e comunicação nos seus quadros;
É imprescindível uma liga competitiva e com valor que promova o Basquetebol e que sirva de plataforma de motivação para os atletas em formação;
É imprescindível uma Liga que promova a evolução do jogador português, mas nunca em desacordo com o objetivo que foi definido para a LPB.


A importância da formação de atletas para o desenvolvimento do Basquetebol em Portugal. Como o fazer?

É urgente repensar e reformular a competição Sub-20;
É urgente repensar a atividade dos clubes nos períodos não competitivos;
É urgente definir prioridades orçamentais, sendo a aposta na qualidade e disponibilidade dos treinadores uma necessidade;
É urgente aumentar a carga de treino (horas) na progressão da formação dos atletas e não a diminuição que se faz atualmente;
É necessário ponderar alterações às imposições que os limites geográficos obrigam na formulação dos quadros e modelos competitivos;
É necessário repensar a importância, e possíveis modelos, dos Centros de Treino, no atual panorama da formação no basquetebol português;
É necessário perceber que a formação do jogador não termina aos 18 anos. Nessa altura ele deve ser formado para a competição. Tem de ser confrontado com programas de treino e exigências competitivas muito superiores em termos de quantidade e qualidade, do que o que era antes;
Foi apresentada uma proposta de alteração dos escalões etários para o setor de formação feminino, por Isabel Ribeiro dos Santos, uma das oradoras convidadas: de sub14, sub16 e sub19 para sub13, sub15 e sub18.

in Onde estamos? Para onde queremos ir?

Seleções levaram o basquetebol ao novo piso desportivo de Tábua

Associação de Basquetebol de Coimbra
Seleções levaram o basquetebol ao novo piso desportivo de Tábua

"As selecções distritais de sub-14 e sub-16 femininos e masculinos da Associação de Basquetebol de Coimbra estiveram em estágio no período de férias escolares do Carnaval. Este foi o segundo momento de trabalho concentrado, em que os jovens selecionados e os seus treinadores treinaram para formar as equipas que irão competir na Festa do Basquetebol em Albufeira, de 20 a 24 de Março.

As selecções de sub-14 realizaram 3 treinos, todos na Lousã, seguindo depois para Tábua onde disputaram dois jogos, com as selecções de Viseu e com o GICA de Águeda e o Sampaense. Os desafios deste dia foram mais difíceis para a selecção masculina que contudo esteve muito bem em campo, procurando encontrar as soluções para ter sucesso perante adversários de nível superior. As meninas tiveram maior facilidade e venceram ambos os jogos, deixando boas indicações e a recomendação de convidar equipas ainda mais fortes num próximo estágio.

A selecção feminina teve a honra de estrear o novo piso desportivo, que durante a tarde foi inaugurado com a presença do presidente do IPDJ, Augusto Baganha presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Augusto Loureiro, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Vitor Duarte e presidente da Associaçao de Basquetebol de Coimbra, Emídio Fidalgo, entre muitos outros convidados. Neste momento foi também assinado um protocolo entre a FPB, a Caâmara Municipal de Tábua e a ABC, de promoção e implementação da modalidade no concelho.

As selecções de sub-16 iniciaram o estágio em Cantanhede, casa que já conhecem bem, seguindo depois para a Lousã onde estiveram as 4 selecções todo o dia de domingo. No terceiro dia de estágio, enquanto os sub-14 jogavam em Tábua, os sub-16 treinaram em Coimbra. Finalmente chegou o dia da competição para estas selecções, que viajaram até Tábua para defrontar as equipas de sub-19 femininas e sub-20 masculinas do Olivais e do Sangalhos.

A jornada foi animada, com grande equilíbrio até ao final nos jogos da equipa masculina e alguma facilidade da equipa feminina em vencer as suas adversárias.
Tábua mostrou saber receber, com uma excelente organização e muito envolvimento do sector do desporto e responsáveis pela instalação desportiva e cantina. Abriram-se as portas para o basquetebol neste concelho que recebe dentro de um mês a final da Taça de Seniores Femininos.

Helena Angelo acompanhou os estágios como fisioterapeuta. Em Tábua esteve também Sara Cardoso nestas funções.

O conselho de arbitragem da ABC aproveitou o evento em Tábua para realizar uma formação com os jovens árbitros e oficias de mesa. Esta iniciativa foi muito positiva para todos os intervenientes e é um excelente exemplo de como se podem conciliar actividades com interesse para todos.

Foram 4 dias de muito trabalho dos técnicos e atletas mas também de uma grande quantidade de instituições e pessoas que tornaram toda esta actividade possível. A Associação de Basquetebol de Coimbra agradece o apoio das autarquias de Tábua, Figueira-da-Foz, Lousã, Cantanhede e Coimbra, dos clubes GICA, Sampaense, Sangalhos e Olivais, dos familiares dos nossos atletas que acompanharam estas actividades, de todos os treinadores e clubes com atletas nas selecções do conselho de arbitragem e dos árbitros e oficiais de mesa presentes. Este é um trabalho de equipa. "



in fpb.pt






Os atletas e treinadores do Olivais envolvidos nos trabalhos das seleções foram:

Sub-14 femininos:
Francisca Escobar, Maria Gonçalves (Olivais).
Treinadores: Leonor Silva e Adriana Baptista (convidada)

Sub-14 masculinos:
Hugo Matos, Filipe Brito, Diogo Reis (Olivais).

Sub-16 femininos:
Inês Bem-Haja (Olivais).

Sub-16 masculinos:
Miguel Brito, Ruben Diniz, Rui Saraiva (Olivais).


Agenda de Jogos: 9, 10 e 12 de Fevereiro


Sábado, 9 de Fevereiro 2013



Domingo, 10 de Fevereiro 2013
Terça-Feira, 11 de Fevereiro 2013




Prémios Desporto 2012 - Diário de Coimbra

Os "Prémios Desporto 2012" instituídos pelo Diário de Coimbra têm como objetivo prioritário contribuir para o prestígio da prática desportiva e dos desportistas da região.

O jornal Diário de Coimbra aceita sugestões para estes prémios que devem ser enviadas para o endereço de correio eletrónico:

premiosdesporto@diariocoimbra.pt

O prazo de envio é o dia 28 de fevereiro de 2013.

Tamém pode dar as suas sugestões nesta página.

As categorias existentes são:

Atleta feminina
Atleta masculino
Clube
Clube (formação)
Equipa
Equipa jovem
Treinador
Treinador (formação)
Acontecimento
Revelação
Modalidade
Dirigente
Carreira
Árbitro
Dedicação
"In Memoriam"
Prémio Especial do júri

Mais uma arena para o basquetebol

Folgamos todos com o aparecimento de mais uma arena desportiva pronta para a atividade de basquetebol no distrito de Coimbra, concretamente em Tábua. Esperemos que isso signifique o aparecimento de mais clubes de basquetebol no distrito.

78 anos de Olivais

No dia em que o nosso grande Olivais Futebol Clube celebra 78 anos, o jornal O JOGO publica a reportagem que tinha vindo a compor.

Treino CATD de Coimbra no Olivais

Na próxima 3ª feira, 5 de fevereiro, vai-se realizar no pavilhão do Eng. Augusto Correia, a 2ª acção do Centro de Aperfeiçoamento Técnico Distrital de Coimbra. Para tal, os treinadores do Olivais Coimbra, decidiram indicar 6 atletas:

Mª Carolina Gonçalves
Inês Garcia
Ana Teresa Fonseca
Constança Fragoso
Sofia Moreira
Catarina Pinto

Parabéns a todas! Bom Trabalho!