Quadro de Honra

Na recente I Gala do Desporto do Distrito de Coimbra, que pretendeu homenagear todos aqueles que elevaram o nome de Coimbra através da sua dedicação e dos seus feitos desportivos, nas épocas desportivas de 2005/06 e 2006/07, foi entregue ao Olivais FC o Troféu CLUBE! Mas entre as restantes categorias que foram alvo de homenagem nesta I Gala estiveram mais outros actuais e antigos atletas, dirigentes e treinadores olivanenses. São esses que agora destacamos neste Quadro de Honra.


Na categoria Carreira foi nomeada a atleta e treinadora Cristina Viegas.
Por sua vez Carlos Gonçalves foi nomeado na categoria Dirigente.





Três antigos treinadores do Olivais foram também nomeados para diversas categorias. Para o prémio Prestígio foram nomeados Adriano Baganha e Carlos Portugal. Para o prémio Treinador foi nomeado Norberto Alves.

























O saudoso Dr. Fausto Correia esteve em evidência pois foi criado o "Prémio Dr. Fausto Correia" que foi atribuído ao conhecido conimbricense corredor de automóveis Filipe Albuquerque.







As nossas oito atletas de basquetebol que representaram as selecções nacionais nos últimos dois anos em questão foram também alvo de homenagem durante a I Gala. Foram elas: Maria João Andrade, Carsidália Silva, Jéssica Almeida, Ana Laura Mendes, Filipa Freitas, Patrícia Jesus, Mónica Almeida e Sónia Ferreira.



Curiosidade Histórica

No "Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro" de 1950 aparece a seguinte notícia:

"JAMES Naismith, professor de educação Física do Instituto Técnico das A.C. M. em Springfield, Massachusetts (U.S.A.), foi o inventor afortunado, implicitamente glorioso, do basquetebol.

Desporto de equipa singularmente emotivo, em que a bola, traçando as mais descompassadas trajectórias, desliza quase sempre a estonteante velocidade, a invenção de Naismith, ocorrida em 1891, não tardou em interessar as multidões de todos os continentes.

Culminando aura bem merecida, o basquetebol fez a sua aparição nos Jogos Olímpicos de 1936.

Introduzido em Portugal por volta de 1919, jogou-se em Coimbra pela vez primeira. Todavia, a grande expansão da bola ao cesto, no nosso país, só ocorreria em 1927, ano em que se fundou a Federação Portuguesa de Basquetebol."

A importância do Minibasquete


Na página da FPB pode ler-se:

" Destaque para o escalão de SUB 14
AB PORTO continua a "CRESCER"

Inscreveram-se para disputar o Campeonato Distrital do escalão 29 equipas masculinas e 17 femininas: Nunca uma prova distrital contou com tão elevado número de equipas inscritas, sendo este o reflexo evidente duma aposta sustentada no MINIBASQUETE, realizada nos últimos anos. "

Mais um facto que mostra a importância da aposta de todos no Minibasquete; no distrito de Coimbra temos de reconhecer que nos últimos anos o investimento aumentou e temos aí cinco grande clubes a trabalhar em força no Minibasquete, os mesmos cinco clubes que estão representados no Comité Distrital de Minibasquete. E os reflexos nos escalões sub14 e sub16 são visiveis, havendo muitos clubes com equipas B (e até pontualmente equipas C) nesses escalões. Haja apoio das autarquias e do Ministério da Educação/DREC e a situação do Minibasquete melhorará ainda mais e os níveis sub14 e sub16 certamente virão a colher mais frutos desse investimento.

Mas a verdade é que muitos outros locais do distrito de Coimbra ainda não têm as condições das cidades de Coimbra e Figueira da Foz. Com os dados disponíveis em Maio de 2007, o número de atletas de Minibasquete inscritos no distrito de Coimbra, por localidades e arredores, era:

Coimbra: 162
Figueira da Foz: 97
Cantanhede: 77
Montemor: 22
S. Paio de Gramaços: 20
Lousã: 5
Poiares: 5

Muito há ainda por fazer.

Torneio comemorativo do Ano Internacional do Basquetebol Feminino - homenagem

No dia 23, integrado no Torneio Comemorativo do Ano Internacional do Basquetebol Feminino, decorreu uma homenagem à equipa de Cadetes Femininos que em 2006/2007 se sagrou campeã do Torneio Inter Associações de sub-16 femininos, que foi comandada por Luís Gonçalves e Helena Domingues.

Torneio comemorativo do Ano Internacional do Basquetebol Feminino - Dia 23

No dia 23 concluiu-se o Torneio Comemorativo do Ano Internacional do Basquetebol Feminino com a competição entre equipas de cadetes e juniores femininos. Participaram as equipas sub-19 do GRI Brandoense, do Olivais (ambas as equipas com duas ou três seniores) e a equipa sub-16 do Olivais.

Os jogos foram todos rijamente disputados, com muita combatividade mas também com desportivismo. A competição (com 3 jogos de 4 períodos de 8m) foi ganha pela equipa de juniores do Olivais, que se superiorizou às restantes com muito mérito. Os resultados foram

Olivais sub-19 53 - GRI Brandoense 41
Olivais sub-19 50 - Olivais sub-16 24
Olivais sub-16 55 - GRI Brandoense 58

No primeiro jogo a equipa sub-19 do Olivais, orientada por Leonor Silva e João Pedro Gonçalves, alinhou com

Filipa Faria Lopes, Rita Gonçalves (12), Teresa Maia (5), Rafaela Calheiros (2), Sara Albuquerque, Beatriz Silva - cap., Inês Santarino (8), Rita Pinto (2), Tânia Gomes (24).

No segundo jogo a equipa sub-19 do Olivais alinhou com

Filipa Faria Lopes, Rita Gonçalves (13), Teresa Maia (5), Rafaela Calheiros (2), Beatriz Silva - cap. (6), Inês Santarino (8), Rita Pinto (9), Tânia Gomes (7).

No mesmo jogo a equipa sub-16 do Olivais, orientada por Cristina Viegas e Rafaela Santos, alinhou com

Jessica Almeida (10), Alexandra Correia - cap., Andreia Diniz (6), Catarina Coimbra (2), Ana Carvalhal, Francisca Silva, Carsidalia Silva (3), Inês Rodrigues (3), Joana Santos, Inês Barreto.

No terceiro jogo a equipa sub-16 do Olivais alinhou com

Jessica Almeida (15), Alexandra Correia - cap., Andreia Diniz (6), Catarina Coimbra (8), Ana Carvalhal, Francisca Silva (5), Carsidalia Silva (12), Inês Rodrigues (2), Joana Santos (2), Inês Barreto (5).

A sessão de entrega de prémios foi animadíssima, e até houve lugar para a onda mexicana.



Parabéns a todas as atletas, seus treinadores e seccionistas. As iniciativas dos dias 22 e 23 foram dignas do Ano Internacional do Basquetebol Feminino.

Torneio comemorativo do Ano Internacional do Basquetebol Feminino - Dia 22

No dia 22 iniciou-se o Torneio Comemorativo do Ano Internacional do Basquetebol Feminino com a competição entre equipas de iniciados femininos. Participaram as equipas sub-14 do Anadia, do B.C.Cantanhede e do Olivais.

A competição (com 3 jogos de 4 períodos de 8m) foi ganha pela equipa de Anadia, que mostrou um basquetebol de bom nível. Os resultados foram

Olivais 30 - Anadia 60
Anadia 48 - Cantanhede 33
Olivais 55 - Cantanhede 25

No primeiro jogo a equipa do Olivais, orientada por Cristina Ferreira, alinhou com

Andreia Rebelo (7), Francisca Mendes, Edite Ravella (5), Ana Domingos, Verónica Carvalho, Joana Henriques (4), Carolina Amaral (4), Diana Santos - cap. (2), Laura Guerra, Carolina Tocantins (2), Rita Mendes (2) e Rita Lucena (4).

No segundo jogo a equipa do Olivais alinhou com

Andreia Rebelo (13), Francisca Mendes, Edite Ravella (6), Ana Domingos (2), Verónica Carvalho (4), Joana Henriques, Carolina Amaral (4), Diana Santos - cap. (4), Laura Guerra, Carolina Tocantins, Rita Mendes (4) e Rita Lucena (10).
(nota: há 8 pontos por identificar no boletim de jogo...)



Parabéns a todas as atletas, seus treinadores e seccionistas. Foi uma iniciativa digna do Ano Internacional do Basquetebol Feminino.