Leonor Santos em evidência na 12ª jornada da Liga Feminina

A jovem atleta do Olivais FC Leonor Santos foi escolhida para o 5 ideal português na 12ª jornada da Liga Feminina. A escolha é relatada no site BASKET TOTAL.


 No jogo contra o CAB Madeira, Leonor Santos obteve uma valorização de 15,5 pontos MVP ao marcar 11 pontos (5/8 lançamentos de campo), ganhar 6 ressaltos, fazer 1 assistência e roubar 1 bola.

Leonor Santos, formada no Sport Algés e Dafundo, está desde 2019 no Olivais FC, tendo sido Campeã Distrital de Coimbra de sub-19 femininos pelo Olivais FC, orientado por Cristina Ferreira, em janeiro de 2020. Foi ainda MVP da respetiva Fase Final que decorreu no Pavilhão Eng. Augusto Correia.



Classificações das equipas do Olivais à entrada do novo ano de 2022


No final de 2021 a equipa sénior feminina, que compete na Liga Feminina, encontra-se na seguinte posição ao fim de 13 jornadas:


No final de 2021 a equipa sénior masculina, que compete na 1ª Divisão Masculina, encontra-se na seguinte posição ao fim de 9 jornadas da Zona Norte/Centro:


No final de 2021 a equipa sénior feminina B, que compete na 1ª Divisão Feminina, encontra-se na seguinte posição ao fim de 10 jornadas da Zona Norte:







Olivais Futebol Clube prepara próxima época com novos reforços

No jornal O Despertar de 6 de agosto de 2021 podemos ler uma grande reportagem sobre os planos futuros do nosso Olivais FC.


Olivais Futebol Clube prepara próxima época com novos reforços

6 de Agosto 2021

O Olivais Futebol Clube (FC) está já a preparar a próxima época desportiva, tendo vindo a anunciar, progressivamente, as renovações que tem efetuado com alguns atletas mas também as novas contratações.

A nível da equipa sénior feminina, Sofia Pinheiro foi uma das basquetebolistas que já renovou com este clube histórico de Santo António dos Olivais e da cidade, que completou 86 anos a 6 de fevereiro e conta com um percurso recheado de títulos e conquistas. A atleta traça como objetivo principal para a próxima época “trabalhar muito, deixar tudo em campo jogo após jogo e chegar o mais longe possível”. Frisa ainda que, à semelhança do que tem acontecido sempre, contam com “o apoio de todos os olivanenses e simpatizantes nesta época que se avizinha”.

Eva Carregosa é outra das atletas que já renovou, prometendo também “deixar tudo em campo, disputando cada jogo para chegar o mais longe possível”.

Confirmada está também, segundo adianta o presidente do clube, António Fonseca, a permanência da capitã Raquel Alves.

A nível de reforços, a novidade é Mariana Garrido, que na última época jogou no Imortal (Albufeira). “Evoluir enquanto jogadora, aproveitar ao máximo esta oportunidade e ajudar o Olivais a chegar o mais longe possível no campeonato” é o desejo assumido pela atleta.

Depois de um ano muito difícil, a Direção vai focar-se na próxima época na manutenção da equipa na Liga principal. António Fonseca lamenta que a “última época tenha sido incrivelmente difícil para o Olivais, que não correu bem”, destacando as “lesões graves sofridas por algumas jogadoras importantes” e também a covid-19, com a equipa toda contagiada e “algumas atletas ainda em recuperação física” devido à doença.

O clube entra, contudo, na época de 2021/2022 com uma novidade já que contará com uma equipa B de Sub-22, feito de que não há memória nos últimos anos. Esta equipa vai disputar o escalão imediatamente abaixo da Liga Nacional, a 1.ª Divisão, e pode integrar as atletas com menos de 22 anos, que terão assim oportunidade de, como realça o presidente do clube, “melhorarem e ganharem mais experiência”.

Recorde-se que, como foi anunciado já há alguns meses, a equipa conta com um novo treinador, Fernando Brás, antigo treinador do CB Queluz. O novo técnico assume “um quadro de competências reforçadas” no clube, uma vez que, como explica a Direção, “passa a assumir a responsabilidade de coordenação da formação de todos os escalões, numa estreita relação com os vários treinadores que já vêm exercendo atividade” no Olivais.

Fernando Brás assume também a responsabilidade de implementar alguns novos projetos que visam o incremento da prática de basquetebol, a divulgação da modalidade, a captação de novos atletas, a melhoria do desempenho dos escalões de formação e o reforço competitivo da equipa sénior feminina, adiantou o clube na altura da contratação.

Subida é o foco da equipa masculina sénior

A nível da equipa sénior masculina a expetativa é bastante elevada. António Fonseca diz que a ambição é subir do Campeonato Nacional CNB1 para a Proliga. Adianta que há alguns atletas que têm já a sua permanência confirmada, como Gabriel Branco, Miguel Garruço, Luís Seco, Dário Manhanga, assim como se manterá também o treinador Emanuel Seco. Novidade, para já, é a entrada de André Mendes, ex-Académica de Coimbra.

Os jogos deverão começar no início de outubro mas os treinos arrancam já este mês, no dia 23.

O presidente do Olivais FC lembra que o clube está a receber inscrições e espera poder chegar esta época aos 200 atletas, depois da quebra significativa registada este ano. Na época transata, devido ao contexto de pandemia, o Olivais contou com cerca de 150 atletas, menos cerca de 30%, comparativamente aos anos anteriores. Espera que o clube volte a crescer, assim como deseja que “a próxima época seja melhor do que a que agora terminou”.


NOVA CALENDARIZAÇÃO do CAMPEONATO NACIONAL da 1ª DIVISÃO MASCULINA


Para conhecimento geral, a FPB informou a NOVA CALENDARIZAÇÃO do CAMPEONATO NACIONAL 1ª DIVISÃO MASCULINA. Na sequência da reunião da FPB do dia 12 de fevereiro, e após o plano de desconfinamento apresentado pelo governo, que definiu o fim da proibição de treino das modalidades de médio risco para o dia 19 de abril, a FPB, e de acordo com o comunicado nº 084 (Reestruturação do CN 1ª Divisão Masculina), veio divulgar a calendarização para os jogos em falta na época 2020/2021.

Assim, o calendário dos próximos jogos do Olivais ABTF betão é o seguinte:

 


 


Kendrian Elliot em destaque na Liga Feminina 2020/2021

 

A poste olivanense Kendrian Elliot fez uma época desportiva notável ao obter o 3º lugar geral no final da fase regular da Liga Feminina, obtendo uma classificação MVP média de 20,8 pontos, segundo a página de estatísticas da FPB.

 


Segundo a página da FPB, Kendrian Elliot realizou um total de 19 jogos, com uma média de 34 minutos por jogo e um total de 321 pontos, 160 ressaltos, 14 assistências, 51 roubos de bola e 17 desarmes de lançamento.

Teve uma eficácia de 51% nos lançamentos de campo (56% nos de 2 pontos e 38% nos de 3 pontos) e de 81% nos lances livres. 

Kendrian Elliot foi a MVP segundo a FPB nas jornadas 2, 6, 12 e 19 e foi escolhida para o 5 ideal na 18ª jornada. Também foi a MVP para o EUROBASKET.COM nas jornadas 12 e 19.

Kendrian Elliot fez a sua formação na Universidade de Tulsa (Oklahoma, EUA) onde completou em 2020 o seu curso de Estudos Organizacionais. Durante os 4 anos que jogou na Universidade de Tulsa fez parte do cinco inicial em 66 dos 105 jogos em que participou; aí conseguiu 15 duplos-duplos, marcou um total de 895 pontos e ganhou 704 ressaltos. Na sua época mais recente foi escolhida para o 2019-20 American Athletic Conference All-Academic Team e foi em 2015-16 considerada a Gatorade Girls Basketball Player of the Year no estado do Kansas.


 


Duas olivanenses em destaque na 19ª jornada da Liga Feminina

Com a publicação das estatísticas finais oficiais da 19ª jornada verifica-se que há duas jogadoras olivanenses que estiveram em destaque: a poste Kendrian Elliot foi a MVP e a base Eva Carregosa foi escolhida para o 5 ideal.

Na 19ª jornada da Liga Feminina 2020/2021 o Olivais FC deslocou-se ao campo do CPN e obteve a 20 de fevereiro uma vitória por 58-70 que selou a manutenção na Liga no próximo ano.

Num jogo cujas estatísticas não constam da página da FPB e apenas se podem encontrar na página de estatísticas da FIBA, podemos verificar que Kendrian Elliot obteve uma valorização MVP de 30 pontos e Eva Carregosa de 29,5 ficando num patamar excecional de desempenho.

Kendrian Elliot
No jogo com o CPN a poste olivanense Kendrian Elliot marcou 21 pontos e ganhou 7 ressaltos. Conseguiu ainda 1 assistência, 2 roubos de bola, 3 desarmes de lançamento e sofreu 7 faltas. Estes resultados permitiram atingir a marca invejável de 30 pontos MVP. Conseguiu a marca notável de 70% em lançamentos de 2 pontos (7/10). 

Eva Carregosa

No jogo com o CPN a base olivanense Eva Carregosa fez um duplo-duplo: marcou 15 pontos e ganhou 13 ressaltos. Conseguiu ainda 3 assistências, 3 roubos de bola e sofreu 6 faltas. Estes resultados permitiram atingir a marca invejável de 29,5 pontos MVP a meio ponto da MVP do jogo e da jornada. Conseguiu a marca notável de 66% em lançamentos de 3 pontos (2/3) e 71% em lances livres (5/7).

Neste jogo também estiveram em evidência Teyjah Oliver que também fez duplo-duplo com 16 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências, Milena Santos com 7 pontos, 11 ressaltos e 2 assistências e Sofia Pinheiro com 8 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências.

Teyjah Oliver

CPN-OFC

Raquel Alves fala da última jornada da Liga Feminina

 
Num dos encontros da última jornada da fase regular da Liga Skoiy, Quinta dos Lombos e Olivais ABTF Betão encontram-se no Pavilhão Desportivo dos Lombos, este domingo pelas 15 horas.
A FPB abordou Raquel Alves, capitã do conjunto de Coimbra e Célia Sumbane, atleta da equipa da casa, para anteverem esta partida, que pode ser acompanhada na FPBtv.
Raquel Alves

Para Raquel Alves, capitã do Olivais ABTF Betão, o facto de este ser o último jogo da fase regular do campeonato retira alguma pressão à sua equipa: “Conseguimos garantir o objetivo no jogo passado, portanto tendo em conta que não é um jogo fácil, acho que temos que entrar descontraídas, mas não desleixadas, e dar tudo, mas sem tanta pressão”.

A extremo de 20 anos vinca a variedade de opções apresentado pelo seu adversário, e salienta a diferença de altura como um fator importante: “São uma equipa homogénea porque tanto consegue tirar partido do jogo interior como exterior. Destacaria essa versatilidade, e a luta das tabelas que vai ser complicada. São aguerridas, lutam muito, e depois têm a altura”.

Apesar da diferença na tabela classificativa, Raquel Alves dá o plano para a vitória: “Se conseguirmos jogar rápido em transição, acho que podemos tirar bom partido do jogo. Nós conseguimos criar coisas positivas quando giramos a bola, portanto, para além de jogar rápido, eu diria que temos que aproveitar todos os espaços que consigamos criar”.

ultima jornada

 

SOFIA PINHEIRO no 5 ideal da jornada 3 da Liga Feminina

Ao se completar a 3ª jornada da Liga Feminina foi apurado o 5 ideal desta jornada e a FPB anunciou que a olivanense SOFIA PINHEIRO foi incluída no 5 ideal da 3ª jornada da Liga Feminina/Liga Skoyi.

SOFIA PINHEIRO foi uma jogadora em evidência ao longo da jornada no jogo em que o Olivais ABTF Betão foi ganhar a casa do Guifões por 65-78. No jogo com o Guifões a extremo olivanense SOFIA PINHEIRO obteve 21,5 pontos de valorização MVP ao marcar 26 pontos, tendo ainda feito 2 assistências, 2 roubos de bola e 1 falta sofrida. Atingiu uma percentagem de 75% em lançamentos de 2 pontos (6/8), de 67% em lançamentos de 3pontos (4/6) e 100% em lances livres (2/2).

 

Sofia Pinheiro


SOFIA PINHEIRO fez a sua formação na AD Sanjoanense tendo estado vários anos na AD Ovarense, nomeadamente na equipa da Liga Feminina. Fez parte de várias seleções nacionais jovens, tendo estado na seleção nacional de sub-24 femininos que teve um bom desepenho na Universíada de 2017 e na seleção nacional feminina de 3x3 que obteve o terceiro lugar nos Jogos do Mediterrâneo de 2018.

Júlia Alves Sofia Pinheiro


KENDRIAN ELLIOT é MVP da 6ª jornada da Liga Feminina

 

Só agora se completou a 6ª jornada da Liga Feminina e por isso só agora foi possível apurar a MVP desta jornada.

A FPB anunciou que a olivanense KENDRIAN ELLIOT foi considerada a MVP da 6ª jornada da Liga Feminina/Liga Skoyi.

Kendrian Elliot foi a jogadora em maior evidência ao longo da jornada onde o Olivais venceu o jogo contra o CB Queluz por 70-59. A atleta do Olivais ABTF Betão foi fundamental para a vitória sobre o CB Queluz, obtendo um duplo-duplo ao apontar 31 pontos e ganhar 16 ressaltos, tendo ainda feito 4 roubos de bola, 2 desarmes de lançamento e sofrido 2 faltas, terminando com uma valorização de 46,5 pontos MVP.

Kendrian Elliot

Kendrian Elliot fez a sua formação na Universidade de Tulsa (Oklahoma, EUA) onde completou em 2020 o seu curso de Estudos Organizacionais. Durante os 4 anos que jogou na Universidade de Tulsa fez parte do cinco inicial em 66 dos 105 jogos em que participou; aí conseguiu 15 duplos-duplos, marcou um total de 895 pontos e ganhou 704 ressaltos. Na sua época mais recente foi escolhida para o 2019-20 American Athletic Conference All-Academic Team e foi em 2015-16 considerada a Gatorade Girls Basketball Player of the Year no estado do Kansas.

Kendrian Elliot

 


EVA CARREGOSA no 5 ideal da jornada 11 da Liga Feminina

Só agora se completou a 11ª jornada da Liga Feminina e por isso só agora foi possível apurar o 5 ideal desta jornada.

A FPB anunciou que a olivanense EVA CARREGOSA foi incluída no 5 ideal da 11ª jornada da Liga Feminina/Liga Skoyi.

EVA CARREGOSA foi uma jogadora em evidência ao longo da jornada apesar de o Olivais ter perdido o jogo em casa contra a Quinta dos Lombos por 56-84. No jogo com a Quinta dos Lombos a base olivanense EVA CARREGOSA obteve 23 pontos de valorização MVP com 17 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências, 4 roubos de bola e 4 faltas sofridas.

 

Eva Carregosa

EVA CARREGOSA faz em 2020/2021 a sua primeira época pelo Olivais FC, sendo a base do cinco inicial da equipa. Fez a sua formação na Sanjoanense tendo sido campeã nacional de sub-16 femininos de 2017 pelo CPN na mesma Fase Final nacional onde o Olivais FC também esteve presente e obteve um brilhante terceiro lugar. 

Eva Carregosa

KENDRIAN ELLIOT é a MVP EUROBASKET da 19ª jornada da Liga Feminina

O site especializado EURO BASKET escolheu para MVP da 19ª jornada da Liga Feminina/Liga Skoyi a jogadora olivanense Kendrian Elliot.

Kendrian Elliot foi a jogadora mais em evidência ao longo da 19ª jornada onde o Olivais FC derrotou de forma conclusiva o CPN em casa deste por 58-70. No jogo com o CPNB a poste olivanense Kendrian Elliot marcou 21 pontos e ganhou 7 ressaltos. Conseguiu ainda 1 assistência, 2 roubos de bola, 3 desarmes de lançamento e sofreu 7 faltas. Estes resultados permitiram a tingir a marca invejável de 30 pontos MVP. Conseguiu a marca notável de 70% em lançamentos de 2 pontos (7/10).

Kendrian Elliot

Note-se que Kendrian Elliot também esteve em evidência na 18ª jornada ao fazer parte do 5 ideal da jornada com uma valorização MVP de 25 pontos ao fazer um duplo-duplo por marcar 19 pontos e ganhar 12 ressaltos e ainda 1 assistência, 2 roubos de bola e 7 faltas sofridas.

OFC-Sportiva

Kendrian Elliot fez a sua formação na Universidade de Tulsa (Oklahoma, EUA) onde completou em 2020 o seu curso de Estudos Organizacionais. Durante os 4 anos que jogou na Universidade de Tulsa fez parte do cinco inicial em 66 dos 105 jogos em que participou; aí conseguiu 15 duplos-duplos, marcou um total de 895 pontos e ganhou 704 ressaltos. Na sua época mais recente foi escolhida para o 2019-20 American Athletic Conference All-Academic Team e foi em 2015-16 considerada a Gatorade Girls Basketball Player of the Year no estado do Kansas.

KENDRIAN ELLIOT é a MVP da 2ª jornada da Liga Feminina

Só agora se completou a 2ª jornada da Liga Feminina e por isso só agora foi possível apurar a MVP desta jornada.

A FPB anunciou que a olivanense KENDRIAN ELLIOT foi considerada a MVP da 2ª jornada da Liga Feminina/Liga Skoyi.

Kendrian Elliot foi a jogadora em maior evidência ao longo da jornada apesar de o Olivais ter perdido o jogo na sua deslocação à Madeira por 66-60. No jogo com o CAB Madeira a poste olivanense Kendrian Elliot atingiu o duplo-duplo com 20 pontos, 16 ressaltos (7 dos quais ofensivos); ainda fez 2 assistências, 1 roubo de bola, 2 esarmes de lançamento e sofreu 4 faltas. Consegui a marca notável de 75% em lançamentos de 3 pontos (3/4).

Kendrian Elliot

Kendrian Elliot fez a sua formação na Universidade de Tulsa (Oklahoma, EUA) onde completou em 2020 o seu curso de Estudos Organizacionais. Durante os 4 anos que jogou na Universidade de Tulsa fez parte do cinco inicial em 66 dos 105 jogos em que participou; aí conseguiu 15 duplos-duplos, marcou um total de 895 pontos e ganhou 704 ressaltos. Na sua época mais recente foi escolhida para o 2019-20 American Athletic Conference All-Academic Team e foi em 2015-16 considerada a Gatorade Girls Basketball Player of the Year no estado do Kansas.