Tendo em vista a preparação desta Seleção Nacional, vai a referida equipa realizar dois estágios de preparação: o primeiro decorre entre os dias 24 e 29 de Julho, em Beja, no Pavilhão Municipal de Beja; o segundo decorre entre 31 de julho e 11 de agosto em Pombal, no Pavilhão Eduardo Gomes.
Ricardo Vasconcelos é o selecionador nacional feminino e será o selecionador nacional universitário na Universíada da China-Taipé. Foi já efetuado o sorteio da fase inicial da prova de basquetebol e a equipa nacional vai defrontar a Coreia do Sul, o Canadá e o Japão. Após conhecido o sorteio, Ricardo Vasconcelos, considera que “um dos pontos mais interessantes da prova é o facto de podermos competir com conceitos e valores de outros continentes”. Para o técnico nacional universitário, tendo em conta que “as nossas atletas só competiram a nível europeu, e portanto têm muito pouca experiência e conhecimento das tendências e das realidades dos outros continentes”, a possibilidade de defrontarem equipas de outros pontos do globo trará um crescimento às jogadoras nacionais, que é de destacar, na opinião de Ricardo Vasconcelos.
A última participação portuguesa no basquetebol feminino em Universíadas foi em 2001, na China, e pela Seleção Nacional Universitária passaram jogadoras como Ticha Penicheiro, Mery Andrade e Joana Fogaça.
A delegação portuguesa vai participar na Universíada em 11 modalidades, apresentando atletas como Rui Bragança, Filipa Martins, Francisco Belo, Marta Pen Freitas e outros, para além das modalidades coletivas de voleibol e basquetebol. Foi já anunciado um acordo entre a FADU e os Jogos Santa Casa, que vai atribuir bolsas de estudo aos melhores atletas nacionais nesta competição.
Referências: