Seleção Nacional de sub-18 femininos entra a brilhar

Já se iniciou o Campeonato da Europa de sub-18 de basquetebol feminino e Portugal entrou a brilhar com duas vitórias consecutivas que asseguram desde já o apuramento para os oitavos de final da prova.
No primeiro dia de prova, sexta-feira, a nossa equipa derrotou a Austria por 60-45 e no sábado derrotou a forte equipa da Hungria por apenas um ponto 55-54. O próximo jogo será na segunda-feira com a equipa de Israel mas o apuramento já está garantido. O Campeonato da Europa decorre até dia 5 de Agosto em Strumica, Macedónia.

Nesta equipa está integrada a atleta olivanense Josephine Filipe que jogou
este ano na Liga Feminina portuguesa pelo Olivais Coimbra-MRGroup.

No jogo contra a Hungria, Josephine Filipe jogou 20 minutos e marcou 3 pontos, tendo sido a melhor ressaltadora da equipa portuguesa ao ganhar 6 ressaltos,
dos quais 4 ofensivos o que, segundo o chefe da delegação portuguesa, o Vice-Presidente da FPB Eng. José Tolentino, "contribuiu para se ter ganho a luta das tabelas, além de defensivamente ter dificultado ao máximo a estratégia atacante da selecção húngara, de maior estatura e peso. "

Josephine Filipe fez este ano 21 jogos pela equipa senior do Olivais na Liga Feminina e na Taça de Portugal, tendo jogado uma média de 24 minutos por jogo.
Esta sua experiência de alto nível dá-lhe uma vantagem tremenda em competições com atletas de países que têm campeonatos jovens muito mais fortes e com muito mais contactos internacionais.

A atleta Josephine Filipe iniciou a sua formação no ex-Clube PT em 2007, tendo sido selecionada para o Centro Nacional de Treino da Federação Portuguesa de Basquetebol sediado no Colégio do Calvão em 2009, e manteve-se nos Centros Nacionais de Treino desde então; antes de ingressar no Olivais esteve um ano na AAC.
Muita há ainda a esperar de esta atleta nascida e criada na cidade de Coimbra.