back from Campeonatos Nacionais Universitarios (CNU)

As duas equipas da Associação Académica da Universidade de Coimbra subiram ao pódio.



A equipa masculina venceu sem grandes dificuldades os dois jogos do Grupo C (contituido pela AAC, ESTSPorto, AEFEPorto), ficando apurados directamente para final, dado que as equipas de Lisboa nao compareçam e por isso não houve vencedor do Grupo B para disputar a meia final.
Na final, a equipa de Coimbra defrontou a AEFADEUP, num jogo bastante equilibrado e que " desde a bola ao ar inicial que era previsível um fantástico jogo de basquetebol que em tudo dignificou e engrandeceu ainda mais estes CNU´s. Ambas as formações entraram bastante concentradas e com muita vontade de erguer o nome das suas academias ao 1º lugar do pódio.". A vitória sorriu aos nossos rapazes. Pessoal, bom trabalhado, grande esforço, bonito jogo e muitos Parabéns pelo título de Campeões dos CNU de basquetebol masculino. Agora segue-se o Campeontato Europeu de Basquetebol Universitário, na Suiça. De salientar que os atletas a AAUC João Rosado e Hugo Vilaranda fizeram parte do "5 ideal" desta Fase Final e o MVP da partida foi o atleta João Rosado que dedicou o prémio aos colegas de equipa.
O plantel da equipa masculina foi constituido por alguns jogadores do Olivais Coimbra: Luís Fernandes (capitão de equipa), Guilherme Quintela, Ruben Ribeiro, João Rosado, Nuno Januário, Pedro Miguel e Tiago Neves. Para além destes faziam parte, ainda: Pipo, Hugo Vilaranda, Alexandre Fernandes, Gonçalo Mexia e Diogo Gonçalves.


A equipa feminina "sofreu" com a falta de comparência das equipas de lisboa. Assim, os dois primeiros jogos previstos com as equipas do grupo C não se realizaram e a equipa da Associação Académica da Universidade de Coimbra automaticamente estava apurada para as meias finais. Desta forma, na meia-final presenciou-se o "embate entre a AAC e a UP, duas fortes candidatas ao título nacional". Assim, com o primeiro jogo contra uma das equipas mais fortes do torneio, a ansiedade e o nervosismo sentido pela equipa de Coimbra levou a que não se entrasse da melhor forma no jogo e, também, a que a equipa portuense se adiantasse no marcador e nunca mais largasse a liderança. Então, a equipa feminina perdeu o lugar na final e no dia seguinte disputou o 3º/4º lugar com a AAUBI. Neste jogo, a equipa de Coimbra depressa ganhou alguma vantagem no marcador e assim o foi até ao final do jogo, arrecandando a medalha de bronze do CNU de basquetebol feminino. A MVP do jogo foi a atleta Patricia Jesus. De salientar também que do "5 ideal" do torneio fez parte Ana Sofia Santo, a capitã da equipa de Coimbra.
Do plantel da equipa da Associação Académica da Universidade de Coimbra faziam parte: Mónica Almeida, Sara Albuquerque Maria Martins, Patricia Jesus, Andreia Pereira, Ana Claúdia Santos e Leonor Silva, do Olivais Coimbra, e ainda, Ana Sofia Santos (capitã da equipa), Ana Cunha, Joana Serôdio, Tânia Silva, Sara Rego e Inês Santarino.


A ida a Guimarães deixou marca em todos. Foram 3 dias bem passados e onde as duas equipas se apoiaram imenso durante toda esta fase final e por isso acho importante deixar os Parabens e um Obrigadaa todos. Apesar da equipa feminina não ter alcançado do 1º lugar e assim o direito desportivo a também participar no Campeonato Europeu, alguma esperança perdura... e assim, talvez possamos repetir estes dias, mas, em Genebra.
Grande grupo... alias, grande equipa a da Associação Académica da Universidade de Coimbra no seu todo... "BAMOS EQUIPA!"

E agora aqui vai uma forcinha para o Porf Robalo: "huuuuuuuum!"